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Tecnologia no Marketing é mais importante do que você pode imaginar 

A tecnologia disponível para pequenas, médias e grandes empresas possibilita o mapeamento preciso desta jornada e promove insights poderosos para prever e ativar vendas

Por | 18/01/2017

bruno@mundodomarketing.com.br

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A tecnologia pegou o mundo de assalto. Transformou mercados inteiros. Mudou o comportamento das pessoas em todo mundo e a comunicação está sofrendo mutações dia após dia. Vivemos em um tempo de inúmeras incertezas perturbadoras. Como sabemos, muitas empresas ainda não se adaptaram ao que agora chamamos de transformação digital e já estão correndo um sério risco de deixar de existir no curtíssimo prazo. O que muitas companhias - até mesmo aquelas mais preocupadas com o futuro - ainda não sabem é que a tecnologia hoje faz parte do core business delas. Seja de um fabricante de pão, seja de um fabricante de turbina de avião. Dos aparentemente mais simples negócios até os mais complexos, todos dependem (e vão depender ainda mais) da tecnologia. 

Não falo apenas dos processamentos de pagamento ou da logística, por exemplo, mas sim de toda a sorte de processos e dados que estão nas nuvens e nos sistemas das empresas. Você já deve ter ouvido falar do potencial do Big Data. Agora, definitivamente, precisa dar mais atenção a ele. Outro assunto que você já deve ter ouvido falar é sobre a jornada de consumo do Shopper. Pois bem. A tecnologia disponível hoje para pequenas, médias e grandes empresas possibilita o mapeamento preciso desta jornada e promove insights poderosos para prever e ativar vendas. O Data Driven Marketing veio para ficar. As grandes companhias de tecnologia já perceberam o poder que suas ferramentas dão às empresas visionárias. O Business Intelligence está avançando sobremaneira não apenas para vender, mas também para fidelizar. 

Como a tecnologia está sempre à frente, há soluções para Marketing em todos os níveis. Somente nos Estados Unidos, esse ecossistema passou de 150 empresas em 2011 para mais de 3,5 mil em 2016. Muitas delas também já estão no Brasil. O grande desafio são os executivos de Marketing perceberem a urgência de adota-las. Assim como todos já conjugam o Branding, seus conceitos e ferramentas, por exemplo, precisarão adicionar ao seu vocabulário e às suas agendas o Martech - Marketing Technology. Não se engane acreditando que é mais uma modinha. Você que acompanha o Mundo do Marketing sabe o quanto somos cautelosos quanto a novos conceitos e ferramentas. Antes de ganhar destaque aqui eles precisam ser inovadores, consistentes e apresentarem cases. 

Estamos falando da mesma revolução que aconteceu com o Marketing Digital. Não precisa ir muito longe. Há apenas cinco anos poderia haver empresas que eram complacentes com gestores de marketing analfabetos digitais e, por consequência, com estratégias e ações puramente analógicas e off-line. Este mundo não existe mais. Assim acontecerá com Martech em um prazo muito menor. Os profissionais de Marketing que não abrirem os olhos e não usarem a tecnologia a seu favor ficarão obsoletos. As empresas que não usarem a tecnologia no Marketing perderão relevância e clientes. Perceba que evoluímos bastante. Quando surgiu a panaceia do CRM, aqueles que se apressaram deram com os burros n'água ao usar a tecnologia pela tecnologia. 

Ainda que estejamos falando de um mundo muito mais complexo, o ecossistema evoluiu na mesma proporção. Por isso é preciso que o mindset seja alterado. Que os profissionais de Marketing sentem ao lado dos de tecnologia para que os profissionais de tecnologia entendam da dinâmica do Marketing e que o Marketing conheça todas as possibilidades, meios e prazos da tecnologia. A distância entre esses dois departamentos é abissal. A interlocução entre eles é pior ainda. O desafio é grande. Muito grande. Mas deve ser transposto rapidamente, pois o casamento do Marketing com a tecnologia, mais que urgente, é necessário. Será default muito brevemente. 

Por conta deste entendimento, tenho conversado com muitos profissionais de ambos os lados. E as surpresas são muito gratas. Fico realmente impressionado quando encontro profissionais de marketing altamente capacitados e atuantes em tecnologia produzindo casos de sucesso extraordinários. Igualmente acontece até com cientistas de dados. É impressionante a capacidade de transformação que eles têm dentro das empresas que apostam na tecnologia como meio para conhecer, se relacionar, vender, promover experiências, encantar e fidelizar clientes. O contrário também é verdadeiro. É alarmante o volume de executivos que sequer ouviram falar em automação de marketing ou data driven marketing. Mais uma vez, não se trata de conceitos ou tecnologia pela tecnologia. Trata-se da sobrevivência e crescimento dos negócios e da reinvenção do Marketing.

Leia também: Tecnologia no Marketing: por que você precisa dar muita atenção? Estudo exclusivo para assinantes.

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