Dia dos Namorados: GenZ quer personalização, 55+ querem sex toys Bruno Mello 11 de junho de 2024

Dia dos Namorados: GenZ quer personalização, 55+ querem sex toys

         

Data deve movimentar quase R$2,6 bilhões e setor de sex shop estima crescimento de 5,6%; veja o que marcas estão fazendo para aproveitar a ocasião

Dia dos Namorados: GenZ quer personalização, 55+ querem sex toys
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Celebrando 75 anos desde a sua criação no Brasil, neste ano, o Dia dos Namorados deverá gerar um volume de vendas de cerca de R$2,59 bilhões, conforme apontam as projeções calculadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa representa um aumento de 5,6% em comparação ao montante registrado no ano passado.

Boa parte desta movimentação será impulsionada por pessoas na faixa de 24 aos 34 anos, mais propensas a abraçar a proposta da data. A título de comparação, 68% dos entrevistados pertencentes a esta faixa etária disseram, em uma pesquisa conduzida pela Ecglobal, que vão celebrar o Dia dos Namorados. Por outro lado, apenas 40% dos entrevistados com 55 anos ou mais demonstraram a mesma certeza.

Entre os 55+ que pretendem celebrar a data, no entanto, os ritos de comemoração prometem ser intensos. Dados divulgados pela Shopee apontam que os consumidores de 55 a 65 anos são os campeões em buscas por produtos e artigos de sex shop, e foram os responsáveis por um crescimento de 130% por ítens de bem estar sexual – preservativos (+180%), brinquedos eróticos (260%+) e lubrificantes (+340%) – na plataforma.

Já a Geração Z revelou um grande interesse por presentes personalizados, que expressam emoções, bem como a identificação deles com marcas comprometidas com valores socioambientais, como sustentabilidade, o empoderamento feminino e a diversidade, conforme aponta um mapeamento de tendências entre os Zoomers divulgado pela Macfor.

O comportamento da GenZ também é marcado pela redução da incidência de termos materialistas associados à data, como “oferta”, “promoção” e “desconto”, contraposto pela ascensão do DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), uma tendência de presentes que se alinha com a maior consciência ambiental e o afastamento de compras de luxo, mais afinadas com o consumismo.

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O ato de presentear deverá ser praticado por 59% dos 96 milhões de consumidores que deverão ir às compras para a ocasião, segundo pesquisa CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas. Neste recorte, os canais digitais estão confirmando a sua relevância em datas sazonais: entre os que dizem que irão comprar pela internet, 67% pretendem comprar em aplicativos, 62% em sites e 13% pelo Instagram.

Com efeito, durante o período do Dia dos Namorados no ano passado, os aplicativos de e-commerce registraram sessões 3% superiores à média anual e 7% acima da média mensal, com um crescimento de 50%. As instalações de aplicativos de compras foram 36% superiores à média anual e 21% acima da média mensal, resultando em um crescimento de 62%.

Os queridinhos dos apaixonados 

Empregando tecnologia quantitativa para avaliar dispositivos conectados à internet – mobile ou aparelhos domésticos – a Logan identificou as principais interações entre os consumidores e as categorias de produtos e presentes desejadas no Dia dos Namorados.

Moda foi a grande campeã da avaliação, registrando interações com 95,1 milhões de dispositivos. Cosméticos e Maquiagem (89,5 milhões de dispositivos) e Chocolates (74 milhões de dispositivos) fecham o Top 3. O levantamento obtido pela tecnologia proprietária da Logan também aponta que 54% dos devices analisados pertencem às mulheres, enquanto 46% são de homens.

Produtos de beleza e perfumaria foram apontados como os artigos ideais para presentear tanto as mulheres (68%) quanto os homens (63%), conforme apontam os dados de uma pesquisa conduzida pela Ecglobal. A mesma análise mostra que as mulheres são mais propensas a presentear com eletrônicos, roupas, sapatos e acessórios de moda, enquanto os homens demonstram uma preferência maior por presentear com joias.

Campanhas e ações para o Dia dos Namorados 

De olho nas boas estimativas para a data, marcas apostam em campanhas fortemente pautadas pela oferta de experiências de conexão entre os casais e na criação de momentos inesquecíveis, imortalizados através de uma foto, como a ativação proposta pela Kodak em parceria com a Roda Rico, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo.

A ativação contempla casais – ou valentines –, que passam por um circuito que começa em um espaço instagramável onde cada pessoa receberá uma foto impressa do momento, tirada pela Mini Shot Retro, nova câmera da Kodak. Em seguida, os participantes podem passear na maior roda-gigante da América Latina e aproveitar um jantar romântico ao anoitecer.

Segundo Fernando Perfeito, Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics, distribuidora exclusiva autorizada no Brasil para a linha de câmeras instantâneas e impressoras de fotos da Kodak, a ideia é que os namorados façam algo romântico, que fique para sempre na memória e no papel, já que as fotos da Kodak foram feitas para durar, no mínimo, 50 anos.

Confira o que outras marcas prepararam para o Dia dos Namorados:

Pernambucanas 

A Pernambucanas celebra o Dia dos Namorados através da mensagem: todo encontro de amor vale a pena, e cada um tem sua própria maneira de ser vivido. Com o mote “Todo amor tem seu estilo”, a campanha da Pernambucanas celebra os encontros apaixonados, destacando momentos de casais que se presenteiam das mais diferentes maneiras.

A campanha captura a emoção dos namorados e apresenta a coleção de roupas especialmente criada para usar nos encontros ou presentear. Nas lojas, site e no app da Pernambucanas, já está disponível a coleção completa de looks – casuais, básicos ou descolados, femininos e masculinos.

A linha exclusiva também acompanha um fashion film, realizado pela agência In House da varejista e gravado em um famoso parque localizado em Cotia (SP), com cenários que remetem a encontros.

Veiculada nas redes sociais da varejista, o objetivo da campanha é mostrar que o Dia dos Namorados é uma oportunidade para os casais se divertirem juntos e aproveitarem os produtos da marca, já que este é um dos momentos mais especiais do calendário anual do varejo.


Plaza Premium e Arcor 

Pensando em unir a tradição junina ao Dia dos Namorados, o Plaza Premium Group se uniu à Arcor para criar o “Arraiá Plaza Premium Lounge e Arcor: Leve Amor onde for!”. A ideia é oferecer uma experiência diferenciada aos clientes durante umas das festas mais brasileiras do ano.

A partir de 12 de junho e durante todo o mês, os Plaza Premium Lounge de GRU Airport (embarque doméstico do terminal 2) e do RIOgaleão (embarque internacional) ganham barracas juninas e temáticas com espaços instagramáveis e distribuição dos doces Arcor.

Segundo Aline Fernandes, gerente da categoria de Guloseimas da Arcor, a união entre dois acontecimentos tão marcantes no calendário brasileiro, em parceria com os lounges para levar o Amor para diversos cantos do país, está em total sintonia com a conexão que a marca busca criar com os consumidores.

Plaza Premium e Arcor 

Chandon 

Na primeira semana de junho, a Chandon realizou dois jantares românticos para celebrar o Dia dos Namorados, convidando casais da Comunidade Chandon para viverem uma experiência especial em dois prestigiados restaurantes parceiros em São Paulo: Gael e Love Cabaret.

O evento contou com a presença de Levis Novaes, Naty Edenburg, Gabriel Holtz, Mariah Rovery, Jay Boggo e Pri Matta e seus acompanhantes, para um jantar exclusivo com Chandon e gifts com chocolates Lindt.

Para estender a experiência ao público nacional, a Chandon conta com uma rede de  100 restaurantes parceiros de alta gastronomia nas principais cidades brasileiras, oferecendo menus harmonizados com os exclusivos rótulos da Chandon. Casais que celebrarem a data com uma garrafa da marca serão presenteados com dois cornets Lindt Lindor Ao Leite 37g.

chandon

Dr. Peanut

A Dr. Peanut desenvolveu uma oferta exclusiva no e-commerce para agradar tanto os solteiros quanto os comprometidos. Até o dia 15 de junho, nas compras de 2 pastas de 600g, ganha-se outra de 250 nos sabores Beijinho ou Doce de Leite.

Os solteiros podem escolher sabor Beijinho, enquanto o sabor Doce de Leite foi pensado para satisfazer o clube dos comprometidos, explica Rocky Santos, diretor de Marketing da Dr. Peanut.

A campanha é automaticamente aplicada no carrinho de compras e é válida enquanto durarem os estoques.

Dr. Peanut

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