Publicidade

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Os desafios de compreender a usabilidade dos produtos pelas pessoas

Atuais configurações mostram que mais do que saber quem compra o produto, é entender como ele é utilizado e que tipo de valor está agregado à vida de cada pessoa

Por | 25/08/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Hilaine Yacoub, Doutora em Antropologia do ConsumoUma das dúvidas mais frequentes nas reuniões de Marketing e briefing de pesquisas de mercado é sobre quem é o consumidor de determinado produto. Essa questão por muito tempo foi determinante para o sucesso de uma empresa, mas as atuais configurações mostram que mais do que saber quem ele é, é entender como ele utiliza o produto e que tipo de valor está agregado à vida dessa pessoa.

Tendências como consumo consciente, economia compartilhada e sustentabilidade passaram a interferir no modo com que um item ou serviço é utilizado e, por tabela, comprado. Por isso, é importante que as companhias passem a considerar um critério pouco percebido nas avaliações: a usabilidade - fator que não é enquadrado nas perguntas básicas de triagem sobre consumidores. Ao invés de saber de que classe social um indivíduo pertence, a informação sobre de que maneira ele aplica o que adquiriu traz mais relevância ao que os gestores podem fazer para melhorar as vendas.

Esse recorte sobre renda, por exemplo, torna-se ultrapassado, uma vez que classe econômica não significa poder de compra e consumo. "Há uma hierarquia de escolhas definida pelas questões culturais em que a pessoa está inserida. Se alguém mora perto de metrô, é possível que ela não tenha um automóvel, porque ela tem como se locomover de transporte público - ainda que sua condição financeira permita que ela possa comprar um modelo importado", conta Hilaine Yacoub, Doutora em Antropologia do Consumo, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Consumidor empoderado
O critério de avaliação estatística leva em conta fatores que não são mais pertinentes ao brasileiro. Outro exemplo é ter uma funcionária doméstica fixa, que indicaria um alto padrão de renda. Atualmente,…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter + 3 conteúdos grátis do acervo*.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • + de 35 mil conteúdos*

  • Ferramentas

*Cases, reportagens, blogs, artigos e entrevistas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Receba nossa newsletter

Cases, Reportagens Especiais, Artigos, Entrevistas, Notícias e as novidades do nosso portal direto no seu e-mail.

+ 3 acessos gratuitos por mês.