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10 mandamentos do Varejo do Futuro

Muito se ouve falar sobre o mercado de forma geral e suas práticas. E o que não falta são explicações e justificativas que tentam definir o varejo e a forma como ele funciona

Por | 28/07/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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O varejo nunca esteve tão em evidência quanto nos últimos anos. Muito se ouve falar sobre o mercado de uma forma geral e suas práticas. E o que não falta são explicações e justificativas que tentam definir o nosso varejo e a forma como ele funciona. Pensando nisso criei alguns tópicos, que nomeei como mandamentos, para apresentar as tendências e as práticas do varejo mundial. 

O que muita gente ainda não percebeu é que os conceitos e tecnologias já estão disponíveis, falta desenvolver no país uma nova cultura baseada na inovação para que o comodismo e a zona de conforto sejam deixados de lado para ceder espaço as práticas eficientes e estruturadas. Conheça então os 10 mandamentos do Varejo do Futuro, saia do comodismo e reestruture seu negócio, boa sorte!

01 - Ofereça Experiência de Compra
Atualmente o consumidor busca mais que simplesmente um produto/marca. Ele quer ter acesso ao novo, ao que surpreende, encanta. Especialistas e estudiosos do varejo apontam como principal tendência no setor a experiência de compra, mas afinal o que é essa tal experiência? Não se trata de uma formula ou guia indicando como fazer, e nem sempre é preciso de grandes investimentos. É usar o que você e sua loja tem para oferecer novas experiências aos seus clientes, é mudar a disposição das prateleiras de forma que surpreenda ou simplesmente expor todos os produtos no chão. É fazer diferente de forma que cada compra se torne única.

02 - Socialização e Interação de clientes no ponto de venda
Já parou para pensar que sua loja pode ser um ponto de encontro e socialização dos seus clientes? Independente da área de atuação é possível fazer com que qualquer espaço seja agradável e convidativo ao ponto dos clientes se sentirem a vontade para ficar ali e realizar suas atividades. Lembre-se que quanto mais perto do seu cliente melhor!

03 - Conte  "Estórias" para seus clientes
O consumidor moderno é bem informado e para fidelizar estes clientes é preciso fazer com que ele se identifique com sua marca, produto ou loja. Como? Simples. Crie e conte sua própria "estória". Nenhuma outra ferramenta é mais eficaz do que conseguir aproximar do cliente e fazer parte da vida dele ao ponto que adquirir um produto seu ou visitar sua loja se torne um prazer, uma experiência satisfatória proporcionada apenas por você.

04 - Venda em todos os canais, ou pelo menos esteja presente
Ser multicanal tornou-se obrigação para quem deseja manter-se no mercado. A palavra pode parecer estranha, mas ser multicanal nada mais é do que estar à disposição do seu cliente em diferentes canais. Se bem utilizados cada canal (rede social, site, blog, newsletter, e-mail marketing, SMS, entre outros) tem uma função e possibilitará um resultado. Ter um e-commerce não é mais suficiente, invista em diferentes canais de forma adequada e eficiente para não ser atropelado pelos seus concorrentes.

05 - Atendimento e hospitalidade
O contato do cliente é com o vendedor. Então, ele é uma das pessoas que tem que estar mais alinhada com as propostas e valores da marca. O diferencial do atendimento começa aí! Você sabe o que os seus vendedores transmitem para seus clientes? No mais, atenção com o cliente, suas necessidades, entender ele e tratá-lo com excelência, vão aumentar suas chances de fidelizar o cliente e de isso ser visto como um diferencial para seu público.

06 - Métricas e Indicadores
O que não se mede não se gerencia, não é mesmo? Então, para falar de melhoria de desempenho, aumento de conversões, ampliação da base de dados, e qualquer outra coisa, precisamos medir. Quem mede entende de maneira objetiva como anda o seu negócio, e consegue desenvolver indicadores de sucesso que são descobertos a partir da interrelação dessas métricas. Qualidade de atendimento, percentual de crescimento da base de clientes e a taxa de crescimento do mercado. Conhece esses dados do seu mercado?

07 - Análise do perfil dos consumidores
Nem todo mundo que compra na sua loja é seu cliente. Você sabe pra quem você quer vender? E, sabendo quem é o seu target, sabe o que ele espera de você, da sua loja, ou como ele se comporta e como são os outros hábitos dele? Se não sabe, tá perdendo tempo e dinheiro. Conhecer o seu cliente faz com que todos os seus esforços e investimentos sejam direcionados para o que trará retorno efetivo para sua loja. Já pensou por esse lado?

08 - Mix de produtos
Todo mundo sabe que quantidade não é sinônimo de qualidade. Um dos maiores erros de alguns empresários é investir em quantidade de produtos e marcas sem se preocupar com a disposição destes produtos e atentar para o fato de que a grande quantidade pode na verdade atrapalhar o consumidor na hora da escolha. Pense no mix da sua loja como um cartão de visitas, como você quer ser enxergado pelo seu cliente?

09 - Comunicação para o varejo
Falar para o varejo é falar para o cliente, o concorrente e o mercado. E é essa comunicação que cria a imagem que esses públicos vão ter da sua marca.
Comunique seus valores, suas histórias, suas ações promocionais, mas faço isso para agregar valor e chamar o cliente, não para soltar mais um anúncio por aí.

10 - Desenvolvimento de marca
Construa sua marca. Busque referências, conceito, história e descubra o que os seus clientes percebem que você oferece como ninguém. Não seja mais um vendedor de produtos, seja a marca que o cliente escolhe como signo. Construa o que ninguém tem, fidelize, conte suas "estórias", entregue qualidade, respeito e atendimento e, acima de tudo, se relacione com o cliente além do seu produto.

Agora é mão a obra!

Por: Fred Rocha

Diretor Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de Minas Gerais - ABComm-MG e Consultor Especialista em Varejo






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