Como o brasileiro se relaciona com o dinheiro
Estudo desenvolvido pelo Itau apresenta os diferentes tipos de comportamento da população em relação às finanças e compreensões diversas sobre estar endividado
Por Redação - 27/06/2016

Esta pesquisa desenvolvida pelo Itaú mostra como o brasileiro lida com seu dinheiro e quais fatores influenciam suas decisões neste cenário atual. Foram constituídas para a elaboração deste estudo, nove categorias de insights a respeito de comportamentos relacionados ao dinheiro. São elas:
– Bagagens históricas – Influência do passado econômico e social no comportamento financeiro.
– Consumir para comunicar – o consumo como forma de linguagem social
– Consumir vs poupar – Significados e sentimentos antagônicos
– Consumir para criar laços – O consumo como expressão de carinho e afetividade
– Crédito vs empréstimo – A credibilidade conquistada versus o resultado de dificuldade ou imprudência
– Necessário vs supérfluo – Uma nova relação que nem sempre cabe no bolso
– Dívida vs estar endividado – Uma visão que extrapola a questão financeira e entra numa discussão moral
– Poupar vs investir – O poupar como segurança e o investir como risco
– Conceitos isolados – As regras, valores e significados próprios que influenciam nossas escolhas