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Bridgestone investe em paixão para manter-se ao lado do seu consumidor

Marca de pneus e acessórios expande patrocínio da Copa Libertadores da América, inclui Sulamericana e aposta em diferentes canais para mensurar e converter os resultados

Por | 15/07/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Oduvaldo VianaA emoção e a paixão da torcida brasileira em um jogo de futebol inspirou a Bridgestone a estar ainda mais perto do seu consumidor neste ano. Desde 2013, a empresa patrocina a Copa Bridgestone Libertadores da América com o objetivo de associar à marca a maior paixão esportiva dos brasileiros: o futebol.

Segundo o diretor de Marketing da empresa, Oduvaldo Viana, este ano o contrato com o torneio internacional foi prorrogado até 2022 e engloba também a Copa Sulamericana, outro torneio entre clubes da América do Sul.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Viana destaca o peso de patrocinar a maior competição continental da região e também fala sobre como mensurar o retorno sobre os patrocínios esportivos. Confira abaixo a entrevista exclusiva para o portal.

Mundo do Marketing: Qual o peso de patrocinar a Copa Libertadores da América para a imagem da Bridgestone?

Oduvaldo Viana: Esta é uma parceria muito exitosa para a empresa desde 2013 e um dos mais longos contratos de patrocínio da Libertadores da América. Um dos principais objetivos é associar a paixão do torcedor pelo esporte à marca Bridgestone. 

Os resultados são tão significantes que em 2019 ampliamos o patrocínio para os próximos três anos da competição, além de também expor a marca em outra torneio, a Copa Sulamericana.

Mundo do Marketing: Como é mensurar o ROI do patrocínio esportivo atualmente no Brasil?

Oduvaldo Viana: Fazemos muitas pesquisas de marca e temos um bom retorno em relação à associação da Bridgestone ao evento. Esta iniciativa está diretamente ligada à performance e à paixão do torcedor Dentro do funil de conversão, atingimos outro patamar de conhecimento espontâneo da nossa marca.

Por isso, estamos trabalhando na conversão, ou seja, desenvolvendo estratégias sobre como trazer o público para comprar os produtos Bridgestone. Trabalhamos com agências para medir o impacto das placas colocadas nos campos, mas além disso, investimos em redes sociais. 

Desta forma, trilhamos um caminho antes do jogo, durante e depois da partida. Para nós, a mensuração não acontece só no jogo já que temos KPIs para medir o impacto das impressões, por exemplo. Hoje, os atributos da marca é que vêm se destacando.

Mundo do Marketing: Como a Bridgestone faz para fidelizar o consumidor por meio de estratégias de patrocínio esportivo?

Oduvaldo Viana: A primeira coisa a se pensar é que nosso nicho é diferente de outras empresas de bens de consumo, por exemplo. A jornada de compra do nosso consumidor acontece a cada três anos, que é média de tempo para trocar os pneus de um automóvel. 

Logo, a ativação de marca não vai fazer ele trocar de pneu no dia seguinte. Por isso, nossa proposta é cada vez mais conversar com o consumidor durante o ano todo. Aí entra a mídia digital, que direciona corretamente até que este consumidor esteja no momento de trocar os pneus, e nós estaremos lá.

Mundo do Marketing: Além dessa experiência com a marca como é o relacionamento com o consumidor no ambiente digital?

Oduvaldo Viana: O meio online é uma ferramenta para amplificar o ambiente offline. Aprendemos desde 2013 que simplesmente fazer ativações e promoções offline não é interessante para o retorno. 

Por isso, desde então trabalhamos com a maioria dos investimento voltados para ativação de marca em plataformas digitais, que hoje temos como prioridade. Trabalhamos diferentes redes sociais e para cada uma temos um objetivo diferente de acordo com o público específico delas.

Para gerar maior alcance, usamos o Facebook; já quando procuramos maior engajamento com, o foco é o Instagram; Quando pretendemos ter interatividade com o usuário, a plataforma ideal é o Twitter. Ou seja, cada uma das plataformas são tratadas como mídias para atender nosso público em diferentes momentos.

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