Spoleto planeja chegar a 500 lojas em todo o Brasil até 2017 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Entrevistas

Spoleto planeja chegar a 500 lojas em todo o Brasil até 2017

Rede quer aproveitar bom momento da economia e expansão do mercado de shopping center para entrar em mais municípios e cidades menores. Em 2013, 48 unidades serão abertas

Por | 10/10/2013

lilian@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mercado de alimentação fora do lar vem crescendo nos últimos anos. Fatores econômicos como o surgimento da Classe C e o crescimento das cidades fora do eixo Rio-São Paulo e outros comportamentais como a falta de tempo da vida corrida têm feito os brasileiros optarem pela conveniência e a praticidade. Para aproveitar o bom momento da economia e a expansão do mercado de shopping center, Grupo Trigo, detentor das redes de alimentação Spoleto, Domino´s Pizza e Koni Store investe em franquias e na estratégia multimarca com o modelo "store in store", em que duas marcas convivem no mesmo ambiente.

Em 2013, estão previstas a abertura de 48 lojas do Spoleto, mais que o dobro da média histórica de 22 unidades. A intenção do fast-food de massas é entrar em mais municípios e cidades menores, continuando com um crescimento forte nos próximos anos. "Pretendemos alcançar 500 lojas em 2017", diz Gustavo Thibau, Gerente de Marketing do Spoleto, em entrevista ao Mundo do Marketing. Veja a entrevista completa.

Mundo do Marketing: Como você vê o mercado de alimentação fora do lar hoje?
Gustavo Thibau: O mercado de alimentação fora de casa vive um crescimento bem forte. E isso é influenciado por fatores macroeconômicos e comportamentais. Um dos fatores macroeconômicos principais que geram essa oportunidade é o surgimento de novos consumidores da Classe C, muito puxado pela distribuição de renda e o baixo índice de desemprego, que geram a expansão do mercado consumidor. Temos visto também um crescimento forte fora do eixo Rio-São Paulo, seguindo em direção ao Norte, Nordeste e para o interior. O próprio crescimento das cidades também aumenta a demanda por conveniência. Outro acontecimento importante é a introdução das mulheres no mercado de trabalho.

Mundo do Marketing: Quais tendências podem ser percebidas?
Gustavo Thibau: No setor, temos visto muitos competidores com foco no modelo de franquias, o que possibilita uma expansão rápida das redes dado que o capital não é próprio. Vemos também muitas redes internacionais de olho no mercado brasileiro e, de fato, chegando por aqui. Outra tendência é que os operadores de food service estão adotando uma estratégia multimarca. Tanto o Grupo Trigo como outros grupos têm utilizado essa estratégia para crescimento. Há também a questão da competitividade desse mercado com o crescimento na quantidade de cadeias. Estamos vendo o nascimento de muitas lojas.

Mundo do Marketing:  Você poderia falar mais sobre a estratégia multimarca?
Gustavo Thibau: O Grupo Trigo começou com o Spoleto e hoje ele detém o direito do uso da marca Domino´s . Somos franqueados da Domino´s internacional e master franqueados no Brasil. O Grupo também comprou a rede Koni Store. Isso é uma estratégia multimarca que estamos utilizando para penetrar no mercado. Como são três marcas, temos possibilidade de oferecer todas elas aos franqueados. É uma tendência de mercado as redes adquirirem mais marcas.

A média de crescimento do mercado de food service tem sido muito alta. Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 11,6%, ou seja, acima do PIB. Com base em números de 2012, as cadeias de loja, que hoje são 7% do mercado de food service, vêm tendo um crescimento maior que os restaurantes independentes. As cadeias estão com um crescimento mais forte, uma outra tendência que enxergamos.

Mundo do Marketing: Como surgiu a ideia de unir duas marcas numa mesma loja?
Gustavo Thibau: Chamamos esse modelo de "store in store". Nós temos as marcas e estamos focando em expansão e tem sido uma barreira para o crescimento o custo de ponto. Como já tínhamos alguns deles, vimos a oportunidade de colocar uma loja dentro da outra. Está dando muito certo.

Mundo do Marketing: Os consumidores não se confundem?
Gustavo Thibau: Tentamos fazer como se fosse uma praça de alimentação. A estratégia é investir o máximo na programação visual da loja para que o cliente não se confunda. Então, fazemos como se fossem dois letreiros e, no interior, a loja é dividida. Começamos com esse modelo em 2011 e temos planos de continuar com ele. Acreditamos que o "store in store" reduz o risco do negócio e aumenta a lucratividade também. Outras redes aqui no Brasil fazem isso.

Mundo do Marketing: Quais são os planos para 2014?
Gustavo Thibau: Esse ano vamos abrir 48 lojas e a média histórica  é de 22 unidades. Nos próximos anos, queremos manter o ritmo de crescimento forte. Pretendemos chegar em 2017 com mais de 500 lojas. Nós estamos surfando algumas ondas, uma é o mercado de shopping center, que vem tendo uma expansão forte e a outra é própria economia, que vem favorecendo o crescimento dos negócios. Queremos entrar em mais municípios e penetrar em cidades menores.

Como estratégia de expansão, nós estamos lançando novos produtos, buscando estar sempre com novidades nas lojas. Desde 2010, trabalhamos com uma família de produtos com precificação mais agressiva, que representa uma participação nas vendas de quase 10%. Fora isso, lançamento de mais produtos com carne bovina, pretendemos lançar mais produtos com carne vermelha.

Veja a pesquisa na íntegra no canal +Mundo do Marketing, exclusivo para a assinantes.


 

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss