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A importância das ferramentas de tecnologia no Marketing. Parte 2

Soluções tradicionais, como um bom CRM, ou modernas, como a inteligência artificial, permitem às empresas conhecer melhor o consumidor e aplicar de forma assertiva as ações

  • Martech e o poder das ferramentas 2
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Em um período marcado pela contenção de despesas, recessão econômica, desaceleração e muita dificuldade, a frase "fazer mais com menos" virou um mantra nos departamentos de Marketing. Mais do que nunca, os gestores precisam usar muita criatividade e lançar mão de ferramentas para otimizar suas ações e garantir a efetividade de suas estratégias. Algumas, não tão novas, passaram a ser utilizadas de outras maneiras, como os vídeos, que graças ao sucesso de plataformas como Snapchat, ganhou ainda mais força na divulgação de produtos e serviços e, agora, estão em todos os lugares.

Os robôs passaram a conversar com os consumidores graças à inteligência artificial, iniciando uma nova fase da tecnologia no Marketing. Com isso, alguns conceitos começaram a se tornar parte latente das estratégias como Realidade Aumentada, Neuromarketing, Social Media, Analytics, entre outros. Hoje em dia é impossível atuar na área sem o conhecimento básico de algumas ferramentas.

Desde as mais tradicionais como as pesquisas, e-mail marketing, links patrocinados, netnografia, CRM, SEO até recursos mais atuais como geolocalização e mídia programática, essas soluções vêm impactando diretamente nos resultados. A utilização das ferramentas não é um privilégio para corporações com grandes orçamentos. As micro e pequenas empresas podem e tiram proveito de cada benefício gerado pelas ferramentas. 

Isso porque quando falamos nas ferramentas não são questionados pontos como tecnologia de ponta e inatingíveis. A embalagem, por exemplo, é uma ferramenta de Marketing bastante poderosa e capaz de salvar uma companhia da falência. É impossível mensurar a quantidade de ferramentas existentes no mercado, uma vez que todos os dias startups e centros de tecnologia criam novas aplicações para os mais variados setores.

Cada uma possui sua importância e momento de uso para ser assertiva. Isso significa que não é toda solução que cabe para todas as empresas. Em algum momento da existência da corporação, um recurso pode ser exigido pelo mercado. Do mesmo modo não deve haver uma preocupação em urgência de aplicar uma novidade a um negócio, já que muitos precisam de conhecimento técnico para ser explorado com qualidade.

As ferramentas de Marketing são grandes aliadas das companhias. Entendê-las e compreender onde e quando pode ser feita a aplicação de cada uma é uma tarefa que exige cuidado, já que envolve orçamento e tempo de uma equipe. Seja qual for escolhida, aprender a explorar todas as capacidades dela é um desafio que as empresas precisam passar se quiserem aproveitar os benefícios em sua totalidade.

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