Consumidor demanda varejo integrado | Insights | Mundo do Marketing

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Consumidor demanda varejo integrado

Os consumidores querem expandir o papel da loja para combinar os melhores aspectos de suas compras online e nas lojas, levando a uma experiência omnichannel unificada, segundo dados da pesquisa pela Manhattan Associates, feita com 4.000 consumidores e profissionais de varejo ao final do ano passado. O levantamento mostrou que 77% dos consumidores entrevistados querem que as transações de compras desconectadas de hoje evoluam para uma experiência omnichannel unificada. Isso porque há uma diferença crescente entre as experiências de compras e as expectativas dos consumidores.

Apesar da demanda do consumidor por fazer compras sem barreiras entre os vários tipos de canais, os varejistas tardam em adotar soluções que ofereçam essa experiência. Apenas 20% dos empresários disseram que a redução do atrito entre os canais é prioridade principal. Além disso, o consumidor está demandando conteúdos que dialoguem em diferentes plataformas para perceberem uma integração real.

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Case

A loja Hering Store do shopping Center Norte recebeu algumas experiências interativas, por meio de funcionalidades dos serviços e personalização. A Hering colocou o consumidor como o grande protagonista do espaço e destacou o storytelling da marca. A loja possui áreas instagramáveis, a começar pela vitrine, já inspirada e decorada para o Natal. O ambiente disponibiliza um cenário de “globo de neve” – com a tradicional paisagem natalina e flocos de neve que se mexem quando o globo é movimentado –, onde os consumidores poderão entrar, sentindo-se como se estivessem dentro do globo de verdade, podem fazer fotos e são convidados a postá-las com a hashtag #experienciahering. Além da vitrine, o provador também aparece instagramável.

A loja mantém o espaço “Do seu jeito”, área onde o consumidor poderá escolher estampas exclusivas a serem impressas nas camisetas Hering. O processo leva aproximadamente cinco minutos e o consumidor já sai com sua peça personalizada. O ambiente ainda abriga sensores que identificam as preferências de maneira individualizada e outras funcionalidades de gadgets estão espalhadas em todos os cantos do espaço. A loja também segue o conceito omnichannel, que concentra diferentes modelos de canais de venda em um único espaço. Nesta loja, é possível fazer compras e receber os produtos em casa, ou retirar em um locker os produtos comprados pelo site.

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Por: Priscilla Oliveira | 18/12/2018
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