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Aceita Ticket?

Sinônimo de categoria, a marca Ticket soube reconhecer e aproveitar oportunidades para se estabelecer.

Por | 23/05/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Aceita Ticket?

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

O horário do almoço é, depois do fim do expediente, a hora mais esperada para muitos trabalhadores. No restaurante, a pergunta é inevitável: aceita ticket? Se for Ticket Restaurante, não precisa nem indagar. A marca da Ticket Serviços virou sinônimo de categoria e é aceita em mais de 280 mil estabelecimentos. Bom para os mais de quatro milhões e meio de usuários e melhor ainda para as empresas.

Nascida há 30 anos com um investimento de US$ 200 mil do Grupo Accor, a empresa aproveitou a oportunidade criada pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e laçou o serviço pioneiro de ticket refeição. Agora, a companhia, que por muitos anos focou apenas no mercado de refeição e alimentação, fatura R$ 5,6 bilhões com a diversificação do seu portfolio de produtos, oferecendo gestão de frota, consultoria de seguros e gestão de folhas de pagamento para 50 mil empresas.

A Ticket dá aula em aproveitamento de oportunidades. Em 1976, ela se beneficiou dos incentivos fiscais dado às empresas pelo PAT para oferecer um produto inédito no mercado de alimentação que proporcionava, também, segurança, agilidade e praticidade para empregadores e funcionários. "A empresa cresceu muito ao longo dos anos e o vínculo com o Programa de Alimentação do Trabalhador ajudou, inclusive, a exportar essa plataforma", conta Reynaldo Naves (foto), Diretor de Marketing da Ticket Serviços, ao Mundo do Marketing.

Os anos se passaram e, na década de 1990, a companhia já detinha informações privilegiadas de seus clientes: um prato cheio para lhes oferecer mais serviços. Era um momento, também, para reposicionar a Ticket que até então vivia de um único produto. "A empresa percebeu que havia um grande potencial para trabalhar serviços de RH e de gestão de despesas, além de incentivos, com serviços de marketing", diz Naves, explicando que nos anos 1980 o Grupo já havia adquirido a Incentive House, agência de marketing de relacionamento.

Além dos produtos de convênio alimentação, em que a empresa lidera o mercado com 43% de participação, a Ticket Serviços atua com diversos serviços do Ticket Car para gestão de frotas e com o Ticket Seg, destinado a Seguros e Previdência Privada. "A empresa foi se reinventando para oferecer serviços", explica o executivo de marketing.

Agora, o desafio é reforçar o histórico de pioneirismo e liderança da companhia com foco nos serviços de Recursos Humanos, Administração e Marketing. "A nossa marca representa um ativo muito valioso. O mercado nasce com aceitação. E se existe uma empresa com aceitação nestes segmentos essa empresa é a Ticket", afirma Reynaldo Naves.

Conheça a Incentive House




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