Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Entrevistas

Alberto Blanco promete sacudir o mercado (mais uma vez)

Blanco é conhecido por suas idéias inovaras, pelo reposicionamento das estratégias de marketing da Telemar e pela criação da marca Oi. Nesta entrevista, ele fala de seus projetos, de Second Life e do celular como m&iacut

Por | 19/07/2007

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Alberto Blanco promete sacudir o mercado (mais uma vez)

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Nove meses se passaram desde a saída de Alberto Blanco da Oi até o lançamento oficial de sua agência neste mês num projeto para a nova turnê internacional do cantor e Ministro da Cultura Gilberto Gil. Conhecido por suas idéias inovadoras, o executivo deixou a diretoria de novos negócios da então Telemar, no ano passado, depois de um legado como um diretor de marketing que mudou a história da empresa e de certa maneira sacudiu o mercado de telecomunicações no país. Agora, Blanco quer movimentar a web.

Com o lançamento da "Gruda em Mim Que o Boi Não Te Lambe", Alberto Blanco, junto com seu sócio Christian Rôças, está focado em projetos especiais de Internet e de tendências. Em seu primeiro grande projeto, a agência colocará a turnê de Gil, Banda Larga, na internet com direito a blog, vídeos produzidos por fans e eventos no Second Life. É uma nova forma de contato com o artista, explorando todos os meios digitais.

Nesta entrevista ao Mundo do Marketing, Blanco afirma que as empresas ainda precisam aprender melhor a utilizar a Internet como fonte geradora de negócios e interação com o consumidor. O executivo, que também teve passagens pela Johnson & Johnson e pela Brahma, fala ainda do Second Life e do celular como mídias do presente e de um futuro bem próximo.

Como surgiu a agência?
Venho acompanhando a internet há bastante tempo. Vamos ver uma mudança grande nos próximos anos e por isso tive a idéia de montar uma equipe, ainda pequena neste momento, para entender para onde está indo este mundo e aproveitar as oportunidades de negócios. O primeiro caso que aconteceu foi o do Gil, que é uma pessoa que está numa vanguarda absurda, de uma visão extraordinária.

Vender CD hoje é complicado e vocês estão propondo novos meios de contato com o artista.
O formato que existe até hoje está desatualizado e vai ficar cada vez mais para trás. O mundo é web. Hoje você entra na internet e tem acesso à praticamente tudo. Tenho uma filha de oito anos que já chega em casa para fazer trabalho da escola na internet. Este é o mundo desta nova geração. Não adianta ter leis e regulamentação para que as pessoas que estão no mundo analógico continuem neste mundo porque estamos na era digital. Essa mudança é inevitável e que enxergar isso e começar a se mover primeiro vai ter uma vantagem.

Falando de mundo digital, como você está vendo o Second Life e o que você espera deste novo meio, quando já há empresas nos Estados Unidos deixando a segunda vida?
É muito difícil falar do futuro. Se soubesse exatamente o que vai ser o Second Life daqui a cinco anos te garanto que estava rico. Acho que hoje o Second Life é uma onda que pode se tornar numa coisa maior ou não. Isso é meio óbvio, mas a verdade é que tem cada vez mais pessoas entrando. Se você ficar na Ilha Brasil, local onde os avatares "nascem", você vai ver as pessoas caindo ali numa velocidade cada vez maior. Se isso vai continuar crescendo é difícil de dizer, mas hoje é uma mídia interessante porque com pouco investimento você consegue fazer ações interessantes. Hoje vale a pena e temos uma equipe trabalhando nisso. O quanto isso vai evoluir vai depender também de como o pessoal do Second Life vai fazer o software evoluir porque ainda é um pouco lento e tem algumas restrições.

Vai depender também do que as empresas que estão lá dentro vão fazer.
Tem "n" casos de ações que são e não são interessantes. Depende muito de como as pessoas trabalham este meio, assim como na internet, pois tem muita gente que trabalha de forma equivocada. Tudo mundo ainda está numa fase de aprendizado muito grande. A verdade é uma só: o mundo não vai para trás. Se não for o Second Life, vai ser uma outra coisa semelhante que vai surgir. E se estamos hoje nisso, vamos aprender, vamos estar preparados para a próxima coisa que vier.

O que vocês estão fazendo no Second Life?
Tem coisas que ainda não podemos falar, mas a primeira grande ação é essa do Gil, que terá uma ilha com tudo que terá no site, como vídeos, som... Os outros projetos ainda estão sendo fechados, pois a agência ainda é muito nova.

E o que é essa nova agência?
Olha, não tenho muita coisa para falar além desta ação para o Gil porque ainda estamos fechando os outros projetos, mas a idéia é fazer coisas diferentes do que é feito atualmente na web. É trabalhar a web em sua plenitude, não ficar nessa coisa de banner que é batida e não dá muito resultado.

Estamos falando de internet, mas também tem o celular como mídia.
Acredito muito nisso. O celular vai ser a grande mídia de um futuro muito próximo. Tem outro projeto que estou trabalhando e que em breve estaremos anunciando que vai sacudir o mercado.

Você pode adiantar o que será?
Não, não (risos). Não era nem para estar falando isso. Normalmente quando as pessoas perguntam o que estou fazendo digo que estou desempregado. Já falei muito mais do que falo para todo mundo.

Por que você saiu da Oi?
Para seguir projetos pessoais e sonhos próprios que eu já tinha há muito tempo, mas que não cabiam mais dentro da Oi. A proposta que tinha foi atingida, que era fazer uma consolidação de marcas e que a marca da Oi se transformasse na do grupo todo (Telemar). Isso foi implementado e tem gente muito competente tocando isso lá hoje. Já tinha vontade de realizar outras coisas, uma delas é esta agência e tem mais dois que estarão nascendo nos próximos meses.

Acesse
www.grudaemmim.com.br
www.secondlifebrasil.com.br
www.oi.com.br





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss