Construindo um Futuro Sustentável no Marketing Digital Bruno Mello 25 de maio de 2023

Construindo um Futuro Sustentável no Marketing Digital

         

André Palis fala sobre como as questões de ESG estão deixando marcas no âmbito digital

Construindo um Futuro Sustentável no Marketing Digital
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O termo “pegada verde” não é comumente usado no contexto do marketing digital. No entanto, no atual cenário de negócios em rápida evolução, a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa tornaram-se considerações importantes para empresas de vários setores. A integração dos princípios ESG (sigla em inglês de Enviromental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) não se limita mais às práticas tradicionais, mas também está deixando sua marca no âmbito digital. Conforme as empresas se esforçam para alinhar seus valores com suas estratégias de marketing, a incorporação de práticas ESG aos esforços de marketing digital pode não apenas gerar um impacto social e ambiental positivo, mas também melhorar a reputação da marca e promover a fidelidade do cliente.

Para cada pilar, podemos enumerar diversas mudanças que podem ser feitas no cenário. Para a responsabilidade ambiental é ideal que se observe a infraestrutura com baixo consumo de energia, como adoção de hardware mais eficiente, otimização das operações do data center e o aproveitamento de fontes de energia renovável para operações digitais, que podem ajudar a reduzir as emissões de carbono e minimizar o impacto ambiental. Outra coisa a se atentar é priorizar a hospedagem na web ecológica com a escolha de provedores de hospedagem que funcionam com energia renovável e podem contribuir para uma pegada digital mais ecológica.

Um ponto extremamente simples e efetivo é, ainda, minimizar o uso de papel em processos de marketing, com documentação digital, contratos eletrônicos e faturamento online. É imprescindível, na hora de pensar nos impactos do marketing digital, se considerar que o setor é propício para educar, portanto, orientar a equipe ou cliente a criarem conteúdos sobre práticas sustentáveis e os inspirar a fazer escolhas mais ecológicas pode ter um impacto social muito positivo. Além de conseguir contar histórias com propósito, com narrativas alinhadas aos princípios ESG e mostrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, o que pode conquistar o público e promover a fidelidade à marca.

No âmbito de impacto social, um dos principais focos é a LGPD, ou em um cenário mais geral, a coleta de dados de maneira ética e com privacidade, já que respeitar o consumidor, implementar práticas transparentes de coleta de dados e obter o consentimento adequado pode ajudar a criar confiança e proteger o cliente. Um marketing mais inclusivo também pode ajudar a abraçar a diversidade e a inclusão em campanhas para criar um sentimento de pertencimento e ressoar com um público mais amplo.

Pensando no pilar de governança e seguindo o compromisso da transparência, é muito importante que as empresas se atentem à publicidade responsável, garantindo a conformidade com os regulamentos, evitar práticas enganosas e aderir aos padrões éticos. Além disso, ter transparência na cadeia de suprimentos com responsabilidade por meio de parcerias com fornecedores e agências éticas e sustentáveis.

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À medida que o mundo se torna cada vez mais consciente das questões ambientais e sociais, integrar os princípios ESG às estratégias de marketing digital é essencial para empresas que buscam sucesso a longo prazo. Ao priorizar a responsabilidade ambiental, o impacto social e a governança transparente, as empresas podem não apenas reduzir sua pegada ecológica, mas também criar confiança, envolver os consumidores e fortalecer a reputação de sua marca.

Adotar o ESG no marketing digital não é apenas uma escolha responsável, mas também uma oportunidade para criar um futuro mais sustentável e inclusivo. Embora o termo “pegada verde” possa não ser amplamente utilizado, essas práticas contribuem coletivamente para uma abordagem mais ambientalmente consciente do marketing digital.

*Por André Palis, Managing Director da Media.Monks Brasil


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