Esta pesquisa desenvolvida pelo Itaú mostra como o brasileiro lida com seu dinheiro e quais fatores influenciam suas decisões neste cenário atual. Foram constituídas para a elaboração deste estudo, nove categorias de insights a respeito de comportamentos relacionados ao dinheiro. São elas:

– Bagagens históricas – Influência do passado econômico e social no comportamento financeiro.

– Consumir para comunicar – o consumo como forma de linguagem social

– Consumir vs poupar – Significados e sentimentos antagônicos

– Consumir para criar laços – O consumo como expressão de carinho e afetividade

– Crédito vs empréstimo – A credibilidade conquistada versus o resultado de dificuldade ou imprudência

– Necessário vs supérfluo – Uma nova relação que nem sempre cabe no bolso 

– Dívida vs estar endividado – Uma visão que extrapola a questão financeira e entra numa discussão moral

– Poupar vs investir – O poupar como segurança e o investir como risco

– Conceitos isolados – As regras, valores e significados próprios que influenciam nossas escolhas