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Rio Festa: portal de entretenimento vira grande negócio

Depois de lançar o site, Grupo Boa Diversão desenvolve projetos para eventos e já pensa em abrangência nacional

Por | 10/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Rio Festa: portal de entretenimento vira grande negócio

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br

Há quase dez anos o público jovem carioca ganhou uma referência na busca pelas melhores festas da cidade. O site Rio Festa começou a ganhar reconhecimento com as famosas fotografias tiradas durante a noitada dos jovens, às vezes indesejadas principalmente por pessoas comprometidas, mas adoradas por aqueles adeptos do voyeurismo.

Com um baixo investimento inicial resultado de uma estratégia caseira de Bruno Abreu Amado e Allan Sant'Anna, o Rio Festa recebeu seu primeiro investimento financeiro graças à sensibilidade dos pais dos sócios. Hoje com cerca de trinta funcionários diretos e indiretos, o que começou com um site de festas já vislumbra o seu próprio espaço para eventos.

O espírito empreendedor dos responsáveis pelo Rio Festa gerou o desdobramento de outros negócios. Hoje, o Grupo Boa Diversão faz planos de abrangência nacional para divulgar os eventos noturnos das principais capitais brasileiras, além de vender os ingressos pela Internet ou através dos pontos-de-venda.


Os sócios: Bernardo Coutinho, Sergio Cinelli, Allan Sant'Anna e Bruno Abreu Amado

Permuta gera conteúdo e melhorias
Assim como quem chega cedo em festas de aniversário, o Rio Festa começou a atuar de forma cautelosa, bem diferente da atual. De início o site realizava trabalhos de permuta e foi desta forma que Bernardo Coutinho e o Rio Festa se conheceram melhor. Coutinho atualizava o site em troca de ingressos para os eventos apoiados pelo Rio Festa até que a relação entre eles começou a ficar mais séria.

Depois de assumir o conteúdo do site, Bernardo Coutinho foi responsável pela significativa melhora no serviço oferecido pelo site e o público percebeu isto rapidamente. "O que ainda faz muito sucesso e que as pessoas adoram são as notícias diárias do site", conta Allan Sant'Anna, Diretor Comercial.

Há cerca de dez anos, a notícia diária era uma das principais novidades no setor de festas na web. Além desta inovação, o Rio Festa foi pioneiro no sistema de fotos instantâneas nos eventos noturnos da cidade. Com o sucesso do sistema veio também o ônus. É comum a empresa receber ligações de usuários na segunda-feira pedindo para retirar sua foto do site devido a problemas com as namoradas. "Tiramos as fotos na mesma hora. Sem problemas", afirma Allan Sant'Anna.

Central sustentável
Além de talento para o negócio, os sócios do Grupo Boa Diversão tiveram a ajuda da sorte no começo. Talvez pelo fascínio e os prazeres que a noite oferece, o Rio Festa ganhou um sócio estrangeiro que passeava pelo Rio de Janeiro na época. "O cara era milionário, estava empolgado, saía com a gente e falou que queria ser sócio", diz Bruno Abreu Amado, Diretor de Ti do Grupo.

A passagem do empresário pela sociedade não pode ser considerada apenas como uma paquera para o Rio Festa. O executivo deixou sua marca quando comprou uma central telefônica para a empresa, mas depois mostrou suas verdadeiras intenções com o negócio. "Depois que a Central chegou na empresa ele sumiu. Com ela a gente pôde fazer telemarketing para vender carteirinhas do Rio Festa", explica Amado em entrevista ao Mundo do Marketing.

A carteirinha dava descontos para os usuários em troca de uma mensalidade de aproximadamente R$ 30,00. O valor gerado para a empresa era usado para pagar a conta do telefone e assim o Rio Festa dançava conforme a música, até assumir o lugar de DJ.

A primeira festa a gente nunca esquece
Com um ano de vida era hora de comemorar. Adivinha o que o Rio Festa fez para celebrar o primeiro aniversário do site? Sim, uma mega festa. Segundo Bernardo Coutinho, Diretor Financeiro do Grupo Boa Diversão, a partir daquele momento a empresa começou a faturar realmente. "Desde então os donos ou gerentes de boates começaram a nos oferecer 10% do faturamento da casa em troca de divulgação no Rio Festa", aponta Coutinho.

Mesmo com o horizonte repleto de expectativas positivas para o negócio, esta fase foi marcada pelo número de calotes que o site recebeu. Com base na confiança e com pouca experiência em negociações, o Rio Festa gerava um grande público para as festas, mas elas não ofereciam o retorno e nem a renda referente ao combinado. "Os donos de boate falavam que o faturamento era X, mas na verdade era 4X. Até empresários conhecidos na noite já deram calote na gente", revela Allan Sant'Anna.

Desde então, os executivos do Grupo Boa Diversão passaram a tomar mais cuidado com os acordos. Com maior experiência no trato com os negócios, a empresa começou a faturar com anúncios e campanhas na Internet. Da permuta, a negociação passou a ser feita em valores modestos e hoje para veicular um banner no Rio Festa não custa menos de R$ 2 mil. "Isto aconteceu porque criamos muito acesso e temos credibilidade", avalia Sant'Anna.

Desde o começo a estratégia de Marketing do Rio Festa é direcionado aos flyers dos eventos. Todas as baladas divulgadas pelo site têm a marca da empresa nas filipetas. "Nos eventos que divulgamos tinham banners do Rio Festa e anúncios no rádio que diziam para acessar o site", lembra Coutinho em entrevista ao site.

A procura pelo Ingresso Certo
Devido ao grande interesse dos usuários pelos ingressos das festas e informações sobre os eventos, o Grupo percebeu a necessidade de suprir esta demanda. "Pensamos na possibilidade de vender o ingresso, só que a gente tinha que desenvolver o sistema, que é caro", explica Bernardo Coutinho.

Foi então que Bruno Amado, Diretor de Ti, começou a desenvolver um sistema baseado nos que já havia no mercado. Não demorou muito para a marca Ingresso Certo tocar no ouvido dos produtores de eventos. Durante o processo de implantação, o Grupo percebeu que os produtores não acreditavam na ferramenta. Até que entrou em cena o jogo de cintura que ajudou a popularizar o novo produto. "O Allan (Diretor comercial do Grupo) falava para o produtor que ia dar um desconto na mídia do site caso ele fizesse as vendas de ingresso pelo Ingresso Certo", diz Coutinho.

Na medida em que as vendas aumentavam, o Ingresso Certo ganhava terreno e já caminhava confiante para a pista de dança. "Hoje em dia o Ingresso Certo representa 10% ou até mais nas vendas de ingressos de um evento e é essencial para o produtor que haja a venda on-line", aponta o Diretor Comercial do Grupo Boa Diversão, que ressalta a importância do Rio Festa para a venda do Ingresso Certo.

Com cerca de 500 mil page views por mês e 40 mil pessoas cadastradas, o Ingresso Certo é procurado hoje pelos produtores. "A audiência do Ingresso Certo é maior do que muitos concorrentes do Rio Festa. Hoje o usuário entra direto no Ingresso Certo e nem passa mais pelo Rio Festa", conta Sant'Anna.

Ingresso na mão
O passo seguinte do Grupo Boa Diversão não demorou muito tempo para acontecer. "Vimos que era a hora de começar a vender o ingresso fisicamente apesar dos dois anos de vendas on-line e do futuro estar atrelado ao meio on-line", afirma Bruno Amado. Porém, para chegar ao futuro, é preciso percorrer o caminho do presente.

Com o investimento de outras empresas do setor em ingressos instantâneos que saiam de máquinas como as de cartão de crédito, o Grupo Boa Diversão percebeu que perdia espaço, já que a concorrência estava vendendo algo a mais. "Fomos obrigados a partir para a venda de ingresso para não jogar fora todo o trabalho de dois anos do Ingresso Certo", ressalta Amado em entrevista ao site.

Esta ferramenta de vendas permite aos produtores controlar em tempo real o estoque e as vendas em qualquer ponto-de-venda, obter informações sobre lotes, cargas de ingressos, entre outras possibilidades. Após estudos sobre a melhor forma de implantar o sistema, o Grupo Boa Diversão colheu os frutos de um bom relacionamento no mercado. "O nosso sistema é mais aperfeiçoado. Com nove anos no mercado nos tornamos amigos dos produtores e percebíamos que as empresas não estavam atendendo bem", conta o Diretor de Ti do Grupo.

Novos projetos
Engana-se quem acha que eles pararam por aí. Sob o guarda-chuva do Grupo Boa Diversão, os sócios estão lançando um bar que será responsável pela materialização do projeto virtual. "Este bar é a ruptura do real com o virtual", acredita Allan Sant'Anna. Localizado no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, o bar está em desenvolvimento e será um complemento para o Rio Festa. "Poderemos fazer telemarketing de acordo com os aniversários dos usuários cadastrados", completa o executivo.

O próximo passo do Grupo é levar o conceito que faz sucesso no Rio de Janeiro para todo o Brasil. Dentro de aproximadamente dois anos, a idéia é aplicar o modelo do Rio Festa em estados diferentes sob o nome Boa Diversão. "Assim teríamos o Boa Diversão São Paulo, Minas Gerais, entre outros", informa Sant'Anna. Mas, no caso do Rio de Janeiro, a marca Rio Festa seria mantida devido ao reconhecimento do público com a marca.

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