Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade

Publicidade

20 anos de Plano Real: conquistas e desafios para o consumidor

Cesta da Nielsen apresenta primeira retração nos últimos 10 anos, em um cenário de endividamento e inflação

  • 20 anos de Plano Real
Compartilhe

Em 2014, o Plano Real completa 20 anos em estado de alerta. Pela primeira vez, a cesta Nielsen apresentou queda após duas décadas de um crescimento contínuo e o principal culpado, segundo o estudo “Mudanças no Mercado Brasileiro”, foi o endividamento das famílias.  De acordo com a pesquisa, a classe média gasta 15% a mais do que ganha, causando um desequilíbrio entre a renda familiar e os gastos.

Apesar do cenário, o Real trouxe mudanças positivas para os brasileiros, sobretudo modificando o comportamento de compra. Se antes, quando a hiperinflação apertava, a busca por preços era o que coordenava o mercado. Hoje, o consumidor brasileiro já compreende a dinâmica da inflação e compra por reposição, evitando gastos altos, favorecendo o giro de mercadorias. 

As mudanças do Plano Real também afetaram a relação com as marcas. Um dos comportamentos observados ao longo desse período é o “trade down de marca”, ou seja, o consumidor prefere comprar produtos de marcas com menor preço ao invés dos itens que ele está acostumado a consumir. Neste contexto, a gestão de preço aparece como fator fundamental para competir em um cenário de endividamento e inflação.

:: Variação da Cesta Nielsen; :: Cenário de Endividamento do Consumidor;
:: Atual formação da árvore de decisão de compra;
:: Oportunidades com a Copa do Mundo;
:: Crescimento do campo x Crescimento das cidades;
:: Mapa das cidades com potencial de crescimento.

Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss