Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade

Smiles chega à maturidade após sobreviver às mudanças do mercado

Programa de relacionamento evoluiu com o setor no Brasil e, mesmo em meio às crises aéreas, tornou-se um dos mais conhecidos cases de fidelidade no país

  • Smiles: trajetória rumo à maturidade
Compartilhe

Criado há 20 anos, o programa de fidelidade Smiles esteve rodeado por muitas mudanças ocorridas tanto no Marketing de Relacionamento, como no setor de transporte aéreo brasileiro. O programa viu a queda da Varig, ressurgiu nas mãos da Gol e, desde 2012, voa com suas próprias asas, após ter sua administração desprendida da companhia aérea. Atualmente, o Smiles conta com mais de 10 milhões de clientes cadastrados e vem crescendo a uma média e 50 mil novos participantes a cada mês. Seguindo o modelo de coalizão, a empresa conta hoje com mais de 150 parceiros para oferecer diversos benefícios aos seus associados.

Em abril de 2013, o Smiles abriu o seu capital e teve uma boa receptividade do mercado, recolhendo inicialmente R$ 1,13 bilhão em sua estreia na Bolsa de Valores, encerrando seu primeiro dia no pregão com uma valorização positiva de 5,99%. Mas nem tudo são flores na história dessa marca, hoje, tão representativa no cenário brasileiro de retenção de clientes. Seu histórico também se mistura às mudanças pelas quais os programas de fidelidade passaram no país, desde a simples mecânica do recolhimento de pontos para troca por passagens até a instituição e expansão do mercado de programas de relacionamento no Brasil.

O Smiles foi projetado no ano de 1993 sob a tutela da consultoria Souza Aranha, para atender ao público da extinta Varig, primeira companhia aérea do Brasil. O propósito inicial era aumentar o market share da empresa nas rotas para os Estados Unidos, que…

Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss