Publicidade

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Promoções e queda no tíquete médio marcam o Dia das Mães de 2016

Segundo Boa Vista SCPC, apenas 61% dos brasileiros comprarão presentes para comemorar o próximo domingo. Preço médio do mimo (R$ 197,00) tende a cair 28% em relação a 2015

Por | 05/05/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Dia das mães deve ser mais uma data de perdas para o varejo. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, apenas 61% dos brasileiros comprarão presentes para comemorar o próximo domingo, em comparação aos 75% que manifestaram essa intenção em 2015. Os que manterão a tradição também gastarão menos: 52% afirmaram estarem inclinados a investirem um valor menor este ano - um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 38% que reduziram a quantia despendida na última comemoração. Diante disso, o preço médio do presente tende a cair 28%, alcançando R$ 197,00.

A maior fatia dos pesquisados (68%) planeja comprar o presente à vista (47% com dinheiro e 31% no cartão de débito). Entre os que optaram por não adquirir nada, a maioria (55%) afirma q não ter condições financeiras ou então por estar endividada. No ano passado, 48% alegaram esses motivos para passar a data "em branco". Há ainda aqueles que devem presentear mais de uma pessoa, comprando lembranças também para irmãs, tias e amigas (12%), sogra (12%), avó (8%) e esposa (5%). A pesquisa teve abrangência nacional e aconteceu de sete a 25 de abril.

O fato de o Dia das Mães ter caído no dia oito, este ano, também tende a prejudicar os resultados do comércio, uma vez que tradicionalmente, as pessoas só começam a pensar sobre a data quando chega o mês de maio. "O varejo, assim como fez em outras datas, deve seguir lançando mão das promoções em vez de aumentar preços, com o objetivo de reduzir os estoques, que também representam custo", ressalta Flavio Calife, Economista da Boa Vista SCPC, em entrevista ao Mundo do Marketing.

E-commerce em alta
O comércio eletrônico é exceção à onda de pessimismo e de maus resultados. A expectativa é de que o Dia das Mães movimente…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter + 3 conteúdos grátis do acervo*.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • + de 35 mil conteúdos*

  • Ferramentas

*Cases, reportagens, blogs, artigos e entrevistas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Receba nossa newsletter

Cases, Reportagens Especiais, Artigos, Entrevistas, Notícias e as novidades do nosso portal direto no seu e-mail.

+ 3 acessos gratuitos por mês.