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Lorenzetti estuda entrada em novas categorias com 90 lançamentos

Empresa prepara 90 lançamentos e um selo comemorativo para o aniversário e estuda ingressar em novas categorias de construção civil. Marca espera um crescimento de 13% em 2013

Por | 12/06/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

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A Lorenzetti completa 90 anos em 2013, e espera crescimento de 13% com faturamento de R$ 580 milhões. Como parte das comemorações a empresa cria um selo comemorativo de aniversário que acompanha o lançamento de 90 produtos.  As novidades acompanham o posicionamento da marca de se inserir em novas categorias relacionadas à construção civil.

Em nove décadas de mercado a companhia já produziu artigos de diversas categorias, desde parafusos de precisão, motores movidos a energia elétrica, aquecedores de gás, baixelas e até patins, sempre buscando suprir demandas do mercado. O maior salto nas vendas aconteceu com o lançamento do seu produto mais conhecido: o chuveiro elétrico automático. Atualmente a empresa se insere em novos seguimentos e fortalece seus investimentos no setor de metais sanitários que é a unidade com maior crescimento da marca.

A empresa investe atualmente de 10 a 12% do faturamento total em novos produtos que contam com pesquisas de mercado e de opinião para assegurar o sucesso de aceitação. "Não temos economizado em lançamentos, é uma receita que tem dado certo. Acho que a indústria tem esse papel de lançar tendências e despertar o interesse do consumidor de ter um produto melhor, isso faz com que o mercado se aqueça e que a Lorenzetti se destaque ganhando mercado dos concorrentes", comenta Alexandre Tambasco, Diretor Comercial da Lorenzetti, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mundo do Marketing- Quais são as novidades para o ano dos 90 anos?

Alexandre Tambasco- Estamos fazendo 90 anos com o lançamento de 90 produtos. Ainda para as comemorações lançamos um selo comemorativo dos 90 anos que estará presente em toda nossa comunicação, acrescentamos nossa assinatura em todos os anúncios de revistas. Temos um calendário de eventos que começou com a Fecon onde fizemos um túnel do tempo contando toda a história da Lorenzetti. Para fechar vamos fazer também uma festa para os funcionários.

Mundo do Marketing-Como a empresa equilibra os investimentos em lançamentos?

Alexandre Tambasco- Nós investimos cerca de 10 a 12% do nosso faturamento em lançamentos. Além de dar um produto melhor para o consumidor, também estamos apostando no país e na economia e geração de empregos. Com a construção de fábricas de cinco anos pra cá contratamos 1.000 funcionários, não entramos nas políticas de demissão. Estamos em um momento muito feliz, fazendo 90 anos com um espírito jovem, lançando produtos e entrando em novas unidades de negócio. Estamos com uma cara nova, estamos nos reinventando constantemente, com energia de um menino, como diz o slogan "Mais do que você imagina".

Mundo do Marketing- Histórias como a da Lorenzetti servem de inspiração para empresas que estão começando. O que você aponta como os pilares de sucesso da Lorenzetti?

Alexandre Tambasco -Existe um paradigma de que para começar tem que partir de uma grade idéia, mas não foi bem assim, funcionou a máxima que diz que o sucesso é 90% transpiração e 10% inspiração. Desde a fundação da Lorenzetti em 1923, já fizemos de tudo um pouco, parafusos de precisão, motor elétrico, bombas de poço, patins, talher, porta copo, baixelas, material elétrico, fomos acompanhando o desenvolvimento do país. O esforço era suprir as demandas em diferentes áreas, sempre pensando: o que o país está precisando agora? Naquela época a industrialização era recente e tudo era importado.

A empresa foi se reinventando, descobrindo para onde ia desenvolvendo o que era necessário, algumas coisas deram certo, outras errado. Com invenção do chuveiro elétrico automático a empresa deu seu maior salto. A dica é não desistir de primeira, tem que tentar e persistir, com força de vontade se encontra o produto certo. O ideal seria ter a grande idéia, mas na realidade o que acontece que tem que transpirar muito até as idéias serem aceitas.

Mundo do Marketing- Como não perder a identidade mudando tanto de produto ao longo dos anos, como preservar a marca em meio a tantas adaptações?

Alexandre Tambasco- A Lorenzetti se baseia em dois pilares importantes que são a valorização do funcionário e do consumidor. Dentro da empresa sempre escutamos falar que desde a época dos fundadores Lorenzo Lorenzetti, Eugênio Lorenzetti e Alessandro Lorenzetti, o respeito com os funcionários era uma prioridade. Os três iam todos os dias cumprimentar todos os funcionários e ajudavam todo mundo no que fosse possível. Até hoje a Lorenzetti guarda esse resquício de ser uma grande família.

Atualmente temos 4.000 funcionários e nem todo mundo se conhece mas a empresa trata os funcionário com um carinho e respeito muito grande, prova disso é o número baixíssimo de funcionários que pedem demissão. Temos funcionários com longo tempo de casa, entramos para o Guiness Book com a funcionária que trabalhou mais tempo na mesma empresa, dona Cida permaneceu 70 anos conosco. A turma que entra vai ficando, eu entrei há 20 anos como estagiário, foi meu primeiro emprego, hoje sou Gerente de Marketing. O respeito ao consumidor é igualmente importante, todos os produtos são muito testados antes de serem lançados, temos  cuidado e zelo para laçarmos produtos de qualidade, queremos que a marca seja vista como confiável, que produz produtos duráveis e tem um bom custo-benefício.

Mundo do Marketing- Antigamente o ponto de partida da Lorenzetti para o lançamento de um produto era a necessidade do momento, independente da categoria. E hoje, como é o processo de pesquisa e análise da empresa antes de lançar um produto?  Como é o processo criativo?

Alexandre Tambasco - Estamos muito profissionalizados, temos uma área de inteligência de mercado, onde contratamos muitas pesquisas, realizamos muito focus group com o consumidor final. Outra preocupação é o designer, temos uma equipe interna de designers que projetam produtos, isso tudo é sempre feito escutando o consumidor. Estamos felizes com os resultados, ano passado ganhamos o prêmio de designer Casa Brasileira com a Ducha Advanced. Alcançamos o primeiro lugar, deixando para trás multinacionais como Hypo, Arno, LG, grandes empresas internacionais que tem soluções de designer. É prova de que estamos no caminho certo.

Ouvir o consumidor é prioridade, se ele não aprovar mexemos, mudamos, ajustamos e testamos outra vez, foi aprovado? Então lançamos. Tudo isso sem descuidar das tendências de mercado, o profissional de Marketing tem que estar muito antenado com as tendências, sejam elas mega, macro ou micro, de sociedade ou comportamento. Queremos lançar sempre produtos inovadores, a nossa linha de metais sanitários está há 10 anos no mercado entramos com o objetivo de diferenciar designer e elevar a qualidade. Atualmente é a nossa unidade que mais cresce ano a ano.

Mundo do Marketing- A Lorenzetti tem entre seus lançamentos opções de produtos que economizam água e energia. Como a empresa enxerga a questão da sustentabilidade?

Alexandre Tombasco - Falar de produtos sustentáveis como um todo é uma obrigação de todas as empresas se queremos que nossos filhos e netos encontrem um país com oxigênio, água e condições de vida. A Lorenzetti entende muito bem essa questão, temos produtos com compromisso de  economizarem recursos e que utilizam materiais recicláveis, mas isso se estende para nossa linha de montagem e para as plantas das nossas fábricas.

Um exemplo são as três fábricas de metais que montamos nos últimos 10 anos, investimos em equipamentos para galvanoplastia mais moderno e mais caro que pudesse reaproveitar água e não dispensasse produtos químicos na natureza. Temos uma área específica que cuida da parte ambiental, nossos processos fabris todos envolvem reutilização de água, na fundição invés de jogar fora a areia utilizada para moldes e comprar outra, o que sairia mais barato, preferimos reutilizar. Podemos sim nos considerar uma empresa preocupada com o meio ambiente e com a sociedade.

Mundo do Marketing- O consumidor da Lorenzetti normalmente é o chefe da família, mas temos acompanhado algumas ações da empresa, como o Cine Praça, que envolve toda a família. É uma preocupação da empresa se comunicar com todas as faixas etárias? Quais são as estratégias de comunicação adotadas?

Alexandre Tambasco- Realmente. A Lorenzetti pega o consumidor desde que ele está montando a sua primeira casa, mas isso se estende para toda a vida com reformas e construções. Nosso público vai desde a classe A até a classe D e o primeiro contato acontece geralmente próximo ao casamento, por isso escolhemos focar em família. Pegamos por essa vertente para comunicar os nossos produtos, pois todos eles remetem ao uso em família: o preparo da comida com uma água purificada, o banho da criança, o relaxamento no chuveiro após o trabalho. Tentamos resgatar os valores da família e transmitir sensações em tudo que falamos. Queremos sim falar com toda a família, o pai compra o produto, mas todos utilizam. Promover a chance de um entretenimento está diretamente relacionado a este posicionamento

Mundo do Marketing- Depois dos metais sanitários e das lâmpadas, a empresa pretende entrar em novas categorias? Quais?

Alexandre Tambasco- Estamos estudando novas categorias para entrar. Estamos inseridos no universo da construção civil, então tudo que permear esta área e que tenha sinergia com nossos canais de distribuição e com a marca Lorenzetti são objetos de estudo nosso. Temos prospectado muitos negócios,  sempre atentos a novos negócios para investir. A Lorenzetti é uma S.A de capital fechado, estamos com um poder de investimento muito alto, a empresa está muito sólida financeiramente. 

Mundo do Marketing- Qual a expectativa de crescimento da empresa para este ano?

Alexandre Tambasco- Acreditamos em 13% de crescimento, devemos chegar a R$ 580 milhões de faturamento.



Veja também no acervo do + Mundo do Marketing: " Lorenzetti completa 90 anos e foca em sustentabilidade"
Em comemoração ao aniversário, empresa preparou 90 lançamentos. Marca que já produziu até patins e se consagrou com os chuveiros elétricos automáticos. A Lorenzetti passou por mudanças em seu portifólio, planeja entrada em novos segmentos relacionados a construção civil e põe o foco na sustentabilidade.

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