Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade

Agronegócio no Brasil: visão e oportunidades

País é um dos principais exportadores de commodities, mas ainda falha em logística e uso excessivo de agrotóxicos. Setor se mostra promissor mesmo em ano de crise

  • Agronegócio: visão e oportunidades
Compartilhe

Atualmente, o Brasil ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial. Os campos do interior do país são responsáveis por cerca de 20% do PIB nacional. Sem ele, a balança comercial brasileira registraria déficit, uma vez que 41% das exportações vêm da agricultura. O bom momento é resultado de investimentos realizados ao longo de quase 40 anos na estruturação de negócios rurais, que utilizam novas técnicas agrícolas para produção em massa e aportam recursos em maquinário.

Um número entre 25 e 30 milhões de pessoas trabalham no setor, o que totaliza uma média de 30% do pessoal ocupado direta e indiretamente no país, segundo dados do Ministério da Agricultura. A expansão do agronegócio dependerá da produtividade nos próximos anos. A perspectiva é de que, na próxima década, apenas os grãos cheguem a alcançar 248 milhões de toneladas. Para isso, será preciso aumentar a área cultivável em, ao menos, 17%. A produtividade é o impulsor desse número, sendo responsável por 90% do crescimento. Os demais 10% são relacionados a outros fatores. No país, os estados que possuem as melhores taxas são Minas Gerais, Bahia e Goiás.

O vasto terreno e condições climáticas favoráveis permitem que o Brasil tenha um cenário vantajoso ao campo. Entre as commodities nas quais o país é destaque estão soja, café, algodão, açúcar, etanol, trigo, milho e carnes. Segundo o Ministério da Agricultura, milho (63%) e algodão pluma (55%) serão as duas culturas que mais terão aumento na exportação entre 2013 e 2023. As oportunidades…

Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss