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Brasileiros buscam economia em material escolar

Planejamento online continua sendo o meio mais utilizado pela população na hora de tentar economizar. Estabelecimentos especializados são os locais mais escolhidos para compras

Por | 24/01/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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As compras de material escolar representam um gasto obrigatório para muitos pais e mães, já que grande parte dos produtos mudam de acordo com o crescimento dos filhos. As famílias brasileiras gastarão uma média de R$ 517,00 por filho durante o período de volta às aulas, segundo pesquisa da Tiendeo. Por esse motivo, os pais buscam cada vez mais novos meios para economizar, tentando assim minimizar ao máximo o impacto deste período do ano em seus bolsos.

O planejamento online de compras continuará sendo a principal escolha dos brasileiros. Já nessa primeira grande data comercial, foi constatado que oito em cada 10 consumidores planejam utilizar diferentes ferramentas digitais com o objetivo de pesquisar informação sobre preços e produtos, buscando assim encontrar os melhores

Os catálogos digitais são as ferramentas preferidas de mães e pais brasileiros na hora de planejar suas compras, já que 56% deles pretendem utilizar esse meio para fazer suas pesquisas. Cerca de 24% desses consumidores utilizarão buscadores online e 23% recorrerá a páginas webs e apps especializados em comparação direta de preços. Entretanto, as tradicionais opções offline continuam populares entre os consumidores na hora de planejar suas compras. Além das opções digitais, cerca de 44% dos brasileiros afirmam que, depois verificar pelos canais online, irão diretamente às lojas físicas para realizar uma última comprovação antes de comprar os materiais escolares.

De acordo com uma comparação de preços feita pelo Tiendeo.com.br entre os catálogos online publicados em sua plataforma referentes ao regresso às aulas, o gasto médio da lista de material escolar será de R$ 445,00 por filho em idade escolar, excluindo livros e contando com artigos como roupas e calçados. Essa comparação de preços também indica que uma diferença de até R$ 570,00 entre a lista de compras mais cara - que chega a valer R$ 730,00 - e a lista mais econômica, que custa cerca de R$ 170,00.

Essa comparação de preços realizada pelo Tiendeo aponta também que os preços dos materiais escolares aumentaram cerca de 11% com relação ao ano de 2017. Por isso, 57% dos usuários que participaram da pesquisa, alegaram que, esse ano, terão que aumentar o valor investido em material escolar para seus filhos.

Preferência por lojas especializadas
As visitas às lojas físicas realizadas pelos consumidores com o objetivo de fazer uma última comparação de preços e produtos antes de efetuar sua compra é um passo preliminar para a realização do efeito conhecido como ROPO. Ainda que o planejamento online esteja cada vez mais popular entre os brasileiros, muitos pais ainda preferem adquirir os produtos escolares diretamente nas lojas físicas.

Cerca de 80% dos usuários do Tiendeo.com.br apostam nos estabelecimentos convencionais para adquirir os artigos relacionados ao início do ano letivo. De fato, o comércio especializado é o líder absoluto do setor de varejo durante a época de volta às aulas: dois em cada três brasileiros irão diretamente às grandes redes de lojas especializadas em materiais escolares para realizar suas compras, enquanto um em cada três apostarão em lojas de pequeno porte também especializadas em artigos escolares.

Com relação à melhor época para realizar as compras, os resultados indicam que 43% dos pais brasileiros aproveitarão a segunda quinzena de fevereiro para adquirir os produtos escolares para seus filhos, enquanto um em cada três esperarão até a primeira quinzena de fevereiro.





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