Projeto Especial

Educação para transformar vidas e construir um Brasil melhor

O Instituto Ayrton Senna nasceu em 1994, a partir de um sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que desejava proporcionar a crianças e jovens do Brasil a oportunidade de se desenvolverem plenamente e poderem traçar um futuro de sucesso.

Após o acidente que tirou a vida do piloto, em Maio de 1994, a irmã dele, Viviane Senna, resolver levar em frente esse desejo e fundou, em Novembro do mesmo ano, o Instituto Ayrton Senna, com foco em qualificar a educação pública em todas as regiões do Brasil. "Uma economia competitiva, uma sociedade justa e uma democracia sólida começam nos bancos da escola", afirma Viviane.

Hoje, a organização beneficia anualmente 1,8 milhão de crianças e jovens e forma 65 mil educadores em cerca de 700 municípios de 19 Estados brasileiros. O Instituto Ayrton Senna também defende que todas as crianças e jovens tenham direito à educação integral, que os prepara para os desafios do Século 21. E, para concretizar este objetivo, pesquisa e produz novos conhecimentos em pedagogia, gestão educacional e avaliação e articulação e os transforma em soluções educacionais inovadoras que são levadas para as redes públicas, nos ensinos fundamental e médio, em larga escala.

O Instituto não recebe recursos públicos e por isso depende da iniciativa privada para manter e ampliar suas ações em prol do ensino público do Brasil. Uma das principais formas de financiamento é o Marketing Relacionado à Causa, que ocorre quando uma empresa se torna parceira da organização e permite que seus consumidores contribuam com a causa da educação por meio de seu produto ou serviço. Com isso, além de ajudar um setor essencial para o desenvolvimento do País, a empresa se associa a uma marca forte e tende a aumentar sua rentabilidade e o market share.

Outras formas de captação de recursos do Instituto Ayrton Senna são o licenciamento das marcas Ayrton Senna e Senninha, os investimentos sociais, feitos por empresas que acreditam na causa da educação, e as doações de pessoas físicas.

Como sempre dizia Ayrton Senna: "Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da educação."

Veja como ajudar o Instituto Ayrton Senna.