Publicidade

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Ano de dificuldades e muitas lições no Varejo em 2016

Setor passou por grandes desafios em relação às vendas e adesão às ferramentas, como Big Data e Realidade Aumentada. Busca por conveniência tende a aumentar

Por | 21/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Clineu Junior, CEO e sócio do AondeConvem no BrasilO ano de 2016 foi desafiador para o varejo nacional. Além de amargar fraco desempenho em todas as datas comemorativas, o setor enfrentou um período de recessão econômica, com consumidores desempregados e renda comprometida com dívidas. A alta da inflação fez com que as pessoas freassem seus os gastos e ficassem ainda mais controlados e seletivos. Por outro lado, os avanços em tecnologia permitiram que as empresas pudessem conhecer melhor seu público e direcionar melhor as ações.

A era omnichannel passou a ser mais presente e ganhou aplicações que ajudaram as vendas a manterem o padrão do ano anterior. Com mais pessoas utilizando smartphones, as redes passaram a pensar em ações voltadas ao aparelho. Isso porque elas não querem ficar para trás no que diz respeito a lidar com a geração Z. Alguns pontos de venda já estão substituindo a fotografia estática por telas com imagens em movimento para agradar essa parcela considerável de consumidores.

Transitar pelos mundos on e off-line também é uma característica desse nicho e que foi abraçado de vez pelo setor. "Demorou para que os gestores entendessem que estar conectado juntos aos clientes não era mais um diferencial, era emergencial se quisesse manter as vendas. A adesão à nossa ferramenta passou por alguns desafios por causa desse entendimento, mas 2016 foi o momento delas perceberem que as lojas precisavam reformular o atendimento para o omnichannel", conta Clineu Junior, CEO e sócio do AondeConvem no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Busca por conveniência
No aplicativo Aonde Convém os consumidores acessam encartes tanto de supermercados, quanto de outras redes de varejo e farmácias, o que os ajudam a visualizar onde estão as…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter + 3 conteúdos grátis do acervo*.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • + de 35 mil conteúdos*

  • Ferramentas

*Cases, reportagens, blogs, artigos e entrevistas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Receba nossa newsletter

Cases, Reportagens Especiais, Artigos, Entrevistas, Notícias e as novidades do nosso portal direto no seu e-mail.

+ 3 acessos gratuitos por mês.