Qual é o perfil ideal do profissional de marketing? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Entrevistas

Qual é o perfil ideal do profissional de marketing?

Num mundo cada vez mais competitivo, ter formação e visão holística da profissão é essencial

Por | 03/01/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Qual é o perfil ideal do profissional de marketing?

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Procura-se profissional com experiência e capacidade de liderança para atuar na direção de marketing de empresa com sede em São Paulo. O candidato se reportará à presidência e será responsável pela estratégia de produtos, canais de venda, comunicação... Por mais competitivo que o mercado esteja, anúncios como este e a oportunidade de trabalhar em grandes empresas e agências especializadas não são raros. Acontece que nem sempre o profissional de marketing está preparado para assumir tais responsabilidades.

Quase metade dos profissionais (45%) nunca planejou o ingresso na área de marketing conforme apontou pesquisa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) em 2006. Por outro lado, as empresas estão exigindo uma formação cada vez mais profunda. Luis Carlos Sá, Coordenador Geral do MBA em Marketing da Fundação Getúlio Vargas, ressalta: além da especialização, é preciso ter visão holística do marketing e capacidade de liderança.

A seguir, os principais trechos da entrevista de Carlos Sá ao Mundo do Marketing sobre o perfil ideal de quem trabalha com marketing. O professor foi um dos idealizadores do MBA da FGV em 1996, já orientou mais de 250 planos de marketing e foi diretor de marketing da Bradesco Seguros.

Jovens profissionais de marketing
"Hoje as pessoas atingem a posição de gerência mais cedo em relação há 10 anos. Não é comum, no entanto, ver na Direção de Marketing de uma grande empresa alguém com 35 anos. Salvo casos como o do Roberto Guenzburger, que é Diretor de Marketing da Claro e tem 36 anos. Este é um fenômeno que acontece porque as pessoas começam a trabalhar mais cedo. Mas as empresas de ponta começam a rever esta questão e a se certificar que estes executivos estão realmente preparados para assumir a diretoria. Tenho conversado com headhunters que dizem que há excelentes gerentes que são contratados para ser diretores, mas que acabam ficando pouco tempo na empresa. O grande problema é que muitos profissionais de marketing ainda se dedicam a questões operacionais. São pessoas que têm um perfil técnico adequado, mas que ainda não desenvolveram habilidades para liderar equipes".

Profissional líder
"É preciso que os profissionais estudem essa questão da liderança empresarial. Quando você pensa que a área de Marketing envolve toda a empresa, é de se esperar que o executivo de marketing tenha a habilidade de coordenar esta equipe multidisciplinar. É precisa ousar sem perder o bom senso. Ter energia e paixão para acreditar que é possível atingir os resultados e capacidade para motivar suas equipes. É muito importante entender também quais são as prioridades do presidente da empresa e o que ele espera do marketing".

Marketing hoje
"Antigamente a profissão era associada a quem trabalhava com vendas e publicidade. E ainda tem muita gente pensando assim, só que nas empresas de hoje o profissional de marketing tem uma responsabilidade muito grande de conduzir o crescimento de vendas, marketing share, lucratividade dos produtos, serviços e da satisfação dos clientes. O profissional de hoje é responsável, além da captação, pela retenção de clientes e pela lealdade à marca. O Marketing também deve coordenar os esforços de inovação, seja nos produtos e serviços, na precificação, nos canais de vendas, seja na comunicação. Atualmente o Marketing é muito mais holístico".

Métricas e resultados
"As empresas estão preocupadas em fazer valer cada centavo que investem. Por isso, a questão de métricas é determinante. É preciso estar mais próximo da área de finanças. Tem a questão da valorização dos intangíveis, o valor da marca, o valor patrimonial da marca (brand equity), o relacionamento com os clientes, com os fornecedores e uma série de outros atributos. Estamos avançados em questão de métricas quando falamos de Marketing Direto. Nos pontos de vendas também há uma série de técnicas que possibilitam medir o impacto de ações promocionais. A questão do valor da marca já é mais complexa".

Ensino a distância
"Já é uma realidade. É uma forma de se democratizar o conhecimento e está alinhada com o que a nova geração está lhe dando, que é o computador. Está condenado ao sucesso e, em médio e longo prazo, será um mercado de grande expansão. O crescimento da FGV On-line é exponencial. Mesmo no MBA presencial, temos 72 das 432 horas feitas totalmente on-line com um grande sucesso".

Por que fazer MBA
"O mercado de trabalho está extremamente competitivo e muitas pessoas já acham que para competir precisam ter o MBA. Talvez isso esteja associado ao fato de que, no Brasil, há `universidades´ e Universidade. Fazer MBA hoje é uma questão de ser competitivo. A oferta de profissionais cresceu muito mais do que a procura e as empresas buscam somente aqueles que estão mais bem preparados".

Quem faz MBA
"A maioria dos alunos do MBA de Marketing no Rio de Janeiro são mulheres. A idade média é de 32 anos, mas já tivemos pessoas de até 70 anos. Exigimos que o aluno tenha no mínimo dois anos de experiência profissional. Curiosamente não temos mais de 15% de alunos com formação em Comunicação. Cerca de 20% são formados em Administração de empresas, outros 15% em Engenharia e têm gente da área de TI, RH, médicos e da área de design".

O MBA Marketing da FGV
"Trabalhamos focados na Estratégia e no Planejamento das atividades de Marketing. Temos uma visão muito mais holística do Marketing. Criamos o MBA em 1996 e já formamos 15 mil alunos em 29 cidades brasileiras, mas só agora em abril vamos lançar na capital de São Paulo. Muitas pessoas que nos procuram estão preocupadas com a empregabilidade. E o fato é que 92% de nossos ex-alunos estão empregados e 52% deles são promovidos. Para 79% dos alunos, o MBA foi determinante para a ascensão profissional".

Acesse
wwww.fgv.br/mba

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss