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Dia dos Pais: cautela nas compras pode manter vendas estáveis

Expectativa para tíquete médio em presentes deve ser de R$ 125,00. Shoppings buscam atrair com ações que vão desde festival de vinho a prêmios de viagem e moto

Por | 11/08/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Embora os brasileiros ainda estejam sensíveis aos efeitos da recessão e do desemprego, o percentual de pessoas que devem ir ás compras no Dia dos Pais é maior neste ano do que em 2016. Mais da metade dos brasileiros (57%) têm a intenção de comprar presentes na data, o que representa um contingente aproximado de 86,1 milhões de consumidores, de acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os que não manifestaram a intenção de comprar presentes somam 41% da amostra e os que ainda não sabem são 2%. No ano passado, o percentual de brasileiros que presentearam os pais foi de 49%, segundo a pesquisa.

Os dados do estudo sugerem cautela na hora de ir às compras, já que a maior parcela dos entrevistados que presentearão (38%) pretende gastar o mesmo valor desembolsado em 2016 e 26% planejam até mesmo diminuir os gastos, mostrando que a crise muda o comportamento de consumo dos brasileiros. De acordo com a sondagem, apenas 13% dos consumidores planejam gastar mais do que há um ano. Entre aqueles que planejam gastar menos, as principais razões são o orçamento apertado (43%), a intenção de economizar (35%) e o cenário instável da economia do país (31%), que acaba afetando a confiança do consumidor em comprometer a renda com a aquisição de presentes.

Há ainda 20% de pessoas que têm outras prioridades financeiras e 10% que tiveram redução salarial. Entre os que gastarão mais neste ano, 59% pensam comprar um presente melhor, mas 45% acham que vão desembolsar mais porque os presentes encareceram de um ano para o outro.

Gasto médio
Entre as pessoas que vão às compras, o valor desembolsado com o total de presentes será, em média, de R$ 125,00, valor que diminui para R$ 111,00 quando considerados somente os consumidores das classes C, D e E. A maioria (81%) dos compradores deve adquirir apenas um presente. Com isto, o SPC Brasil e a CNDL estimam que as compras do Dia dos Pais devem movimentar aproximadamente R$ 10,7 bilhões nos setores do comércio e serviços.

A pesquisa ainda mostra que seis em cada dez (57%) consumidores têm a percepção de que os presentes estão mais caros neste ano, sendo que para 77% destes, a crise econômica fez os preços aumentarem. Já para 37%, eles estão na mesma faixa de preço. Com a perspectiva de economizar na hora da compra, 58% dos consumidores disseram que vão realizar pesquisas de preço antes de adquirir o presente. Outros 10% vão dividir as compras com outra pessoa, geralmente um irmão, a mãe ou algum familiar.

Mesmo em um momento de grandes incertezas e pouco propício ao endividamento, mais de um quarto (25%) dos consumidores que manifestaram a intenção de comprar presentes neste ano está com alguma parcela atrasada e 21% se encontram até mesmo com o nome sujo. Outro dado que serve de alerta é 10% assumem o hábito de gastar mais do que podem para presentear o próprio pai e 6% vão deixar de pagar alguma conta para garantir o presente deste ano.

Este ano, os itens mais procurados para quem vai presentear serão as roupas (40%), perfumes e cosméticos (16%) e calçados (16%). Em seguida aparecem os acessórios masculinos, como cintos, óculos, carteiras e relógios (14%), vale-presentes (4%) e as comemorações em restaurantes (4%). A pesquisa também mostra um percentual relevante de indecisos: um em cada cinco entrevistados (22%) não sabe ou ainda não decidiu o que pretende comprar para o pai. As pessoas mais presenteadas neste ano devem ser os pais (56%), esposos (14%), pai dos filhos (8%), filhos (7%) e sogros (6%). Há ainda 4% de entrevistados que devem se auto presentear.

Com relação à forma de pagamento, a maioria dos entrevistados (75%) mostra preferência pelo pagamento à vista, seja em dinheiro (66%) ou cartão de débito (9%). O pagamento via cartão de crédito, seja em parcela única ou mais de uma parcela, será escolha de 16% em ambos os casos. Entre aqueles vão dividir o pagamento, a média será de três prestações.

Shoppings
O shopping center se destaca como o principal local de compra para 35% dos entrevistados. Logo em seguida estão as lojas de rua (18%), shoppings populares (9%) e lojas de departamento (9%). As lojas online devem ser a preferência de apenas 2% dos compradores. Para escolha do local de compra dos presentes, 51% levam em consideração o preço, 43% a qualidade dos produtos e 27% promoções e descontos, especialmente as classes C, D e E (30%).

Segundo o levantamento, a procura pelo presente dos pais deve se intensificar pelos próximos dias: 41% dos entrevistados disseram que vão deixar a compra do presente para esta primeira semana de agosto e 34% só o farão no sábado, véspera do Dia dos Pais. Para atrair consumidores e movimentar os corredores dos shoppings vale de tudo. O Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, criou um festival de queijos e vinhos com curadoria da empresa Gabinete do Alimento. A Feira Gastrô traz queijos importados e artesanais acompanhados dos sabores de inúmeros tipos de vinho e dicas de harmonizações, dadas por um enólogo que estará no evento prestando uma consultoria exclusiva aos frequentadores.

O público poderá aproveitar todas as novidades nos fins de semana de 11 a 20 de agosto, na praça de eventos em frente à Renner, no subsolo.  O evento contará ainda com estandes de vinho e azeite da importadora Asa Gourmet, da produtora Ana Santos; da loja Zahil e do restaurante Serrado Vinhos, que acompanha as ondas gastronômicas que agitam a internet e lança pratos diversos, harmonizados com vinhos, em seus happy hours. Serão inúmeros tipo à disposição para degustação e venda, que agrada desde os paladares mais simples aos mais sofisticados.  O Shopping Tijuca complementa a Feira Gastrô com os queijos, pães e torradinhas da Delly Gil; e a marca Rancho dos Sonhos, especializada em queijo de cabra.

O Pátio Savassi (MG) também apostou nos vinhos como atrativo. Fazendo um paralelo com a relação, que se fortalece e fica melhor a cada dia (assim como um bom vinho), a agência Oficina 161 criou a campanha do Dia dos Pais do shopping. Com o conceito "Amor de pai é como vinho, fica melhor com o tempo", as peças mostram cenas de pais com filhos em diferentes idades, em um fundo manchado de vinho. Para a campanha, foram criadas peças para rádios, redes sociais com posts de dicas de presentes para os pais, internet e peças de mall. Alinhando o conceito da campanha com a promoção, entre os dias 3 e 13 de agosto, a cada R$ 350,00 em compras, os clientes concorrem ao último lançamento da marca Nissan, o SUV Kicks. Além do carro, haverá também sorteios de quatro adegas recheadas com 12 vinhos da Mon Caviste.

O vinho segue como mote, dessa vez na ação do Shopping Metropolitano (RJ). Para celebrar a data o estabelecimento sorteará 10 adegas. A cada R$ 300,00 em compras os clientes ganham um cupom para participar da promoção. Os produtos têm compartimento duplo, com capacidade para 29 garrafas e ajuste de temperatura. O período da promoção é de 1º a 14 de agosto e o resultado do sorteio sairá no dia 15 de agosto. Os participantes de promoções anteriores e trocas de cupons de segunda a quinta-feira, que somadas completem o valor mínimo de troca e seus múltiplos, darão direito a cupons da Promoção em dobro. Os benefícios serão cumulativos nas duas situações.

Para facilitar ainda mais a vida dos clientes, será possível fazer o registro das notas de forma digital. O cadastro poderá ser feito no shopping ou mesmo de casa. Promotoras estarão disponíveis no stand da promoção, atendendo ao público e esclarecendo dúvidas. Para o registro das notas fiscais pelo celular, é necessário baixar um aplicativo, o Prizor, disponível gratuitamente tanto para sistemas Android quanto iOS.

Afeto como chamariz
Para enaltecer o amor e as diferentes relações entre pais e filhos, a Ancar Ivanhoe lança a campanha de Dia dos Pais "Pai é Pai". A campanha busca reforçar que é primordial as relações entre pais e filhos, independente da estrutura familiar e da personalidade. Criada pela agência brasiliense Flag Mídias, a campanha de 70 segundos é assinada também por 16 shoppings do grupo - Conjunto Nacional, Nova Iguaçu, Nova América, Botafogo Praia, Boulevard Rio, Porto Velho, Pantanal, Golden Square, Shopping Metrô Itaquera, Eldorado, Parque das Bandeiras, Natal Shopping e North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul.

Para celebrar a data, a Bepantol Baby apresenta um vídeo que incentiva e reforça a importância da participação dos pais nos cuidados diários com os filhos.  O filme, que terá divulgação no ambiente digital, faz parte do movimento #PapaiMandaBem, lançado em 2015, e que distribuiu trocadores de fraldas para serem instalados em banheiros masculinos ou áreas comuns a ambos os sexos, em estabelecimentos das cinco macrorregiões do Brasil. A ação reforça a preocupação da companhia em envolver os homens no relacionamento e cuidados com os filhos desde a gestação, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento saudável dos pequenos.

Já a Elemidia usará seus canais para exibir recados dos familiares interessados em prestar uma homenagem de Dia dos Pais. Para participar, basta acessar o hotsite, enviar a mensagem, uma foto ou vídeo e escolher o edifício em que deseja que ela seja exibida. A campanha é válida nos edifícios residenciais da cidade de São Paulo, onde a empresa está presente.

De cervejas a viagem
Para agradar todos os tipos de pai, os shoppings do Grupo Partage estão investindo em diversas ações, que vão desde festivais de cervejas artesanais a promoções nos aplicativos dos empreendimentos da rede. De 10 a 13 de agosto, o Partage Shopping São Gonçalo (RJ) aposta no sucesso das bebidas artesanais para atrair clientes com o Partage Beer Fest, uma grande feira de cervejas artesanais, e música no Jardim do shopping, sempre a partir das 13 horas. Os diversos restaurantes do local estarão abertos durante todo o evento, disponibilizando um cardápio que vai de petiscos a pratos mais sofisticados. Entre as atrações estão várias cervejarias de todo o estado, além das bandas Outubro 69, No Way (tributo a Pearl Jam), Mr. Guns Cover Brasil (tributo a Guns N´ Roses) e o cantor Victor Sávio. A entrada na feira e nos shows é gratuita.

O Partage Shopping Rio Grande (RS) também seguiu a tendência e realizou a terceira edição do Rio Grande Beer Festival. Dez cervejarias, de todo o Estado, comercializaram mais de 50 rótulos da bebida, oferecendo ao público diversas opções que variavam os preços de R$ 10,00 a R$ 20,00. Completando a temática, a unidade também está promovendo a campanha "Comprou, Ganhou - Especial Pais", na qual os clientes que efetuarem compras de R$ 100,00 podem trocar por um Kit com uma cerveja artesanal e um copo ecológico. O Partage Shopping Campina Grande (PB) sorteará uma Apple TV, por meio de promoção no aplicativo oficial do empreendimento. A ação é uma parceria com a loja iOne.

Já o Partage Norte Shopping Natal (RN) sorteará um kit para os filhos presentearem os pais. Para participar, eles deverão fazer o download do aplicativo na App Store e Google Play, preencher o cadastro com uma declaração e uma foto com o paizão. As cinco melhores serão postadas nas redes do empreendimento e a mais curtida ganha um presente especial. Serão quatro kits, sorteados todas as quintas-feiras. O Partage Shopping Mossoró (RN) promove, até o dia 13 de agosto, uma exposição de motocicletas clássicas e customizadas, para os admiradores das relíquias de duas rodas. O evento é uma parceria do empreendimento com a Harley-Davidson e o grupo Pilotos de Mossoró. A entrada é gratuita. 

O Partage Shopping Parauapebas (PA) também investe em ações interativas nas redes sociais. Até domingo, os clientes poderão conferir três lounges com sugestões de presentes para os estilos de pais - clássico, moderno e esportivo. Os lounges terão manequins com sugestões de presentes, back drop e placas para fotografar nossos clientes, e as fotos tiradas serão postadas na rede social do centro de compras e lazer.  O objetivo da ação é criar uma nova vitrine para lojistas e aumentar o engajamento nas mídias sociais.

Já o Rio Sul levará um cliente para a Espanha. Até o dia 13 de agosto, a campanha Pai #DaGema sorteará um voucher viagem para a cidade de Barcelona. Despesas com deslocamento e alimentação também serão custeadas pelo shopping. Para concorrer, os clientes precisam juntar, no mínimo, R$250,00 em notas fiscais das lojas participantes e trocar por um cupom no posto de troca, localizado no primeiro piso do empreendimento. O layout da campanha foi assinado pelo designer carioca e artista visual Bruno Big, com curadoria da Homegrown. Por meio de cores e traços o espaço reflete a alma carioca. A ideia da ação está atrelada ao conceito institucional de 2017, "#DaGema", que evidencia o DNA da empresa dando ênfase ao jeito de ser do carioca.

Presentes
O presente ideal na visão dos pais para o próximo domingo é um smartphone, segundo pesquisa Ipsos. O levantamento ouviu pessoas de nove regiões metropolitanas do Brasil e mostrou que 52% dos pais que moram com seus filhos não possuem telefone celular com acesso à internet e aplicativos e 10% deles declararam ter intenção de comprar um nos próximos 12 meses. Por esse motivo o aparelho é o item de maior desejo.  Televisão de plasma, LCD, LED ou 3D e tablets também aparecem no topo da lista. Outro sonho de consumo é viajar: 37% dos pais que moram com filhos pretendem viajar no Brasil e 5% para o exterior nos próximos 12 meses. Já entre aqueles que não moram com seus filhos, 35% confirmaram a intenção de viajar no Brasil e 5% para outros países.

Para incentivar a compra desses produtos grandes redes estão fazendo promoções para cativar o consumidor. O Ponto Frio busca descomplicar a vida do filho que for a uma das lojas nesse ano. Com ofertas e opções de pagamento mais variadas, a rede também investiu em algumas exclusividades para quem estiver no Rio de Janeiro. Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, mágicos irão entreter os clientes e entregarão cupons de desconto em lojas específicas. Além disso, quem for a uma das unidades poderá homenagear os pais compartilhando suas fotos com o ícone da campanha: um bigodinho postiço.

No quesito roupas, a Leader traz um filme com sugestões de presentes que terá divulgação em TV aberta e meios digitais. Entre as sugestões, a emrpesa traz peças para meninos e meninas que permitem combinar o mesmo visual com o pai, como camisetas e pijamas. Há, por exemplo, a estampa "Player 1" (R$ 49,99 blusa e short) e "Player 2" (R$ 39,99 blusa e short - infantil), que garantem um look divertido para a hora do sono.

No mesmo segmento, a Malwee apostou em uma websérie voltada aos pais. Em "Pai Herói", o escritor Marcos Piangers, autor do best-seller "Papai é pop", levanta questões como a participação mais efetiva do pai na criação dos filhos, a valorização da mulher, a importância da família, entre outros temas sociais. A produção é de cinco episódios, cada um com dois minutos de duração, onde o protagonista relata, de forma divertida, sobre a experiência de ser pai. Os capítulos, publicados às quintas e às segundas.

Apesar de não estar entre os itens mais buscados, os chocolates também continuam sendo presentes inesquecíveis. Por isso, a Cacau Show desenvolveu uma campanha digital voltada à importância de cultivar e criar memórias. Por meio de vídeos, as crianças falam sobre as relações construídas com seus pais, em verdadeiras declarações de amor. A ação, desenvolvida pela Lew´Lara\TBWA, tem o título de "Elevador" e traz um filme que se inicia com homens indo para uma reunião para a qual foram convidados, sem saber o que esperar.

Quando chegam aos seus respectivos destinos, entram no elevador e são totalmente surpreendidos: no monitor aparecem seus filhos contando, em depoimentos emocionantes, detalhes sobre as relações de amor construídas com cada um deles, falando sobre as situações, os momentos especiais e as lembranças carinhosas que construíram juntos. Com os olhos marejados, quando as portas se abrem, os pais são surpreendidos novamente por seus filhos, que os estão esperando para um abraço carinhoso e a entrega de um presente Cacau Show.

E-commerce
O Dia dos Pais, que será comemorado em 13 de agosto, é a primeira data importante para o varejo eletrônico no segundo semestre. Apesar de ter um volume menor de vendas, do que outras datas como Dia das Crianças, Natal e, especialmente, Black Friday, é considerada um termômetro de vendas para o resto do ano.  O e-commerce brasileiro deverá faturar R$1,94 bilhão, alta de 10% na comparação ao mesmo período de 2016, segundo estimativa é da Ebit.

O número de pedidos deverá expandir 11% na comparação ante ao ano anterior, para 4,5 milhões e o tíquete médio deve permanecer praticamente estável, em R$438,00. Os produtos mais buscados online para presentear os pais devem ser celulares e smartphone, livros, calçados, vinho, tênis, perfume, DVDs e CDs, camiseta, relógio de pulso e cafeteira.

A internet, por sua vez, vem sendo cada vez mais utilizada na relação de pais e filhos. Com o crescimento do uso de smartphones, da tecnologia 4G e a popularização da internet via celular, há um aumento do acesso dos pais a informações diárias sobre os filhos, proporcionando maior aproximação entre ambos, seja através de telefonemas, uso de redes sociais ou aplicativos de interação, segundo pesquisa da TIM.

Os dados exclusivos desse levantamento revelam que 86% dos pais entrevistados pertencem a Geração X - com mais de 36 anos -, faixa etária que não foi exposta à internet na mesma proporção que seus filhos. Eles acham importante estarem conectados com os filhos via redes sociais (57%) e afirmam usarem esses canais para se atualizar sobre a vida dos filhos (51%). Dos entrevistados, 72% possuem um ou dois filhos de idades variadas.

Entre as atividades realizadas entre pais e filhos online, os estudos ganham destaque - 54% afirmam realizar pesquisas online com eles, principalmente pais de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Outra grande parcela reconhece a internet como uma ferramenta importante para a educação (79%). Outra atividade que também ganha grande destaque é o planejamento do lazer, seja em datas especiais ou lazer do dia a dia, 59% afirmam utilizar a internet para esse fim. Além disso, 70% de pais de crianças e 74% dos pais de pré-adolescentes acreditam ser importante ou muito importante utilizar a internet para monitorar os conteúdos acessados pelos filhos.

Além disso, a pesquisa mostra que 43% dos pais já não usam mais ligações de voz como a principal forma de comunicação com seus filhos, e que esse número sobe para 54% para pais de filhos adultos e 45% para pais de adolescentes; essa função tem ficado a cargo dos aplicativos de trocas de mensagens como Whatsapp e Messenger, que cumprem o papel de aproximar ainda mais pais e filhos. Outro dado interessante é a significativa quantidade de crianças entre 0 e 11 anos que já possuem um aparelho de celular próprio (43%), o que comprova que os pais estimulam a conectividade com seus filhos desde cedo.

Leia também: Dia dos Pais: Qual a relação do brasileiro com a data - conteúdo exclusivo do Mundo do Marketing Inteligência.

 





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