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Yahoo! Search Marketing cresce 80% em 2006

André Izay, Diretor Geral da companhia para a América Latina, fala sobre o mercado de links patrocinados

Por | 22/11/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Yahoo! Search Marketing cresce 80% em 2006

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Poucas mídias eletrônicas têm poder de alcance quanto os links patrocinados. Um simples título e uma pequena chamada estão sempre no lugar certo e na hora certa. Afinal, quando você faz uma busca na internet ou lê uma matéria como esta sobre marketing, há sempre uma indicação muito próxima ao que está procurando. É o anúncio na hora em que o consumidor está procurando por um produto.

Não por acaso, as empresas que exploram este mercado que representa 40% da publicidade na internet no Brasil, mostraram significativos crescimentos em 2006. Este é o caso do Yahoo! Search Marketing que vai fechar o ano com um crescimento de 80% em relação a 2005. Na entrevista a seguir, André Izay (foto), Diretor Geral da companhia para a América Latina, fala ao Mundo do Marketing como o mercado vai crescer e as vantagens da publicidade on-line.

Como está a operação do Yahoo! Search Marketing na América latina hoje?
Temos escritórios no Brasil, na Argentina e no México. No Brasil temos mais de 60 parceiros, entre eles Uol, iG, iBest, Globo.com que trazem grande retorno para esta operação.

Quais são as outras fontes de receitas do Yahoo! no Brasil além dos links patrocinados?
Temos basicamente os links patrocinados em algumas versões: o normal, que é aquele associado a uma palavra-chave, e o que é relacionado a um conteúdo específico, como o Yahoo! Respostas. Estamos iniciando um período de maturidade e com uma expansão interessante. Hoje este mercado representa um percentual pequeno (de 1,8%) se comparado à audiência que a internet tem e por aí se vê o potencial que temos para crescer.

A internet tem um público qualificado e vem crescendo a cada dia, porém os investimentos na publicidade on-line ainda são tímidos.
O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de internautas e a penetração é grande, sem considerar os acessos públicos. Outro dado interessante é que mais da metade dessas pessoas já acessam via banda larga, o que é mais do que em países desenvolvidos e o que demonstra ainda mais a qualificação deste público e a possibilidade de interação com o usuário.

Qual é o desafio que os profissionais de marketing e os publicitários têm que transpor para fazer este mercado crescer mais rápido e investir em links patrocinados também?
O link patrocinado traz um número muito maior de empresas que não anunciavam na internet porque eles têm possibilidade de fazer um investimento muito menor se comparado às mídias tradicionais. Isso possibilita focar num público que está procurando por um determinado produto e serviço e te dá a possibilidade de entrega muito maior. Esse é um lado da história que teve um crescimento de 80%. Então, o grande desafio é trazer os grandes anunciantes porque a internet é um veículo importante para eles.

Qual será o investimento do Yahoo! Search Marketing diante deste cenário?
Nosso investimento é muito forte no trade e no desenvolvimento dos pequenos anunciantes, que são a maior parte dos nossos clientes.

A internet é um veículo novo e que muda muito rápido. O que vem de mudança daqui para frente?
Falando especificamente sobre o Brasil, vemos os sites, os produtos relacionados à comunidades e os conteúdos produzidos pelo usuário com um crescimento muito grande. Neste sentido, estamos muito bem posicionados porque temos conteúdo e plataformas de comunicação e de interação. Um exemplo é o Yahoo! Respostas lançado há três meses e que já tem 3,5 milhões de acesso.

O caminho é interatividade e o relacionamento on-line.
Um exemplo prático disso é a criação de comunidades por parte dos anunciantes. A Nike fez um patrocínio sobre a corrida 10K pergunta aos usuários o que eles fariam depois que cruzassem a linha de chegada. Teve um volume gigantesco de usuários respondendo e interagindo com o portal. Um case como esse faz o anunciante interagir e ter relacionamento com o seu público.

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