Perfil de consumo dos singles | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade

Perfil de consumo dos singles

Grupo que escolheu morar só passa de 277 milhões no país e é exigente: quer conveniência e qualidade, mesmo pagando mais caro

  • Perfil de consumo dos singles
Compartilhe

Os lares habitados por apenas um morador mais do que triplicaram na última década. Em 1992, o Brasil contava com 2,6 milhões de domicílios com apenas um morador, enquanto em 2012 este perfil de residência ultrapassou os 8,4 milhões, de acordo com dados de um levantamento do IBGE. A ampliação do mercado single já despertou a atenção das empresas na oferta de produtos e serviços voltados para um grupo de consumidores exigente, que não se importa de pagar um pouco mais caro, desde que seja atendido com qualidade e conveniência.

Os moradores solitários representavam 9,2% do total da população do Brasil em 2000, passando para 12,1% em 2010, segundo números do último Censo Demográfico. No país, as pessoas que escolhem não dividir a casa com amigos ou companheiros se concentram especialmente em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia.

O movimento está longe de ser uma exclusividade nacional. No mundo, entre 1996 e 2011, o número de pessoas que vive só passou de 153 milhões para 277 milhões, um aumento de 80%, segundo dados do instituto de pesquisas Euromonitor International. Globalmente, esse cenário também é mais expressivo nas metrópoles. A cidade de Nova York, nos Estados Unidos é a recordista, com 50,06% das pessoas vivendo sozinhas. Em Paris, na França, este percentual representa a metade dos domicílios, enquanto na Inglaterra, o índice é de 30%. Entre os emergentes, a China conta com 7% de residências unipessoais e a Índia com 3%.

O perfil desses moradores é bastante diversificado e vai desde pessoas viúvas e divorciadas até jovens que alcançam independência financeira e deixam a casa dos pais sem se casarem. Outra parcela é composta por mulheres que investem intensamente na carreira e colocam o casamento em segundo plano. Este estilo de vida é fortalecido ainda por homossexuais que optam por morarem sós em busca de liberdade.
 

Quem são as pessoas que moram sozinhas? Leia Mais

Consumo frequente em bares e restaurantes Leia Mais

Interação social e tecnologia Leia Mais

Singles e Pets, dois mercados que se cruzam Leia Mais

Hábitos no PDV Leia Mais

Como os sozinhos raciocinam na hora de comprar Leia Mais

Cesta de compras dos singles Leia Mais

Moradia e qualidade de vida Leia Mais



Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss