Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Existe diferença entre marketing, comunicação e marketing digital?

Esses conceitos incompletos escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o bem-estar dos negócios. Ambos caminham juntos. Cada qual com a sua função

Por | 19/10/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Entre as boas e intermináveis conversas, ocasionalmente, aparece a palavra mágica "marketing". E aí, a imaginação solta o verbo e todos tentam conceituar essa área que, para muitos, é vista como encantadora. E o que surge? "Marketing é propaganda", "fazer marketing é estar nas redes sociais", "marketing e comunicação são sinônimos". A lista de palpites aumenta, as risadas também; os equívocos aparecem e, logo, tudo parece ficar bem.

Esses conceitos incompletos escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o bem-estar dos negócios. Ambos caminham juntos, de mãos dadas. Cada qual com a sua função. E nessa jornada, quando a rota é traçada corretamente, minimizam as incertezas e os negócios se aproximam do sucesso.

Segundo Philip Kotler, um dos gurus na área, marketing "é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção e distribuição de bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas". Vamos traduzir. Mentalize uma cadeira ou observe alguma próximo à você. Ela provavelmente tem a base onde sentamos, com inúmeras formas, assim como as empresas. Junto ao assento, normalmente, quatro pernas a sustentam. E a relação disso com o marketing?

Sua função é identificar oportunidades lucrativas para o negócio. Fazendo uma analogia, as pernas são as quatro estratégias do marketing que fornecem equilíbrio e força para alcançar os objetivos, organizadas em: produto (atributos, benefícios, funcionalidades), preço (estratégias de precificação, formas de pagamento, descontos), praça (canais de venda/distribuição, cidades de atuação, lojas offline ou online) e o que está faltando? A promoção! E não confunda-a com o desconto. Ela refere-se às formas de promover, ou seja, a comunicação. Para isso, existem as mídias eletrônicas (televisão, cinema, rádio e telefone), impressas (jornais, revistas e outdoor) e digitais (websites, redes sociais, e-mail e SMS).

Até aqui, já sabemos que o marketing é composto por quatro estratégias essenciais e a comunicação ou divulgação - termo mais popular - é apenas uma delas, assim, não são sinônimos. E onde entra o marketing digital? Ele utiliza a mídia digital para comunicar e comercializar produtos e serviços. Sua capacidade de medir tudo indica quais estratégias e canais online geram negócios, otimizando os resultados. Além desse benefício exclusivo, o digital possibilita ampla exposição da marca com menor investimento.

E se uma empresa mantiver presença constante nos meios eletrônicos, impressos e digitais? Ela estará comunicando seus produtos e serviços de forma integrada! Assim, potencializa mais e mais negócios, pois, alcança novos consumidores, impacta uma mesma pessoa em diferentes mídias e isto gera mais lembrança.

Agora, acomode-se bem em uma cadeira. Identifique oportunidades, trace uma rota e lucre com elas. As quatro estratégias - o marketing - serão sua bússola nessa jornada para a vitória. E #ficaadica: uma agência especializada deixará o caminho mais curto e menos turbulento.

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Mário Almeida

Diretor da S4W Marketing Digital


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss