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Dafiti aposta em segmentação e geração de conteúdo

Varejista online usa as tecnologias disponíveis para avaliar histórico e outras informações do usuário. Com isso, busca uma comunicação mais personalizada e eficiente

Por | 22/07/2013

anapaula@mundodomarketing.com.br

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conteudo,blog,segmentação,Dafiti,redes sociaisPara se tornar a maior varejista online brasileira de moda, a Dafiti tem investido em pesquisas que buscam entender quem são seus consumidores e quais as melhores formas de atingi-los.  A loja virtual criada em 2011 alcançou recentemente 25 milhões de visitantes únicos e soma 85 mil produtos de mais de 800 marcas. A aposta em uma comunicação segmentada com o objetivo de obter um maior retorno de investimentos também tem a função de ajudá-la a alcançar a meta de ter 5% do mercado total de moda do Brasil em cinco anos.

O meio online é hoje a principal forma de divulgação da Dafiti e, por meio da avaliação do histórico do usuário, a varejista traça as estratégias de comunicação e atendimento do seu público, formado por 70% de mulheres e 30% de homens. "Temos ferramentas especializadas de CRM e o SAC é personalizado. Quando o consumidor liga, já temos acesso a todas as informações que coletamos dele para poder atendê-lo melhor. Entender cada cliente e oferecer o produto ideal de forma rápida e fácil é essencial para que ele continue comprando conosco", avalia Gabriel Porto, Gerente de Marketing da Dafiti, em entrevista ao Mundo do Marketing. Veja abaixo:

Mundo do Marketing: Como a Dafiti busca atingir seu público alvo na internet?
Gabriel Porto:
Conseguimos fazer uma segmentação na internet, tanto nas redes sociais, quanto nos blogs para escolher o conteúdo que a pessoa está interessada em receber ou ler. Com isso, podemos segmentar um conteúdo específico, por exemplo, no Facebook, porque já temos um filtro das pessoas que gostam e curtem sites de moda e que querem receber informações sobre tendências e marcas famosas. A partir da segmentação desse público, fazemos uma comunicação específica para ele.

A intenção é que cada usuário que tenha acesso a uma comunicação da Dafiti, veja uma algo personalizado.  Depois que conhecemos o cliente e a melhor forma de nos comunicarmos com ele, iniciamos o envio de e-mails e malas diretas. Sempre buscamos utilizar o histórico e as informações sobre a pessoa para atingi-la da melhor forma e a tendência é conseguirmos melhorar ainda mais a personalização utilizando as novas tecnologias disponíveis.

Mundo do Marketing: A Dafiti também faz ações em redes sociais de nicho. Por que realizar iniciativas nesses espaços se nas grandes redes sociais já há uma segmentação em busca de pessoas com interesses específicos?
Gabriel Porto:
Todo o ambiente online e até offline que está relacionado à moda é importante. Queremos estar presentes em todos eles. Não só o Facebook por ser grande, mas as redes sociais menores também. A intenção é ter uma grande cobertura para conseguir atingir 100% do público. Apesar de serem plataformas menores, são representativas.

A gestão das redes sociais maiores é feita por nós e quem cuida das menores são os nossos afiliados, que entram em contato para fazer parcerias e ações de divulgação. Um parceiro nosso entrou em contato com o Fashion.me, por exemplo, e agora temos iniciativas sendo realizadas lá.

Mundo do Marketing: Vocês investem apenas nas plataformas especializadas em moda?
Gabriel Porto:
O nosso foco principal é moda, mas temos outros pilares que identificamos como importantes e onde temos de estar presentes. Temos interesse, por exemplo, em mostrar para os usuários de um site de viagens o que a Dafiti pode oferecer para eles.

Um outro exemplo são temas relacionados a esportes. Temos uma loja virtual de produtos esportivos e por isso é importante para a Dafiti estar presente em sites que falam de um campeonato brasileiro ou algo assim. Além das redes sociais mais especializada e sites, acredito que os blogs estão cada vez mais fortes e que também têm muito a acrescentar ao nosso negócio. 

Mundo do Marketing: As ações são prioritariamente publicitárias?
Gabriel Porto
: Um pouco mais da metade do que fazemos é publicidade, mas também fazemos muitas ações focando em divulgação de conteúdo. A intenção é informar melhor os usuários e clientes para que depois eles busquem a Dafiti para comprar. Hoje temos o site Dicas & Looks, que traz bastante conteúdo com a missão de passar para os usuários e pessoas que gostam desse segmento de moda quais são as tendências e as próximas novidades.

Se vemos que coturno é uma tendência para o inverno, então como podemos ensinar as pessoas a usar esse tipo de bota? Vamos mostrar todas as opções possíveis para que o consumidor receba o máximo de informações sobre o assunto. O hotsite informa, explica sobre o tema e oferece a opção de compra, o que é conveniente para a marca e para os usuários, porque eles têm a facilidade de encontrar logo o produto procuram.

Mundo do Marketing: Que ações a Dafiti pretende desenvolver no meio digital até o final do ano?
Gabriel Porto:
Sempre procuramos fazer algo em datas comerciais, oferecendo uma facilidade ou uma comunicação forte para que o consumidor entenda as vantagens e opções da Dafiti. Agora temos o Dia dos Pais chegando e iremos realizar um concurso cultural no Instagram. A ideia é que o filho tire uma foto do pai em um momento mais estiloso e moderno e compartilhe. O pai do autor da imagem vencedora vai ganhar um vale para comprar produtos na loja.

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