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Mercado

InBetta aposta no mercado de beleza em meio à pandemia

Marcas Lanossi Beauty & Care e Slow chegam para fortalecer rotina de autocuidado e traz linha de álcool em gel. Executivo acredita na solidez do Brasil em relação ao setor de HPPC

Por Priscilla Oliveira - 03/09/2020

Um dos setores mais afetados pela pandemia, o mercado de beleza vem buscando formas inovadoras de atrair os consumidores. Produtos orgânicos, cruelty free e produtos de tratamento em casa são algumas tendências do setor. Antenados a isso, a InBetta lançou duas novas marcas voltadas ao segmento, mostrando que as oportunidades podem surgir durante uma crise. A Lanossi Beauty & Care e a Slow chegam para participar de um momento que está em ascensão na vida do brasileiro: o autocuidado.

Em 2018, segundo o Euromonitor e publicado no anuário da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o Brasil figurava na quarta posição em volume de consumo em cosméticos, higiene pessoal e beleza com 6,2% do mercado mundial, representando US$ 30 bilhões. Os dados atuais ainda não publicados previam uma expectativa de crescimento para o setor, mas com o cenário atual de fechamento desses estabelecimentos de beleza, essas estimativas caem por terra. Porém os tratamentos em casa seguem em alta: os homens se adaptaram a cortar cabelo em casa, as mulheres a transferir os cuidados de salão para o banheiro.

Isso significa que, para quem tem visão e está disposto a inovar, o setor pode ainda trazer bons lucros. Foi com esse olhar que Victor Bettanin encarou o lançamento de suas novas marcas – a holding InBetta é tradicionalmente conhecido por suas linhas de cuidados com a casa: Bettanin, Atlas, Sanremo, Ordene, SuperPro, Lanossi Beauty & Care e Bettech. “Esta não foi uma decisão precipitada, fizemos inúmeros estudos e nos preparamos por dois anos antes de lançarmos a marca”, afirma o Gerente geral de Lanossi Beauty & Care.

Veja nosso Report: Indústria e Mercado da Beleza: Mercado e Tendências

Veja abaixo a entrevista completa com o executivo:

Mundo do Marketing - Há mais ou menos seis anos o Brasil viveu uma explosão de marcas de beleza, o mercado estava muito favorável. De uns anos para cá, vimos o movimento contrário. Por que a InBetta resolveu apostar nesse segmento agora? Como você avalia o setor no Brasil?

Victor Bettanin - A Lanossi Beauty & Care faz parte das Empresas InBetta. Nossa sede fica no Rio Grande do Sul e temos mais de 70 anos de história no mercado. Atualmente, estamos presentes em mais de 50 países, somos referência em variedade e qualidade de produtos, buscando oferecer soluções criativas que facilitem a vida dos consumidores. A Lanossi Beauty & Care chega para ampliar a nossa participação em diferentes momentos do dia a dia dos consumidores, além de participar de um momento individual e especial: o do autocuidado. Acreditamos no poder de sentir-se bem consigo mesmo e, como uma forma de representar nossos ideais e também atuarmos em um novo nicho, tão importante ao mercado brasileiro, desenvolvemos propostas diferentes, mas complementares: as marcas Lanossi e Slow. Ambas criadas para que nossos consumidores expressem sua essência, beleza única e personalidade.

Acompanhamos de perto todo o cenário do mercado de beleza e desenvolvemos inúmeras pesquisas. Por isso, temos um olhar macro e enxergamos a solidez do Brasil em relação ao ranking mundial de consumo de HPPC, que mantém a quarta posição, segundo dados do Euromonitor. Esta não foi uma decisão precipitada, fizemos inúmeros estudos e nos preparamos por dois anos antes de lançarmos a marca.

Mundo do Marketing - A InBetta já é bastante sólida em produtos para casa, de onde partiu a ideia de investir em uma linha de cuidados pessoais? Como foi o processo de criação e escolha de produtos?

Victor Bettanin - Nós consideramos as Empresas InBetta e a própria Bettanin, uma das nossas marcas voltadas aos utensílios de limpeza doméstica, como grandes incubadoras de ideias. E foi dentro de Bettanin que começamos a buscar novos horizontes de crescimento e possibilidades de mercado, ainda dentro do universo da higiene. Já tínhamos alguns produtos de banho na Bettanin, mas a Lanossi Beauty & Care viria para ampliar os negócios. Todo o processo de desenvolvimento, pesquisa e criação da marca levou, em média, dois anos, como comentei acima. Fizemos uma vasta pesquisa em todo o Brasil, comparando dados de mercado para entender as necessidades dos clientes, do varejo e quem seriam nossos concorrentes. Fomos entender o que os varejistas, redes de farmácias e perfumarias esperavam de uma nova marca de beleza.  

Tivemos a preocupação de realizar uma pesquisa direta com consumidores, entramos na casa de dezenas de mulheres ao redor do Brasil, pessoas de diversas classes sociais e culturais. Também fizemos compras guiadas com estas consumidoras, para analisarmos o momento real da compra, o que elas buscavam e o que mais chamava sua atenção no PDV. Para o processo de escolhas do portfólio, nós utilizamos pesquisas de mercado que nos auxiliaram a identificar comportamentos, praças com forte consumo de beleza e os diferentes “mundos” que atuaríamos, como cabelo, maquiagem e unhas. 

Mundo do Marketing - Quem é o público-alvo de cada marca?

Victor Bettanin - Enxergamos a oportunidade de abranger diferentes públicos e não criamos um limite de faixa etária. Lanossi Beauty & Care fala com um público de 20 a 60+, de classe B até classe D. A média de preços variam entre R$ 5,00 e R$ 100,00. Desenvolvemos produtos com diferentes layouts, tons e funcionalidades para atingir diversos estilos e necessidades dos consumidores. Temos, por exemplo, hair ties em tons neons e opções mais neutras. Também contamos com escovas de cabelo de diversos formatos, materiais e cores, pensadas para diferentes tipos de fio e/ou necessidades. Nosso objetivo foi diversificar, de forma inteligente, os nossos 160 skus lançados e os nossos principais diferenciais serão a qualidade e o cuidado em cada detalhe dos produtos em sua fase de desenvolvimento.

Mundo do Marketing – Quais são as estratégias de venda?

Victor Bettanin - Neste primeiro momento, estamos focados em trabalhar com grandes e-commercers parceiros como Magazine Luiza e Amazon. Nosso time comercial também está trabalhando, nacionalmente, junto a diversos PDVs, canais farma, perfumarias e grandes varejistas ao redor do país para garantir a capilaridade de distribuição dos nossos produtos. Hoje, contamos com funcionários que nos dão todo suporte comercial ao redor do país. Os nossos clientes do varejo, que já conheciam a Bettanin, estão nos apoiando. Também temos conquistado a confiança do canal farma e perfumarias. Consideramos que este é um momento de permanecermos próximos, ouvir e estarmos atentos aos nossos parceiros e equipes comerciais.

Mundo do Marketing - Como será feita a divulgação dos produtos? Utilizarão influenciadores, clube de testagens?

Victor Bettanin - Neste primeiro momento, estamos focados em trabalhar a novidade junto à imprensa, influenciadores e profissionais de beleza. Ouvir os feedbacks e criar um relacionamento verdadeiro com este público é importante para nós. Além disso, contamos com o apoio dos nossos parceiros varejistas para trabalhar as novidades, para impactar o público final e nosso time comercial, que está sempre muito atento às tendências de mercado e divulgando, constantemente, a marca.

Mundo do Marketing - Quais ações de Marketing estão preparando para esse lançamento?

Victor Bettanin - Neste momento estamos preocupados em ver nossos consumidores na segurança de suas casas, o máximo que for possível, claro. Por isso, estamos focados em produzir conteúdo para nossas redes sociais e na expansão em e- commerces. Neste momento, diante do cenário macro que estamos vivendo de pandemia, tiramos um pouco o foco de Lanossi e criamos novos produtos para Slow. Desta forma, estamos já trazendo ao mercado álcool gel e diferentes modelos de máscaras de proteção, pois acreditamos que, infelizmente, esta ainda será a nossa realidade por algum tempo.

Mundo do Marketing - Em relação a novos produtos, podemos esperar novos lançamentos a cada quanto tempo?

Victor Bettanin - Como mencionado, lançamos mais de 160 itens nesta primeira fase de chegada da marca ao mercado de beleza. A segunda etapa de lançamentos está prevista para o segundo semestre. Para janeiro de 2021, teremos uma nova onda de novidades e o lançamento de duas outras linhas. Nosso plano é trabalhar com três fases de lançamentos por anos, mas nosso maior objetivo é atender e entender o comportamento/ gaps sentidos por nossos consumidores e varejistas. Além de, claro, lançar produtos com alto desempenho, qualidade, design e durabilidade.

Mundo do Marketing - Com a pandemia, muitas pessoas reduziram consumo em beleza e outras passaram a transferir os cuidados que antes tinham em serviços terceirizados para dentro de casa. Como você acha que esse novo perfil impactará a Lanossi e Slow?

Victor Bettanin - Com o início da pandemia, nós trouxemos um novo olhar para a Slow, que já tem foco na higiene e cuidado pessoal e conta, atualmente com itens como escovas e acessórios para banho, lenços umedecidos, hastes flexíveis e algodão em diversos formatos. Em pouco tempo, revisitamos planos, mudamos maneiras de abordar clientes e desenvolvemos novos produtos em tempo recorde. Nos dedicamos a saúde e cuidado, neste momento delicado, e produzimos em três meses novos produtos. Desde máscaras para proteção facial, álcool gel a lenços umedecidos antissépticos. Desenvolvemos, junto à InBetta, um primeiro lote com mais de 14 mil protetores faciais, que foi 100% foi doado.

Em relação ao consumo de produtos de beleza em casa, nosso portifólio conta, justamente, com itens para uso doméstico - pessoal. Explicando um pouco mais, posso dizer que a Slow é a nossa marca com foco em higiene e cuidado pessoal. Ela proporciona momentos únicos e energizantes. A linha conta com produtos que trazem sensações de tranquilidade, confiança e bem-estar. O portfólio conta com escovas e acessórios para banho, lenços umedecidos, hastes flexíveis e algodão em diversos formatos. Com a proposta de garantir uma pausa revigorante e cuidar de si, algo tão importante neste momento de isolamento social. Já Lanossi é uma marca apaixonada pela beleza singular de cada mulher e chega para impulsionar a confiança, autenticidade e individualidade. Neste primeiro momento, estamos focados em acessórios de beleza, com itens como escovas de cabelo, acessórios para mãos e pés, máscaras faciais, lenços umedecidos, e estamos estudando outros produtos para ampliação no futuro.

Mundo do Marketing - Qual a sua opinião sobre o atual cenário de mercado de beleza no Brasil? Como avalia os próximos cinco anos desse setor no Brasil, ainda mais após uma pandemia?

Victor Bettanin - Nos aprofundamos em pesquisas e observamos, atentamente, o mercado de beleza com um olhar amplo. Por isso, acreditamos na solidez do Brasil em relação ao ranking mundial de consumo de HPPC. A pandemia foi algo inesperado, mas nós redirecionamos o nosso olhar para higiene e autocuidado. Acredito que o setor continuará crescendo, o mercado nacional possui um potencial enorme para se reinventar, lançar produtos de alta qualidade e com preços acessíveis.

Acesse também o estudo Beleza além da aparência: bem-vindo à era do autocuidado