Panorama do mercado de turismo
País ainda enfrenta o desafio de expandir as fronteiras do setor em seu vasto território e de atender a públicos específicos oferecendo experiências diferenciadas
O turismo é um dos setores em expansão no Brasil que apresenta números sempre crescentes em todas as categorias - como negócios, luxo e aventura. Independentemente da situação econômica local, existem múltiplas opções de rentabilização, uma vez que o mercado oferece produtos e serviços desde a fase de planejamento de uma viagem até a chegada ao destino. Nesse sentido, o país ainda engatinha em relação ao aproveitamento das oportunidades deste mercado. O número de brasileiros que, de alguma forma, precisaram ou optaram por se deslocar para outras cidades ou países subiu nos últimos anos. Esse movimento, no entanto, foi intensificado mais pela economia do que por ações de Marketing.
O primeiro semestre de 2014 registrou alta de 70% no número de brasileiros que viajaram pelo país. Segundo dados do Ministério do Turismo, a quantidade de passageiros saltou de 38 milhões, em 2008, para 63 milhões, em 2013. Com a economia estável e o acesso ao crédito, a Classe C tornou-se a principal responsável pelo aumento desse percentual. Naturalmente, essas pessoas passaram a frequentar hotéis e regiões que eram apenas dos mais ricos. Alguns países, como os Estados Unidos, precisaram adaptar seu complexo hoteleiro e seu comércio para a avalanche de novos consumidores.
No Brasil, as mudanças para atender a essa demanda foram poucas, sendo estimuladas muito mais por grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, do que pelas necessidades do público local. Ainda assim, algumas grandes redes e alguns resorts ampliaram suas estruturas a…
Copyright © 2006-2018.
Todos os direitos reservados.