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Digital

Por que o TikTok se tornou uma febre entre os brasileiros

Plataforma de vídeos curtos chama a atenção das marcas nacionais ao conseguir ir além dos adolescentes e jovens adultos. Criatividade da população é reconhecida pela empresa

Por Priscilla Oliveira - 22/06/2020

Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTokUm novo modelo de consumo de conteúdo chama a atenção das marcas: é o vídeo curto. Com formatos de 15 segundos a um minuto, ele desafia o usuário a narrar em pouco tempo uma história. Os Centennials são os responsáveis pela explosão em popularidade de plataformas como o TikTok - que depois de explodir na Ásia no segundo semestre de 2019, ganhou força no ocidente, sendo o aplicativo mais baixado na AppStore e segundo mais baixado na Play Store, ficando atrás apenas do WhatsApp, segundo a consultoria Sensor Tower. No Brasil, ele segue viralizando em todas as faixas etárias.

Propriedade da ByteDance, o aplicativo de mídia foi lançado semelhante ao Douyin, na China, em setembro de 2016 e passou por algumas reformulações até se tornar uma das ferramentas mais comentadas durante o isolamento social por causa da pandemia de COVID-19. De acordo com pesquisa da Kantar Ibope no Brasil, o acesso ao TikTok durante a quarentena aumentou aproximadamente 35% entre os adolescentes e jovens adultos. Além disso, a plataforma também teve um aumento de acessos de 24% entre adultos de 35 a 55 anos e de 14% vindos de pessoas com idade acima dos 55 anos.

O crescimento não espanta, afinal, o brasileiro passa bastante tempo conectado e é um país que tipicamente gosta de interações rápidas e curtas. “Notamos o alto nível de criatividade na plataforma. Todas as idades estão aderindo e inspirando outras pessoas por meio de suas experiências com o aplicativo. Temos uma estratégia local forte, na qual incentivamos os usuários a criar conteúdo para sua cultura e tendências regionais”, conta Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTok, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Veja abaixo a íntegra:

Mundo do Marketing – A empresa previa uma adesão tão grande dos brasileiros?

Rodrigo Barbosa - Os brasileiros gostam particularmente de vídeos de humor, com muitos desses vídeos do TikTok se tornando virais em outras plataformas. Além disso, o TikTok no Brasil também possui uma variedade de outros ótimos conteúdos em esportes, música, beleza, culinária e uma variedade de tópicos que atraem brasileiros de todas as idades, como dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção muito mais. Sempre há algo novo e surpreendente que encanta os usuários. Acreditamos que existe um enorme potencial para o TikTok permitir que mais usuários no Brasil e na América Latina mostrem seus talentos e criatividade a um público novo e global.

Mundo do Marketing – O que mais surpreendeu no modo de usar do TIKTOK no Brasil?

Rodrigo Barbosa - Podemos afirmar que o nível de criatividade que temos visto na plataforma é simplesmente incrível. Todos os dias, brasileiros de todas as esferas da sociedade estão se juntando ao TikTok, em todas as idades, sexo, carreira, mostrando suas habilidades criativas e seu dia a dia de uma maneira única, inspirando outras pessoas através de suas experiências com o aplicativo.

Mundo do Marketing – Possuem dados de quanto o app cresceu após o isolamento social?

Rodrigo Barbosa - O TikTok é um dos aplicativos mais baixados do mundo e recentemente ultrapassou a marca de dois bilhões de downloads em todo o mundo na App Store e no Google Play, de acordo com dados da SensorTower. Mais do que nunca, as famílias estão recorrendo a plataformas online como o TikTok para se manterem entretidas, informadas e conectadas. Isso já vinha acontecendo antes da COVID-19, mas se intensificou desde o início da pandemia, com as famílias expressando sua criatividade, compartilhando suas histórias.

Mundo do Marketing – Qual é a estratégia da empresa para esse ano?

Rodrigo Barbosa - Como empresa privada, não compartilhamos essas informações. Atualmente, estamos focados em nosso produto, fornecendo aos usuários uma excelente experiência em aplicativos e continuamos a introduzir novos recursos no TikTok, a fim de manter a nossa comunidade motivada a criar e compartilhar seu conteúdo de maneira criativa. Gostamos de ver sua felicidade e senso de união, por isso continuaremos focando nisso.

Mundo do Marketing – Em que posição de usuários do TIKTOK o Brasil está?

Rodrigo Barbosa - Desde o nosso lançamento aqui, recebemos uma resposta muito positiva do mercado e estamos entusiasmados com o forte engajamento de nossa comunidade brasileira e a contínua tendência de crescimento no país. Todos os dias, os brasileiros de todas as gerações estão juntando-se ao TikTok, mostrando suas habilidades criativas e vida cotidiana de uma maneira única e inspiradora através de suas experiências na plataforma. Embora o TikTok seja uma plataforma global, estamos comprometidos em construir uma experiência local personalizada, independentemente do mercado em que operamos. Temos uma estratégia local forte, na qual incentivamos os usuários a criar conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Nossas equipes de operações locais estão sempre alinhadas para garantir que a ferramenta ofereça o melhor suporte para expandir a criatividade e a descoberta de nossas comunidades mais diversas.

Mundo do Marketing – Quem é o público-alvo do TIKTOK, já que vemos todas as idades publicando vídeos?

Rodrigo Barbosa - A geração Millenial e a geração Z desfrutam especialmente de nossa plataforma, mas podemos afirmar que há uma diversidade incrível em nossa comunidade global em termos de idade, etnia e carreiras, por exemplo. De certa forma, há algo para todos no TikTok e os brasileiros de todas as esferas da vida estão mostrando sua criatividade seu cotidiano de maneira única, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres.

Mundo do Marketing – Os vídeos curtos ganham adesão pela rapidez, porém ainda existe um público mais crítico que continua preferindo os maiores. Como vocês pretendem capturar a audiência dessa pessoa?

Rodrigo Barbosa - O TikTok reduziu as barreiras de criação de conteúdo, fornecendo ferramentas fáceis de edição no aplicativo, com videoclipes, efeitos sonoros, filtros e muito mais, para que os usuários possam criar rapidamente videoclipes curtos e de alta qualidade que possam ser compartilhados intensamente, um recurso importante para a atual geração móvel . O formato exclusivo do TikTok, sua diversidade de conteúdo e tom alegre estimula e reflete o entusiasmo de novos públicos na plataforma.

Mundo do Marketing – Redes como Instagram e Youtube começaram com vídeos maiores e optaram por ferramentas de vídeos curtos. Vocês pretendem fazer o processo oposto?

Rodrigo Barbosa - O TikTok é uma plataforma para conteúdo criativo. Seu objetivo não é socializar, conhecer pessoas, mas consumir e criar conteúdo criativo, positivo e divertido. Seu maior diferencial é que a criatividade é a verdadeira e única chave para ter sucesso no aplicativo. O TikTok possui um formato exclusivo de conteúdo, que estimula e reflete o entusiasmo de novos públicos na plataforma.

Mundo do Marketing – A Nestlé recentemente contratou um gerente de Marketing para sua marca Nescau usando o TikTok. Que outros tipos de ações vocês já viram de utilização da ferramenta?

Rodrigo Barbosa - As marcas veem o TikTok como uma maneira interessante de alcançar, engajar e se envolver com um público mais amplo. A ferramenta dá origem a tendências interativas e memes criativos que incentivam todos a participar. Ao permitir que os usuários criem seu próprio conteúdo para uma campanha, as marcas podem dar aos usuários a sensação de fazer parte da marca, transformando-os em autênticos e poderosos embaixadores da marca. As Havaianas, por exemplo, cocriaram o projeto Especialistas de Verão, que trouxe uma web série, com conteúdos originais dos bastidores da gravação de uma música inédita, além dos famosos desafios que contaram com a participação de diversos criadores e influenciadores do TikTok. O clipe seguiu um formato de making off, com Carlinhos Brown (Bahia) no seu próprio estúdio (Studio Ilha dos Sapos no Candeal), em Salvador, e os demais artistas, alternando com momentos nas ruas da cidade. A Web Serie - Os Especialistas de Verão - foi composta por três episódios e contou com a participação do time Rédea Curta, Thiago Almasy e Sulivã Bispo, grupo de humor que apresentou de forma leve e divertida os bastidores da criação musical. O objetivo das Havaianas foi engajar o público de sua marca e lifestyle, criando uma verdadeira conexão com o público jovem.

Na esfera dos esportes, a NBB Caixa foi a primeira liga esportiva a fechar parceria de conteúdo com conosco. O conteúdo do @NBBoficial no nosso app explora o entretenimento e o estilo de vida do basquete, com desafios, lances engraçados e bastidores dos times e atletas, além de quadros especialmente produzidos para a plataforma. Já o time de futebol Corinthians estreou na plataforma em outubro do ano passado e, para marcar o momento, o TikTok criou um sticker especial para permitir que os torcedores do Corinthians expressem de forma criativa sua paixão pelo Timão. O time também convidou um tiktoker, o @jhowdancer para administrar a conta do time durante um jogo contra o Santos, e convidou outros creators para outras partidas do time. Para nós, do TikTok, a parceria com o Corinthians foi uma forma de diversificar o conteúdo da plataforma e interagir com novas audiências, fortalecendo a presença online do clube.

A Guaraná Antarctica também firmou uma parceria. A marca levou sua inventividade e personalidade para os milhões de usuários, mostrando que o produto é #CoisaNossa. A parceria é única no mundo e alimenta uma forma inovadora de trabalhar com as marcas. A fabricante acredita que estar no TikTok de uma forma autêntica os ajuda a criar algo totalmente novo no mercado brasileiro. Eles querem descobrir e crescer juntos com a plataforma e engajando uma geração influente. Para iniciar a parceria, a marca lançou uma série de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer, como o próprio Guaraná Antarctica. As latas também apresentaram um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redirecionaram para o perfil de Guaraná Antarctica no TikTok, a primeira marca a integrar a presença do TikTok no produto.

Mundo do Marketing – Quais são os investimentos em experiência que vem sendo feitos para o usuário?

Rodrigo Barbosa - Atualmente, estamos nos concentrando em continuar construindo a melhor experiência de plataforma possível para nossos usuários. Estamos super empolgados com as oportunidades em potencial que temos pela frente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos criadores e parceiros para criar uma comunidade divertida, positiva e abrangente. Nossas equipes lançaram e continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para que os usuários criem conteúdo melhor e de alta qualidade. Além disso, temos uma estratégia de localização robusta que incentivamos os usuários a criar conteúdo relevante para a cultura e as tendências locais. Nossas equipes de operação garantem que o TikTok forneça um suporte da comunidade para criatividade e descoberta para nossos usuários locais.

Mundo do Marketing – Que ações já realizaram com influenciadores? Como escolhem os nomes a serem trabalhados?

Rodrigo Barbosa - Temos o prazer de ver um número crescente de oportunidades para a nossa comunidade de criadores de TikTok. Acreditamos que isso atesta nossa plataforma única: uma que incentiva a diversão, a criatividade e promove um forte senso de comunidade. Estamos sempre explorando maneiras de agregar valor adicional à nossa comunidade de criadores. Adoramos quando os criadores fazem negócios com a marca, como resultado de seu conteúdo de qualidade e compreensão do público, e adoramos quando essas pessoas se conectam com empresas que desejam aprender mais sobre como obter sucesso na plataforma. O TikTok já promoveu diversas campanhas com influenciadores em prol de causas e datas importantes. As últimas campanhas com influenciadores foram:

Dia dos Namorados, uma data romântica que deve ser celebrada e contamos com a presença da atriz Marina Ruy Barbosa, da cantora Ludmilla e da ex-BBB Mari Gonzalez; Desimpedidos, uma campanha de comemoração dos 7 anos do famoso canal, que contou com a presença do influenciador Fred e do jogador Falcão; Dia do Orgulho Nerd, com influenciadores relevantes do nicho; Adotei, em parceria com Luísa Mell e Movimento Corpo Livre, com a influenciadora Alexandra Gurgel. Os influenciadores sempre têm grande ligação com o tema que queremos dar visibilidade.

Mundo do Marketing – Tem espaço para todos os nichos de influenciadores?

Com certeza, o TikTok possui uma variedade de ótimos conteúdos em esporte, música, beleza, culinária, além de dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção. O TikTok é uma plataforma para todos.

Acesse o estudo Vídeos curtos: da febre entre Centennials ao lazer na pandemia – conteúdo exclusivo para assinantes.