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IV Seminário Marketing 360º: Vaio constrói marca através de experiência no PDV

A quarta edição do seminário é patrocinado pela Accentiv?, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience com organização do Grupo B2

Por | 15/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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IV Seminário Marketing 360º: Vaio constrói marca através de experiência no PDV

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Presente em 48 países, a Vaio está no Brasil há dois anos e o objetivo da empresa é atingir 7 milões de unidades comercializadas este ano e projeta 10 milhões de vendas para 2010. Todo o planejamento da marca será construído através de estratégias digitais, aplicações inteligentes e atendimento a demanda dos consumidores por preços mais acessíveis. Tudo integrado dentro do ponto-de-venda.

A empresa chegou ao Brasil de olho no crescimento do país em relação à aquisição de notebooks. Com o cenário favorável, a Vaio tem o objetivo de ganhar market share e para isso já investe na produção local de notebooks que, segundo Gustavo Araújo, gerente de produto da Vaio, é fundamental para o desenvolvimento da marca.

A construção da marca Vaio seguiu premissas como a de saber qual a sua essência, posicionamento, proposta de valor - que deve ser única e diferente de todas as marcas que estão no mercado - e os seus atributos. "Buscamos fornecer experiência, ilimitar a capacidade das pessoas através de desempenho e design. Hoje o posicionamento da Vaio estabelece uma marca de experiências", diz Araújo.

Posicionamento e vantagens
Para a construção da marca no Brasil, a empresa desenvolveu mudanças na linguagem, na distribuição e principalmente no PDV. "Nunca venderemos um Vaio comunicando a especificação ou o preço porque será sempre mais caro que os outros", aponta o gerente de produto Vaio. De acordo com o executivo, a comunicação com o consumidor ressalta beleza, estilo, ousadia, cores, personalização, luxo e alta qualidade.

A preocupação com o posicionamento dos produtos é baseada na de uma jóia para a Vaio, tanto no Brasil como no resto do mundo. "Esta é a maneira de vender Vaio e é assim que a marca cresce 400% ao ano", compara Araújo.

Entre as vantagens da Vaio em relação a marcas concorrentes é o design. Esta é uma diferenciação perto das outras para Araújo. "As marcas do mercado tem o mesmo design e tamanho de tela. A Vaio entrega soluções diferentes e o consumidor não fica em dúvida para escolher nossos produtos. Oferecemos configurações e design diferentes para clientes também diferentes", salienta.

Como estratégia principal de comunicação no Brasil, a marca investe em ponto-de-venda, que possui mais importância do que preço, comunicação e distribuição. Além do PDV, Gustavo Araújo ressalta a realização de eventos AAA para gerar experiência com o consumidor que gasta cerce de 10 mil em um notebook.

O evento acontece hoje e amanhã em São Paulo no hotel Blue Tree Towers Morumbi é patrocinado pela Accentiv´, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2.

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