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Eficácia das pesquisas online e offline

Estudo mostra que a presença do entrevistador na captação dos dados não interfere no resultado do levantamento

  • Eficácia da internet para pesquisas
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De acordo com o estudo produzido pela Escola de Comunicação e Arte da USP e patrocinada pela Ipsos, cerca de um terço das pesquisas realizadas no mundo recorre à internet para coletar dados para uso dos departamentos de Marketing.  O levantamento verificou que não há diferença significativa entre as amostras coletadas por questionários online e aquelas realizadas por intermédio de um interlocutor (entrevista pessoal ou via telefone).

Para chegar a esse resultado, a pesquisa contou com a participação de 400 pessoas, divididas da seguinte forma: metade foi entrevistada pessoalmente e a outra parte respondeu a um questionário online. O ponto de partida para as entrevistas foi o consumo de bebidas alcoólicas.
Nas respostas offline, 41% dos consumidores afirmam que bebem cerveja, em média, uma vez por semana.  Já nos dados captados online, para a mesma pergunta, 34% dos participantes dizem consumir a bebida com a mesma frequência.  Entre os entrevistados que afirmam beber todos os dias, a diferença é de apenas 1% (nas respostas online, 8% tomam cerveja todos os dias, enquanto na respostas offline a taxa é de 7%).



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