5 caminhos para o sucesso em licenciamentos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade

5 caminhos para o sucesso em licenciamentos

Utilização de personagens ou marcas sob contrato vem crescendo no Brasil e ainda tem muito espaço para investimento

  • 5 dicas para o licenciar marcas
Compartilhe

O licenciamento é o direito contratual de uso de imagem de um nome por uma empresa e é uma das formas de se agregar valor a um produto. No Brasil, o mercado encerrou o ano de 2013 com lucro de quase R$ 13 milhões, um crescimento de 4% em relação a 2012. A previsão para 2014 é de a categoria registrar aumento também de 4%. O país é um dos seis maiores em faturamento no mundo em licenciamento de marcas. Os Estados Unidos, o Japão, a Inglaterra, o México e o Canadá também compõem a lista.

Atualmente, os segmentos de confecção, brinquedo, papelaria e cuidados pessoais são os que mais utilizam as marcas sob contrato, mas qualquer área pode investir no ramo. O que varia em cada caso são as taxas de royalties sobre o preço de venda no varejo. O segmento de fraldas, por exemplo, é o que apresenta menor incidência, com variação de 2% a 4%. Já o de serviços (cartões de crédito e conteúdo para celular), é o que mais tem embargos: entre 10% a 30%.

Ainda assim o Brasil é um dos melhores ambientes para se trabalhar licenciamentos, uma vez que o mercado ainda é pouco explorado. “Estamos descobrindo o licenciamento agora, ainda temos muito o que crescer. O de marcas para adultos tem muita capacidade de ser trabalhado e acredito que ele é um dos que vão despontar no próximo ano”, conta Marici Ferreira, Presidente da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral), em…

Download

Baixar conteúdo completo
Faça seu login ou assine agora
Fechar

Quero que me liguem









Fechar

Envie uma mensagem









Fechar

Quero uma demonstração

*Horário comercial














Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss