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IV Seminário Marketing 360º: Land Rover reposiciona marca e oferece luxo

Marca investe em reposicionamento com experiência

Por | 16/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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IV Seminário Marketing 360º: Land Rover reposiciona marca e oferece luxo

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

O case Land Rover foi apresentado por Luiz Tambor, Diretor de Vendas e Marketing da Land Rover, que mostrou o modelo Defender como o começo da história da marca. Completando 60 anos, a Land Rover é sinônimo de raridade, exclusividade, qualidade, conforto, sucesso, sofisticação. Quesitos que integram também diversos produtos de luxo. "O Defender é um brinquedo de luxo para o consumidor", diz o executivo.

Entre os atributos que os veículos da marca apresentam como diferencial é a mecânica do automóvel, assim como a eletrônica, o couro e os revestimentos internos, carroceria reforçada e isolamento térmico e acústico, além de segurança. Com este requisitos, a Land Rover atingiu 27% de market share em 2007, o que confirma a sofisticação da marca.

Para lançar veículos utilitários de luxo, a Land Rover se baseou em sua supremacia 4X4 e na herança histórica da marca que leva ao consumidor a imagem de autenticidade. Nesta etapa a companhia adotou estratégia para comunicar os novos valores através de tecnologia e sofisticação. "Nos preocupamos em não perder a identidade de espírito de aventura, que é o estilo de vida dos nossos clientes", conta Tambor.

Da lama ao luxo
Com um reposicionamento baseado em veículos premium, a Land Rover buscou atribuir luxo, sofisticação e esportividade sem perder DNA 4X4 da marca. "Procuramos preservar e valorizar o espírito de aventura para transformar uma marca de 4X4 na mais completa linha de utilitários de luxo. A mensagem tinha que mostrar além do que a marca oferece e por isso criamos o slogan Go Beyond (ou Ir Além)", diz o Diretor de Vendas e Marketing da empresa.

Nas ações de Marketing desenvolvidas para o reposicionamento da Land Rover, foi estabelecido o uso de clareza e uma comunicação padrão premium através de precisão e criatividade. "Além de propaganda freqüente em TV e impressos procuramos gerar impacto e afinidade com conteúdo e não só pela mensagem comum", aponta Tambor.

A busca pela diferenciação fez com que a Land Rover desenvolvesse estratégia de co-branding oferecendo experiência aos clientes com outras marcas de luxo, através de atendimento diferenciado, estilo de vida e criar o conceito de que os produtos são mais do que veículos. "O Land Rover Experience - que ainda não acontece no Brasil - leva convidados a lugares exóticos para que tenham experiência real com a marca" completa Tambor.

O evento acontece em São Paulo no hotel Blue Tree Towers Morumbi e é patrocinado pela Accentiv´, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2.

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