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11 passos para trabalhar com influenciadores digitais

Agências vêm montando sua base dados de nomes famosos na web, mas essa lista precisa levar em conta alguns fatores importantes para que o sucesso de uma ação seja efetivo

  • 11 passos para atuar com influencers
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Aldo Pini, Diretor Geral de Planejamento da BulletO uso de influenciadores digitais nas ações de Marketing já é quase requisito obrigatório quando as marcas decidem atuar no meio online. A força que cada uma dessas personalidades carrega torna o investimento com retorno acima das demais mídias tradicionais. Segundo o YouTube Insights de maio de 2016, 82% das mulheres confiam mais na opinião de influenciadores do que em redes sociais ou televisão. Justamente por eles falarem a realidade, sem filtro.

Por este motivo, as agências já vêm montando sua base de dados com nomes famosos na web. Essa lista, no entanto, precisa manter uma atualização frequente e levar em conta diversos fatores, como público-alvo da empresa e perfil comportamental na internet. Para que essa análise seja eficaz e assertiva, o uso de algumas ferramentas pode colaborar para chegar até o influenciador que combina mais com o tipo da estratégia. Uma vez escolhido, é iniciado um novo caminho que também merece atenção: da negociação até a prática existem algumas barreiras impostas pela empresa que precisam ser deixadas de lado, como o controle do conteúdo a ser criado, por exemplo.

Respeitar a confiança dos fãs e seguidores da web celebridade a ser escolhida é o primeiro passo. "É preciso quebrar paradigmas em relação aos modelos antigos, em que o mercado acreditava que bastava pagar um post para ter sucesso. Não estamos falando de um canal tradicional e sim de uma rede em que as pessoas já percebem a publicidade e tendem a negá-la quando é clara", afirma Aldo Pini, Diretor Geral de Planejamento da Bullet, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para se dar bem nas ações com os influenciadores digitais e conseguir engajamento e retorno para marca, confira algumas dicas que vão colaborar para sua estratégia:

1. Dê um passo atrás

É preciso entender que ninguém se comunica melhor com público do seu canal do que o próprio influenciador. Já está dito no nome. Mas isso às vezes requer humildade da parte das agências. "É um público que já nasceu mexendo em internet e sabendo se comunicar nas redes sociais. Enquanto muitos gestores aprendiam na teoria, eles vivenciavam. É interessante permitir essa troca de conhecimento", conta Aldo.

2. Entenda onde a sua marca está

Antes de sair contratando um influenciador, é fundamental que a agência e o cliente entendam o que a marca pode falar nas redes e em quais temas ela será relevante para engajar os consumidores. "É preciso alinhar o conteúdo para que não ele não fique solto em uma postagem que não fará sentido algum para o perfil daquele influenciador. Inserir o produto ou serviço na rotina do blogueiro é fundamental para que soe claro e sem manipulações", afirma o Diretor de Planejamento.

3. Mensure a qualidade da conversa

Definido o que é pertinente à marca, é necessário mapear e buscar na rede quem são os influenciadores que melhor se comunicam dentro desse tema. Hoje em dia existem ferramentas que são capazes de trazer os nomes e nichos de cada personalidade, além daquelas que vêm crescendo. Com isso, não apenas as que já possuem grande público podem ser escolhidas, como também as que ainda são pequenas, mas possuem um potencial de crescimento considerado, já que mesmo com um número menor, ganham em interatividade - algo que para uma ação é relevante.

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