Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

NetMovies: modelo inovador reinventa serviço de locadoras de filmes no Brasil

Locadora virtual oferece mais de 12 mil títulos entre filmes e séries em casa através de serviço sem multas por atraso e já planeja comercializar download este ano.

Por | 26/09/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

NetMovies: modelo inovador reinventa serviço de locadoras de filmes no Brasil

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Quando o clima está chuvoso e o fim de semana se aproxima parece que todas as pessoas pensam em alugar filmes e ficar em casa debaixo do edredom. Mas como fazer para ir até a locadora se você já está coberto até o pescoço? Há cerca de três anos o consumidor teria que sair de casa para buscar seu filme e lá se vai o aconchego da cama ou do sofá.

Desde 2006, quando entrou no mercado com força, a NetMovies está revolucionando o serviço de locadoras no Brasil depois de lançar o primeiro portal de filmes no país. Baseado em um modelo já existente nos Estados Unidos, a empresa entrega e busca os filmes sem limites de títulos, prazo para devolução, multas e nem fretes. Basta o consumidor escolher entre os diversos pacotes para ter acesso aos 12 mil títulos catalogados.

Com 500 mil locações só no ano passado, a empresa hoje pertence a uma holding e este ano desenvolveu pela primeira vez uma campanha de Marketing que está sendo veiculada na TV por assinatura, no rádio e em peças impressas. A empresa não quer apenas roubar a cena das locadoras, mas também fazer a sua estréia no mercado de download na internet.

Adaptação e boca-a-boca
A Netmovies se baseia no modelo da Netflix - empresa americana - porém, com aprimoramento do serviço de entrega. "Nos Estados Unidos a entrega é feita entre dois e quatro dias, aqui entregamos o filme um dia após o pedido", diz Daniel Topel, CEO e sócio da NetMovies em entrevista ao Mundo do Marketing.

De acordo com Topel, a NetMovies começou a operar no Brasil em fevereiro de 2006, quando foi lançado o site junto com materiais impressos de divulgação. A empresa está presente no estado de São Paulo e nas capitais do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Baixada Santista e Campinas.

Desde que implantou o projeto a companhia mantém uma característica comum às empresas norte-americanas que é investir no boca-a-boca. "É com o boca-a-boca que a pessoa indica um site para os amigos. Acreditamos que os usuários gostam de falar sobre coisas diferentes", conta.

Filme pelo celular e mídia de massa
A elaboração dos pacotes para aluguel de filmes foi baseado no comportamento do consumidor que, após uma avaliação da NetMovies, percebeu-se que existem dois extremos neste comportamento. "Um dos perfis gosta de alugar filmes todos os dias, mas têm outros que preferem ver cinco filmes por mês", explica o CEO da empresa.

Para se adaptar ao ambiente em que seus usuários "vivem", a locadora virtual apostou no serviço de locação através do celular também. "A inovação não é no produto e nem no serviço, mas sim no modelo de negócio", analisa Miguel Feyo, professor de marketing de pós-graduação e MBA da ESPM.

O NetMovies Mobile permite que os usuários agendem a troca de filmes e também incluir outros títulos no seu pedido. "O último resultado aponta que a NetMovies obteve 4% dos acessos aos seus serviços via mobile", afirma Daniel Topel.

Este ano a NetMovies lança a primeira campanha nas mídias de massa. Baseado em humor, a empresa está com peças criadas para a TV a cabo, jornais e revistas, rádio e também para a internet. "A idéia é mostrar a frustração comum que acontece quando não achamos os filmes desejados nas locadoras. Mas tudo baseado no bom humor", explica.

Investimento, concorrência e download
Percebendo a relevância do serviço oferecido pela NetMovies, a holding Ideiasnet inseriu a empresa em seu guarda-chuva, o que deu mais confiança e estabilidade para investir no negócio. "A Idéiasnet entrou com capital e hoje atuamos juntos na gestão da empresa, através de planejamento estratégico e com a experiência de alguns executivos da holding", diz Topel.

Para o futuro, Daniel Topel adianta que a NetMovies pretende se desvincular da imagem de uma empresa que aluga DVDs e passar a atuar no mercado de filmes. "Pretendemos trabalhar com download legalizado de vídeos, que será pago pelo consumidor. Pretendemos lançar este serviço ainda este ano no Brasil e na América do Sul", conta.

Sempre acompanhando a inovação, a concorrência ainda não surgiu no caminho da NetMovies, mas de acordo com Miguel Feyo, já é preciso construir barreiras de entrada para elas. "Disponibilidade de títulos, exclusividades e parceiras com distribuidoras, qualidade do serviço, pontualidade na entrega e uma boa logística são fatores que dificultam a expansão de concorrentes", avalia.
 
Falar de download sem citar a pirataria é como ver um filme de ação sem a história do bandido e, de acordo com Topel, o final feliz dos mocinhos está garantido. "A pirataria atrapalha, porém nossos preços são bons e ainda entregamos em casa. Sai mais barato do que a pirataria, sem falar da qualidade", completa.





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss