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IV Seminário Marketing 360º: Nextel celebra crescimento com novo posicionamento

Novo posicionamento proporcionou crescimento de 33% já nos primeiros meses.

Por | 15/10/2008

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IV Seminário Marketing 360º: Nextel celebra crescimento com novo posicionamento

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

A Nextel continuou com o ciclo de palestras do IV Seminário Marketing 360º na parte da tarde dissecando o recente reposicionamento da marca, lançado no início do ano. Deixando um pouco o foco no público profissional e buscando agregar aspectos emocionais à marca, a Nextel conseguiu um aumento de 33% no faturamento de vendas já no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

A Nextel sentiu a necessidade de reposicionar a estratégia de comunicação da marca quando viu que a atual já não tinha mais força para segurar o crescimento de 40% anual que a empresa vinha tendo. Resultado que a empresa queria repetir para os próximos cinco anos.

Objetivo é atrair os consumidores mais rentáveis
Sem a pretensão de tornar-se líder de mercado, a Nextel focou em buscar os melhores clientes, ou seja, aqueles que gerassem maior receita. Para isso, investiu na qualidade de bens e serviços e na satisfação não apenas de consumidores, mas também da marca.

A idéia foi investir no conceito de redes sociais de comunicação, onde o produto passaria a ser trabalhado como objeto de inclusão em um determinado grupo. O aspecto emocional buscava agora tratar o cliente como um todo, não focando mais apenas no lado profissional. Criava-se aí o conceito de "Clube Nextel".

"A possibilidade de falar com outros clientes Nextel gratuitamente por tempo ilimitado já era uma ferramenta que proporcionava esse sentimento. Percebendo isso, buscamos refletir isso no nosso Marketing, ao invés de focar em aspectos profissionais como qualidade de serviços e economia", explica Fabio Toledo, Gerente de Marketing da Nextel.

Relacionamento com formadores de opinião para gerar exposição
Com esse objetivo, a marca procurou envolver tanto os colaboradores, como os revendedores autorizados e vendedores da marca, como quando apresentou em primeira mão o novo conceito em um evento interno. Outra tática foi envolver formadores de opiniões, tanto na publicidade como em ações de relacionamento, gerando repercussão na mídia.

Para reforçar o novo posicionamento, a Nextel procurou agregar também todas as suas ações de patrocínio e responsabilidade social sobre o mesmo conceito de integração. Para isso, criou ações de relacionamento com consumidores em corridas da Stock Car e passou a auxiliar a entrada de jovens no mercado de trabalho através do Instituto Nextel, entidade criada pela empresa para ações de cunho sócio-ambientais.

Atualmente, a marca busca atingir bons resultados também no Nordeste, onde acaba de ingressar, começando por Salvador. "Nesse mercado, apesar de voltar a tratar de assuntos como qualidade e economia, por se tratar de uma marca nova e desconhecida na região, não foi esquecido o aspecto emocional que passamos a utilizar em nossa comunicação", explica Toledo.

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