Estratégias de Marketing jurídico para conquistar novos clientes para o seu escritório Mundo do Marketing 22 de agosto de 2022

Estratégias de Marketing jurídico para conquistar novos clientes para o seu escritório

         

Raquel Segri Ferreira dá cinco dicas para quem deseja ampliar autoridade

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Os advogados podem ter dificuldade em conseguir novos clientes. Isso ocorre porque existe uma competição imensa, tornando-se cada vez mais difícil para os potenciais clientes saberem qual escritório escolher. Por isso, conhecer algumas estratégias de marketing jurídico pode fazer toda a diferença na conquista de novos clientes.

1. Crie ou recrie o site do seu escritório 

Seu site, muitas vezes, será a porta de entrada para o início de um relacionamento com um potencial cliente por isso ele precisa ser impressionante desde a primeira visita. Certifique-se de que os serviços prestados pelo seu escritório sejam claramente definidos e facilmente localizados no site. 94% dos consumidores dizem que a navegação fácil é o recurso mais útil do site. Não se esqueça que, atualmente, é mandatório que ele seja responsivo, pois a maioria dos acessos costuma acontecer por meio de dispositivos móveis.

2. Atraia clientes com SEO

SEO é um método de marketing que envolve otimizar seu site para classificá-lo bem nos mecanismos de pesquisa – ou seja, Google – e direcionar o tráfego para a sua página. SEO é importante para escritórios de advocacia porque a maioria dos clientes em potencial está procurando advogados e serviços jurídicos no Google em vez de qualquer outra plataforma. Ao utilizar o SEO para atrair novos clientes para seu escritório de advocacia de forma orgânica, você economizará dinheiro em marketing pago.

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3. Utilize depoimentos dos seus clientes a seu favor e todas as avaliações online positivas gratuitas

Se o seu site ainda não apresenta depoimentos de clientes, agora é um bom momento para adicioná-los. Após o término de um contrato, não deixe o relacionamento esfriar. Peça ao cliente para deixar uma avaliação no Google Meu Negócio, em um simples e-mail com autorização para que você possa inclui-la no seu site ou nas pesquisas constantes realizadas pelos diretórios jurídicos. Em seguida, acompanhe-os trimestralmente, agradecendo-os novamente e mantendo-os atualizados sobre quaisquer eventos ou novos serviços. Isso pode ajudar a manter seu escritório de advocacia em mente.

Vivemos em um mundo onde as pessoas valorizam muito tanto as avaliações online quanto uma recomendação pessoal de um amigo próximo. Quando alguém procura um advogado online, sua decisão geralmente depende do número de estrelas ao lado do nome do escritório.

Certifique-se de acumular todas as suas avaliações positivas do Google para usá-las em seu site. O Google Meu Negócio é um ótimo recurso gratuito que pode ajudar a listar seu escritório no Google Maps quando as pessoas pesquisam escritórios de advocacia locais. Boas avaliações, menções positivas e SEO podem ajudá-lo a classificar no Google Meu Negócio.

O Google explica que “a pontuação e a contagem da avaliação do Google são consideradas na classificação da empresa na pesquisa local: quanto mais avaliações e classificações positivas ela tiver, melhor será sua classificação local. Sua posição nos resultados da Web também é incluída. Assim, as práticas recomendadas de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) também se aplicam à otimização da pesquisa local”.

4. Presença nas mídias sociais 

A mídia social é a publicidade mais imediata disponível hoje. Ter uma estratégia de mídia social eficaz aumentará sua exposição e é consideravelmente mais barato do que a mídia de publicidade tradicional. Hoje, a maioria dos escritórios de advocacia e advogados têm algum tipo de presença nas mídias sociais, sendo o LinkedIn a mais importante delas e a qual você deve se concentrar para se reconectar com seus clientes e prospects.

5. Construa um plano de marketing de conteúdo

Estabeleça uma presença como autoridade em sua área de atuação. O marketing de conteúdo custa menos que o marketing tradicional e gera mais de três vezes mais leads. É hora de começar a escrever artigos. O conteúdo de valor agregado fornece motivos úteis para entrar em contato com clientes e leads. Você deve configurar um boletim informativo por e-mail para promover seu conteúdo e publicá-lo nas mídias sociais. Tornar-se um autor também é uma ótima maneira de aparecer nas pesquisas durante a fase de pesquisa de um cliente em potencial.

Uma maneira fácil de iniciar seus planos de marketing de conteúdo é incentivar os advogados a produzirem artigos de conteúdo e contratar uma assessoria de imprensa para emplacá-los nos melhores veículos possíveis. Se o seu orçamento permitir, você também pode produzir conteúdo de qualidade com seus advogados internos para criar postagens e criar conteúdo de vídeo e podcast.


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