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Antes de investir em marketing digital é preciso afiar o machado

Provavelmente, os resultados em marketing digital estejam insatisfatórios porque você não foi apresentado ao processo que integra atividades do branding ao marketing digital

Por | 02/01/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado." Esse provérbio chinês sintetiza uma sabedoria colossal: o sucesso chegará aos bem (muito bem mesmo!) preparados. A verdade seja dita e propagada para que todos cheguem lá!

Provavelmente, os resultados em marketing digital estejam insatisfatórios porque você não foi apresentado ao processo que "afia muito bem o machado". Isso significa integrar atividades do branding ao marketing digital.

Antes de planejar ações digitais de marketing, existem passos iniciais encarregados de otimizar os resultados e de enriquecer a construção da marca, tornando-a eficiente, memorável e lucrativa - características das marcas de alto valor agregado. Aprenda como fazer isso em quatro passos que beneficiarão completamente sua marca com os investimentos em comunicação.

1) Antes de tudo, como a marca se posicionará diante do público-alvo?

Qual é a promessa do sabonete "Dove"? Hidratação! Porque todos os outros já cumprem o papel de lavar. E a promessa da "Coca-Cola"? Felicidade! Pois saciar a sede já é comunicada por outras bebidas. E o posicionamento do "Burger King"? Tratar o cliente como um rei, uma vez que outros já são "fast".

O posicionamento é o que você faz com a mente de consumidor, ou seja, um mesmo produto ou serviço podem assumir diferentes posições estratégicas. Para isso, é imprescindível conhecer profundamente o target por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, além de acompanhar a concorrência e as tendências.

Criar uma posição que seja a primeira na mente do consumidor tornará a marca eficiente e memorável. Dove é o primeiro sabonete com ¼ de creme hidratante. Você deve conhecer outros sabonetes, mas se lembra de algum com essa proposta de valor?

2) Qual nome se fixará mais facilmente na mente (e na boca) do público-alvo?

Após a definição do posicionamento, todos os pontos de contato da marca deverão se alinhar com a posição a ser criada, inclusive a identidade verbal, composta por: nome do produto, serviço ou empresa; tom de voz; vocabulário; slogan e outros elementos que expressam a marca por meio de palavras.

Vale lembrar que o nome é a identidade propagada pela boca e todas as associações da marca serão construídas em volta dele. Assim, originalidade e facilidade ao pronunciar e memorizar são requisitos obrigatórios. Para otimizar o processo, garanta o mesmo nome em todas as mídias digitais, principalmente o endereço do site.

3) O poder da identidade visual. Afinal, uma (boa) imagem é inesquecível

Em questões de segundos, nos atentamos facilmente a algumas imagens e, em contrapartida, ignoramos outras. Isso acontece devido ao mundo hipercomunicativo no qual vivemos.

Assim, despertar a atenção do consumidor e transmitir confiança é um desafio constante a ser superado. Para solucionar isso, faz-se necessário criar uma identidade visual memorável, peça fundamental para gerar unidade na comunicação, fortalecer a marca e garantir longevidade ao negócio.

A identidade visual, por sua vez, precisa estar alinhada ao posicionamento e ao nome. Normalmente, ela envolve um logotipo e um símbolo, expressados por meio de cores, formas e tipografias.

4) Agora sim, o marketing digital

Ao chegarmos aqui, teremos em mãos: posicionamento estratégico, nome e identidade visual. O posicionamento garante exclusividade e mensagem certa. O nome e a identidade visual asseguram reconhecimento e lembrança.

Ao criar anúncios, peças de e-mail marketing, artigos para o blog, conteúdos para o site, landing pages, infográficos, e-books, postagens para as mídias sociais e vídeos, você terá à disposição o que comunicar (posicionamento) e como comunicar (identidade verbal e visual). Tudo isso otimizará às ações digitais de marketing, trará melhores resultados, além de gerar sinergia entre todos os pontos de contato da marca.

O maior ativo de uma empresa é sua marca. O marketing digital e outras ações de comunicação serão responsáveis por sua construção e a marca será eficiente, memorável e lucrativa, somente se "o machado for muito bem afiado". Com isso, conquistará o coração e a mente dos consumidores. E vendas maiores também, é claro.

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Por: Mário Almeida

Diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.


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