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Suvinil investe no mercado de decoração como diferencial

Palestra durante o Seminário destaca case Suvinil

Por | 04/06/2009

sylvia@mundodomarketing.com.br

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No mercado de commodity, as marcas lidam com o desafio de se diferenciar perante o cliente. Apesar de não estar inserida neste grupo, a Suvinil reconheceu a importância de se destacar no mercado. Para isso, iniciou em 2006 um plano de reestruturação, incluindo mudanças no posicionamento e no foco, como destacou a Gerente de Propaganda e Promoção da Suvinil, Mirian Zanchetta, em sua palestra durante a quinta edição do Seminário Marketing 360º, no Rio de Janeiro.

Comprada na década de 1970 pela alemã Basf, a Suvinil começou a se expandir pelo território nacional. Atualmente, a marca de tintas detém 60% do mercado premium. Mudar a maneira de como o consumidor vê o produto foi essencial para o bom desempenho. "Começamos a trabalhar para que a Suvinil deixasse de ser um item de construção e passasse a ser um item de decoração", explica Mirian.

A decisão de transformar um produto de construção em artigo de decoração foi responsável pela mudança de foco da marca, que passou a falar com mais enfase para o público feminino. Essa escolha pela necessidade que as mulheres sentem de mudar a decoração da casa é um dos focos. A comunicação da marca é sempre baseada nas necessidades das consumidoras, seu comportamento e suas atitudes.


Mirian Zanchetta

Investimento em comunicação
Além disso, a Suvinil reforça sempre a imagem de referência de mercado, trazendo tendências, produtos e efeitos novos. Outro desafio foi provar que pintar a casa não é um processo tão traumático quanto se imagina. A linha de esmalte de secagem rápida, lançada em 2006, e de tintas sem cheiro, de 2008, marcaram o novo posicionamento da Suvinil. Assim como a troca do conceito "A tinta do Brasil" para o slogan "Renovar é fácil. É só querer".

Para todas estas mudanças, investir em comunicação foi essencial. "Temos trabalhado fortemente na comunicação via internet. A marca deixou de ter um portal corporativo e passou a ter um portal de decoração", comenta Mirian. No endereço, o consumidor tem acesso a um simulador de ambientes e a dicas para decoração de sua casa.

Com o novo direcionamento e o crescimento dos investimentos em Marketing, a Suvinil fica cada vez mais próxima dos itens de consumo. Entre as ações realizadas pela empresa está a parceria com o quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck. A marca também investe em mídia impressa, em revistas como Caras e Casa Claudia. Outra ação de destaque é o marketing experimental.

"Fazemos consultoria de cores e sampling em pontos onde a pessoa não está pensando em tinta. Não adianta fazer na loja de tinta", diz Mirian durante a palestra. Segundo pesquisa, quatro meses depois da ação de sampling, 36% pessoas dos participantes compraram Suvinil.

O Seminário Marketing 360° Rio de Janeiro 2009 é patrocinado pela TNS Research International e tem o apoio da Elemidia, propmark, revista Marketing, Band News FM, Gouvêa de Souza, Jornal do Brasil e Virtual Target. A realização é do Mundo do Marketing.

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