Publicidade

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Dino

Crise econômica faz consumidores trocarem viagem de avião por passagem de ônibus

Perda de passageiros no transporte aéreo foi de 6,9% até outubro do ano passado, em relação ao mesmo período de 2015

Categoria: Negócio

Autor: DINO

Data de Publicação: 11/01/2017

A crise econômica está fazendo com que os consumidores repensem seus hábitos de consumo e de lazer para evitar gastos desnecessários. No setor do turismo, muitos brasileiros estão abrindo mão das viagens de avião para dar preferência às rotas rodoviárias. O preço das passagens de ônibus é um dos fatores determinantes para o aumento na procura pelos bilhetes.

Outro fator relevante para quem quer economizar é a alta no dólar, que diminui o interesse dos turistas brasileiros por atrações no exterior e aumenta a procura por destinos domésticos. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, 80% das pessoas preferem viajar pelo país.

A pesquisa também apontou que o número de turistas interessados em comprar passagens de ônibus foi o maior dos últimos cinco anos, alcançando 17,2% em maio de 2016.

Para ter noção da diferença entre os preços, uma passagem de ônibus partindo do Rio de Janeiro , da Rodoviária Novo Rio, em direção a Rodoviária Tietê, em São Paulo, custa a partir de R$ 99 na Auto Viação 1001 .

Em contrapartida, um voo da capital fluminense para São Paulo, é comercializado por R$ 400, dependendo da companhia aérea. A pesquisa foi feira para o dia 9 de janeiro de 2017, no horário da manhã.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estima que 7,3 milhões de pessoas deixaram de viajar de avião dentro do país até outubro do ano passado. Em relação ao ano de 2015, a queda de passageiros no transporte aéreo doméstico foi de 6,9%.

Empresas de ônibus investem em tecnologia e conforto para atrair passageiros
Em virtude do aumento na procura, as empresas de transporte rodoviário estão investindo na qualidade dos serviços para continuar atraindo o interesse dos turistas. Além de mais segurança e conforto nos veículos, os passageiros também valorizam ônibus modernos, com sinal de internet, televisão e outros atrativos para os viajantes.

Facilidade para a compra de passagens por telefone ou pela internet e diversidade de horários também são quesitos importantes para os passageiros. A Auto Viação 1001 passou a oferecer Wi-fi gratuito nas linhas rodoviárias que ligam o Rio a São Paulo. A empresa também oferece, em alguns veículos, tomadas USB para carregar celulares, tablets e notebooks.

O investimento total da companhia para a compra de novos veículos foi de R$ 16 milhões. Outro diferencial da empresa é que, nas rodoviárias Novo Rio, Niterói, São Paulo, Campos dos Goytacazes e Florianópolis, os clientes contam com salas VIPs onde é possível aguardar o embarque com comodidade e segurança.

O investimento das empresas de transporte rodoviário em tecnologia, inovação, praticidade e em boas práticas gera reconhecimento e reflete na imagem das companhias no mercado.
Recentemente, a Viação Garcia participou do Prêmio ANTP-ABRATI 2016 ? Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros? com o projeto 'Check-In Digital', que possibilita o embarque imediato do consumidor que comprou a passagem pela internet.

Antes da iniciativa 'Check-In Digital', os passageiros tinham que se locomover até um guichê da empresa ou até uma agência para retirar a passagem comprada pela internet. Com o projeto, a empresa disponibiliza o número de um voucher ao cliente e ele deve apresentá-lo juntamente com documento de identidade antes do embarque.

Graças ao projeto, a empresa foi contemplada com troféu, certificado e selo de referência. A premiação, que tem abrangência nacional, é promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros
A Garcia transporta cerca de 14 milhões de passageiros por ano, com linhas que ligam os estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.


Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Receba nossa newsletter

Cases, Reportagens Especiais, Artigos, Entrevistas, Notícias e as novidades do nosso portal direto no seu e-mail.

+ 3 acessos gratuitos por mês.