Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade

8 sinais de alerta para evitar o declínio de um produto

Falta de conhecimento do mercado e defasagem tecnológica estão entre os principais erros cometidos por quem saiu do mercado

  • 8 sinais do declínio de um produto
Compartilhe

Para um produto permanecer forte no mercado ao longo de anos, é necessário que o departamento de Marketing tenha visão para identificar problemas e tendências precocemente. A marca que se mantém atual é, na maioria das vezes, aquela que consegue tornar os seus processos criativos mais maleáveis para se adaptar rapidamente às necessidades do mercado.

A zona de conforto é uma das principais vilãs de um produto, pois pensar que o sucesso é vitalício é o primeiro passo para deixar a inovação e a pesquisa de satisfação de lado e, consequentemente, abrir espaço para a concorrência. Para se manter em lugar de destaque na mente e no bolso do consumidor, é necessário um trabalho constante de análise de mercado, inclusive com benchmarking global, que ajudará a antecipar os próximos passos a serem dados.

Quando o reconhecimento do setor e dos concorrentes falha, o sucesso do produto fica ameaçado. É o caso da Sharp, que era referência em televisores e com a expansão da tecnologia digital foi superada por concorrentes como Samsung e Sony. O mesmo aconteceu com a Motorola e a Blackberry, que perderam força no mercado de smartphones, atualmente liderado pela Apple e Samsung. A franquia de locadoras Blockbuster, por sua vez, ganhou milhões de dólares no mundo quando o VHS foi substituído pelo DVD, mas, posteriormente, perdeu mercado diante do Netflix.

O produto é como uma pessoa: por mais estável que seja no mercado, sempre terá o seu ciclo de vida, que pode ser…

Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss