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Marca

Atenção à jornada do consumidor: como a Positivo vem apostando em Smart Home

Com trabalho de democratização e um intenso projeto de educação do consumidor, empresa leva acesso a uma casa inteligente a um número cada vez maior de pessoas

Por Priscilla Oliveira - 28/04/2021

O momento de isolamento social é um dos maiores impulsionadores para que a indústria avance em novidades em Smart Home: cada vez mais conectado e em casa, o consumidor anseia por tecnologias que façam o mundo externo estar inserido no contexto doméstico sem que ele precise se expor. A Positivo Tecnologia criou a Positivo Casa Inteligente, uma plataforma com soluções baseada em Internet das Coisas (IoT) para tornar a experiência em casa mais prazerosa e acessível para as famílias.  

O portfólio inicial é composto por kits e produtos voltados à segurança, eficiência e automação de residências e estabelecimentos comerciais. Recentemente a empresa criou uma campanha com foco em iluminação inteligente, cujo mote é “Inteligente é dar luz às suas ideias”. O objetivo era mostrar para um grande número de pessoas com perfis e jornadas distintas - desde gamers, tech lovers, até mães/pais de família e pessoas em mudança/reforma de casa -, versatilidade da personalização de luz e como o mesmo ambiente pode ser completamente transformado, de acordo com o desejo e a necessidade do consumidor, ao utilizar soluções inteligentes de iluminação. 

Esse é só um dos exemplos de como a empresa está atenta às transformações do mercado e do consumidor. Em 2030, 50 bilhões de dispositivos conectados estarão em uso em todo o mundo, criando uma rede de homewares que pode se comunicar em tempo real, segundo dados da WGSN.  

Veja abaixo a entrevista completa com José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente, que fala sobre como entender a jornada do consumidor é importante para oferecer as inovações em Smart Home. 

Mundo do Marketing - Como a Positivo Casa Inteligente vem observando a questão dos investimentos em casa inteligente? Que novidades a empresa apresenta ao mercado em 2021? 

José Ricardo Tobias - O mercado brasileiro de casas inteligentes vem amadurecendo rapidamente e, com isso, o potencial de negócios e consequentes investimentos também. Quando iniciamos nossa jornada, o Smart Home era um termo conhecido e procurado somente pelos “early adopters”, pelo público apaixonado por tecnologia. Com nosso trabalho de democratização e um intenso projeto de educação do consumidor, conseguimos levar o acesso a uma casa inteligente a um número cada vez maior de pessoas, com perfis e necessidades distintas. Por isso, apresentamos constantemente novidades em produtos, experiência e jornada de uso para entregar mais benefícios a nossos consumidores. Em H2 2020 e Q1 2021 lançamos muitas novidades voltadas à iluminação inteligente. Para a sequência de 2021, seguiremos com novos produtos de iluminação e também teremos lançamentos importantes em segurança e conforto & automação, subcategorias em que também atuamos. 

 

Mundo do Marketing - Como a empresa está se preparando para essa mudança na realidade do consumidor? 

José Ricardo Tobias - Desenvolvendo um trabalho integrado que compreende toda a jornada do nosso consumidor, priorizando comunicar melhor sobre os benefícios dos produtos, com foco na robustez da experiência e na redução de possíveis atritos ao longo da jornada. Quando estamos nos relacionando com pais e mães de família, o método de instalação, os requisitos dos produtos, os tipos de aplicativos e integrações são diferentes daqueles que mais interessam aos “early adopters”. Os benefícios buscados e percebidos também são outros e trabalhamos para comunicá-los de maneira adequada a cada um desses clusters e personas. 

Mundo do Marketing - Como o Marketing da marca vem atuando para que as pessoas percebam valor na tecnologia? 

José Ricardo Tobias - Focamos em benefícios, em experiência e na tangibilização do valor que essa tecnologia entrega para o cotidiano e para as casas das pessoas. Em vez de nos concentrar em atributos tecnológicos, trabalhamos para comunicar o que aquele atributo vai representar no dia a dia do nosso consumidor e como vai impactar na rotina da sua família.  

Recentemente criamos uma campanha com foco em nossa linha de iluminação inteligente, cujo mote é “Inteligente é dar luz às suas ideias”. Conseguimos mostrar para um grande número de pessoas com perfis e jornadas distintos - desde gamers, tech lovers, até mães/pais de família e pessoas em mudança/reforma de casa -, a versatilidade de ter uma iluminação inteligente em casa e como o mesmo ambiente pode ser completamente transformado, de acordo com o desejo e a necessidade do consumidor, ao utilizar soluções inteligentes de iluminação. Contamos também com um grupo grande e forte de influenciadores apaixonados pela marca e que nos ajudam a levar a nossa mensagem a um público cada vez maior, tornando mais fácil para o público assimilar o valor da tecnologia e contextualizar o uso dos produtos em suas realidades no ambiente doméstico. 

Mundo do Marketing - Como a empresa atua na questão de segurança, já que a conectividade está relacionada a ela? 

José Ricardo Tobias - Entendemos que a segurança é um atributo intrínseco de nossa solução e um valor que entregamos a nossos consumidores também. Temos produtos que ajudam as pessoas a cuidar da segurança de suas?casas e que, acima de tudo, são seguros durante o uso. Para isso, seguimos as melhores práticas em termos de desenvolvimento de produtos conectados e também seguimos as recomendações e legislações mais recentes no que tange a segurança cibernética e o tratamento de dados. 

Mundo do Marketing - Como a empresa observa o a chegada do 5G ao país e o que já planeja em investimentos com ela? 

José Ricardo Tobias - A tecnologia 5G avança a passos rápidos no mundo e logo deve fazer parte da realidade do brasileiro também. Em Smart Home, 5G possibilitará uma série de novas aplicações, estamos na fase de mapeamento ainda. Como protagonista do mercado de casa inteligente, acompanhamos atentos as tendências, evoluções e novas aplicações dessa tecnologia, sempre com a missão de entregar ao consumidor brasileiro o estado da arte em tecnologia de maneira simples e democrática. 

Mundo do Marketing – A tecnologia Mesh vem chegando com tudo em diversos países. A Positivo possui investimentos com ela? 

José Ricardo Tobias - Mesh é uma evolução natural do Wi-Fi que já se tornou ubíquo nas residências, acreditamos muito no potencial dessa tecnologia. Apesar de apresentar um grande crescimento em diversos países, no Brasil a adoção ainda é muito baixa, imaginamos que os custos ainda não sejam acessíveis à grande maioria da população. Em breve teremos novidades, sim, relacionadas à tecnologia Mesh. Aguardem. 

Mundo do Marketing - Como a Positivo observa o futuro dos lares para a próxima década e como os consumidores podem se relacionar com a marca em relação às inovações? 

José Ricardo Tobias - Devido à pandemia, o lar já se transformou em um local versátil, de multiuso e que deve atender a distintas necessidades do morador: desde local de descanso até espaço de produtividade, sem deixar de lado o lazer e os bons momentos. Com o avanço do conceito e tecnologias de casa inteligente, vamos passar a ter lares cada vez mais conectados, integrados, interativos e, ainda dentro da década, lares também responsivos e proativos, que se anteciparão às demandas dos seus moradores e automatizarão tarefas de diversos graus de complexidade para facilitar a vida e otimizar o tempo e a ocupação do espaço. 

Nossa marca se propõe a apoiar a condução desse processo de transformação dos lares brasileiros e da rotina doméstica dos nossos consumidores. Trazendo inovação sem a distância do futurismo e da tecnologia pela tecnologia e sim com a proximidade de uma marca que se propõe ser próxima, acessível, democrática e ao mesmo tempo disruptiva. 

Leia o estudo Casa Conectada: o futuro do lar na próxima década