Men?s Health mostra novos hábitos do homem | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

Men?s Health mostra novos hábitos do homem

Revista encontrava resistência, mas ganha mercado com boa estratégia

Por | 28/05/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

No Brasil, quando se ouve falar em revista masculina, forma-se na cabeça a imagem de uma mulher seminua na capa, marcas de cerveja, futebol, anúncios de carros, entre outras particularidades deste consumidor. Com três anos de atuação no Brasil, a revista Men´s Health está mudando esta percepção através de capas com imagens de homens "sarados", dicas de estilo e comportamento para um público AB.

A chegada no mercado brasileiro foi marcada por desconfianças e confusão quanto ao público-alvo da revista. Focada no leitor heterossexual, a Men´s Health passava a impressão de ser uma publicação voltada para o público gay principalmente por conta do visual de suas capas. Para reverter este quadro, Alex Stevens, Gerente de Publicações da Editora Abril, acreditou no conteúdo da revista como a melhor estratégia para definir o posicionamento do produto.

Para este ano, a revista que tem 57 mil assinantes está direcionando suas estratégias de Marketing para atrair novos anunciantes. Para fisgá-los, Stevens tem como um dos argumentos a forte circulação da revista que chega a 155 mil exemplares por mês e envolvem ações no varejo, vendas nas bancas e assinaturas. O homem moderno, urbano, que gosta de fazer compras por prazer e de cuidar da saúde e do seu bem-estar é uma realidade e é para eles que a Editora Abril criou o modelo brasileiro da revista americana.

Men's Health mostra novos hábitos do homemImagem confunde posicionamento
Com o mote "Viver Melhor é Fácil" a revista masculina chegou às bancas do Brasil há três anos com homens sem camisa e `bombados´ na capa. Porém, o conteúdo não faz referência à beleza exterior dos homens, segundo Alex Stevens. "A Men´s Health é a revista masculina mais vendida para o público heterossexual dos EUA e nela falamos de bem-estar e qualidade de vida para o homem", diz Stevens (foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.

Baseada em pilares como fitness e saúde, a revista passou por um período onde os leitores não tinham a real percepção do produto. Longe do foco real da revista, esta reação do público não acarretou em ações ou projetos de emergência para posicionar de forma correta a revista. "Através do conteúdo ganhamos espaço já que o homem não tinha uma revista com este perfil", acredita Alex Stevens.

A saída da Editora Abril para atingir o público-alvo foi focar os pilares da revista como dicas e serviços sobre carreira, moda (estilo) e qualidade de vida sempre na capa da publicação. "Trabalhamos forte na distribuição da revista e em palestras para os donos de bancas de jornal e profissionais de mídia de agências de publicidade. Isto consiste em uma introdução e explicação de que a revista não era para gays e sim para o homem moderno", explica o Gerente de Publicações da Editora Abril.

Compras e cuidados com a saúde
A Men´s Health é uma revista voltada para homens entre 18 e 40 anos. De estilo urbano, moderno e que se preocupa com estilo de vida saudável. O sucesso nas vendas mostra um movimento no país onde os homens estão se cuidando tanto quanto a mulher. "É comum hoje um homem ir ao shopping fazer compras por prazer. E é por isso que marcas como Avon, Natura e L´Óreal estão investindo em produtos de beleza masculinos", aponta Stevens.

Entre os anunciantes que já passaram pela Men´s Health estão marcas como Nívea, Nextel, Mizzuno, Vitamina C, Rexona, entre outras marcas de diversos segmentos diferentes. Segundo Stevens, qualquer produto ou marca que esteja inserida no conceito de qualidade de vida pode anunciar. Neste momento, a revista entende que não há como convencer só os consumidores a comprarem, mas também os profissionais de mídia das agências. "Depois desta fase, o foco é mostrar ao anunciante que a Men´s Health é uma revista para homens que ganha destaque em um país machista como o Brasil", explica o Gerente de Publicações da Abril.

Um dos grandes segredos da revista é o conteúdo. Apesar de ser uma publicação de origem estrangeira, o conteúdo não poderia ser o mesmo de outros países devido à cultura e estereótipos diferentes entre os homens de cada região. "Se colocarmos o conteúdo de fora traduzido na revista do Brasil não venderemos nem metade do que vendemos hoje porque o homem americano tem outra estrutura e metabolismo. Toda receita de comida teria pasta de amendoim entre os ingredientes. A grande parte do conteúdo é nacional e com dicas pertinentes ao país", avalia o executivo da Editora Abril.

Distribuindo saúde em busca de anunciantes
O trabalho inicial de distribuição da revista contou com uma viagem pelo Brasil em busca dos distribuidores locais através da DINAP (Distribuidora Nacional de Publicações), empresa do Grupo Abril que faz a distribuição em toda a America Latina. As reuniões tinham como objetivo explicar aos donos de bancas qual o conteúdo, para onde levar e qual era o perfil do leitor. Mas, de acordo com Stevens, o que facilitou o entendimento foi as vendas da revista. "Mesmo treinando o jornaleiro, ele só vai falar da revista se o título vender", conta ao site.

Com as agências de publicidade a Men´s Health usou o mesmo conceito, mostrando o posicionamento da revista através de reuniões. Para complementar este trabalho, a Abril desenvolveu anúncios em TV a cabo, vídeos virais no Youtube e mais de 1 milhão de malas diretas encartadas em revistas de grande circulação. Com 57 mil assinantes, Stevens acredita que o principal fator para a revista atingir estes números é o conteúdo.

A divulgação da revista possui ferramentas comuns ao Marketing. Porém, a Men´s Health usa outras formas para atrair novos leitores. "Fazemos palestras em faculdades para mostrar o que é e como é feita a revista de acordo com o que o aluno está estudando. Falamos de design, propaganda, conteúdo e isto é um multiplicador porque muitos alunos que não liam passam a se interessar", diz Stevens.

Em 2008 a revista desenvolveu ações no varejo com promotoras vendendo diretamente ao consumidor e isto rendeu à Editora Abril um crescimento de mais de 40% nas vendas de Men´s Health. Porém, a estratégia da revista para este ano não tem foco principal apenas o consumidor final. "Queremos atrair novos leitores, mas o nosso grande desafio é trazer anunciantes na mesma proporção. Ate o final do ano o foco será em atrair novas publicidades', conclui.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss