Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade

Potencial do consumidor infantil

Pesquisas traçam perfil do público e sua capacidade de decisão e influência na rotina familiar. Crianças já influenciam 80% das compras nos lares brasileiros

  • Potencial do consumidor infantil
Compartilhe

As crianças vêm constituindo uma nova forma de consumir serviços e produtos. Hoje elas influenciam até 80% das compras dentro de uma casa. Desde o carro escolhido pela família até o iogurte que será comprado, os pequenos têm um poder de decisão até então nunca visto em outras décadas. Boa parte dessa "quase" autonomia que as crianças ganharam se deve às novas estruturas familiares: além das mulheres terem alcançado definitivamente o mercado de trabalho, mesmo que não exista o modelo nuclear de "pai, mãe e filhos", a figura do adulto dentro de casa acompanhando os passos dos pequenos ficou restrita ou até mesmo apagada.

Até bem pouco tempo atrás, as crianças eram vistas e tratadas como seres incapazes. Consideradas pouco desenvolvidas, sem desejos próprios e sem direito a emitirem opiniões, eram os pais que decidiam tudo por elas e as orientavam em todas as fases do seu crescimento e desenvolvimento. Somente nos últimos 50 anos que a realidade começou a mudar. As transformações rápidas e profundas foram desencadeadas, entre vários outros fatores, especialmente pela redução do tempo de permanência dos pais junto aos filhos.

As modificações sociais e as organizações familiares refletiram diretamente no modelo educacional dos filhos. Deixando de acompanhar mais de perto o desenvolvimento das crianças, os pais passaram a permitir e até mesmo a encorajá-las na participação da tomada de decisão dentro de casa. A tendência é que cada vez mais a relação seja marcada pela negociação e pelo diálogo. Os pequenos passaram a ser ouvidos e ter direito a fazer reivindicações. Por conta de todas essas mudanças, as crianças desempenham um papel importante no ato de consumir.

A facilidade de acesso à informação contribui. Os quartos delas hoje estão equipados com computadores com acesso à internet, televisões, rádios e/ou telefones, além de possuírem cada vez mais cedo smartphones e tablets. Isso permite que dados sobre produtos e marcas cheguem rápida e facilmente, fazendo com que sejam, muitas vezes, mais conhecedoras das ofertas do mercado do que seus próprios pais.

Mais informado, o público infantil se torna três em um: exerce o papel de consumidores mirins; promove o consumo familiar; e será consumidor quando adulto. Com opiniões formadas e vontade própria, as crianças são um alvo potencial para o mercado. As estratégias de Marketing devem ser definidas a curto, médio e longo prazo, o que implica dizer que as marcas têm que pensar o que farão hoje para receber os frutos desse planejamento num prazo de cinco a 10 anos.

Conquistar as crianças, no entanto, é tarefa árdua. Apesar de inocentes, são também muito voláteis e exigentes, sendo difícil fidelizá-las. Os pequenos também estão atentos a temas como sustentabilidade e questões de gênero. 

Veja no estudo completo:

  • Geração Z e Geração Alpha

  • Geração de experiências

  • Tendências de consumo infantil

  • Legislação

  • A importância do licenciamento

  • Mais do que visibilidade

  • A relação das crianças com o dinheiro

  • Sustentabilidade: o discurso que convence

  • Quem são essas crianças

  • Desafios para educação
     

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:



Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss