Land Rover faz 60 anos com tudo em cima | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

Land Rover faz 60 anos com tudo em cima

Mesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do mundo e vendida à Tata Motors, a empresa comemora recorde de vendas no mundo e a liderança no Brasil

Por | 12/05/2008

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Land Rover completa 60 anos com tudo em cima

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

As fotos ao lado são de cenas do filme A Rainha. Nelas, sua majestade Elizabeth II dirige o próprio Land Rover. São imagens capazes de sintetizar todo o universo desta marca, que inspira luxo e aventura em todos os lugares do mundo. Em suas horas de lazer, a rainha partia para caçar ao volante do 4x4, enfrentava estradas tortuosas e em Londres desfilava seu glamour.

Entre as marcas mais desejadas pelos amantes de carros, a Land Rover está completando 60 anos e comemora a sua melhor fase. Bateu recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil veículos comercializados, e conquistou a liderança no Brasil, deixando para trás nomes como Mercedes e BMW, respectivamente 10ª e 13ª marcas mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand.

Mesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, a Land Rover tem um lugar de destaque no Marketing. "Temos uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor. Vendemos espírito de aventura. A Land Rover realmente tem isso, não é algo fabricado nem uma imagem artificial. É uma marca que tem história", afirma Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil.

Para o especialista em marcas de luxo Carlos Ferreirinha, a eficiência da gestão e do posicionamento da marca é determinante para a liderança em sua categoria. "A marca Land Rover combina muito bem design arrojado e estilo com história e tradição, características e atributos indispensáveis na gestão de produtos e serviços do Luxo", aponta o Presidente da MCF Consultoria. 

Mix de Marketing
A biografia destes carros passa, além das mãos da Rainha Elizabeth II, pela BMW e pela Ford. A montadora alemã adquiriu a marca do Grupo Rover em 1994 e seis anos depois vendeu para a Ford. Em março deste ano, o grupo indiano Tata Motors comprou a Land Rover junto com a Jaguar por US$ 2,3 bilhões. Mesmo deixando o seu berço, o crescimento da marca está garantido. "Há um compromisso dos novos controladores de manter o plano de investimento. Eles já aprovaram os nossos planos para os próximos 10 anos", conta Tambor em entrevista ao Mundo do Marketing.

Entre os planos está a intensificação das ações de Marketing de Experiência, mesmo com limitação de verbas por se tratar de um segmento ultra-segmentado. "Procuramos meios de se comunicar com o cliente de forma mais eficiente possível. Uma das áreas mais importantes para nós é o Marketing de Experiência, mesmo que seja um simples test-drive", explica o Diretor de Marketing.

Entre as maiores ações da marca está o Land Rover Experience. Em três edições realizadas no autódromo de Interlagos, o evento já colocou 750 pessoas ao volante de um carro da marca. "É um evento que pode parecer inusitado, mas não é porque mostra o lado da performance. Procuramos manter o principal valor da marca, que é a aventura, mas que foi incorporando tecnologia, conforto, sofisticação e performance", ressalta Luiz Tambor.

Crescimento acelerado
A marca também aposta alto em ações de relacionamento para atrair novos clientes. Enquanto não volta com todas as forças com o programa de relacionamento Clube Land Rover, a montadora distribui convites para levar entretenimento aos seus clientes. A meta é levar o consumidor, a bordo de seu Land Rover, claro, a momentos agradáveis.

Ao mesmo tempo, o investimento em concessionárias faz parte do foco da empresa. O objetivo é incentivar o distribuidor a promover experiência no ponto-de-venda, às vezes o primeiro ponto de contato com a marca. Até o fim do ano, a Land Rover terá 35 pontos-de-venda no Brasil, onde está há 17 anos. Com um crescimento de 40% de 2005 para 2006 e de 58% de 2006 para 2007, este ano a marca de luxo espera chegar a mais 40% de expansão.

Para isso, continuará buscando consolidar a imagem no país mesmo depois do escândalo do Mensalão que envolveu a marca, sem qualquer relação direta da empresa, diga-se. Para Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil, a missão é trabalhar para que os clientes não deixem de ter o espírito de aventura. "Não vendemos um automóvel, vendemos um estilo de vida", diz ao site. "O apelo da marca é muito preciso perante o consumidor final", emenda Carlos Ferreirinha.

Atualizada em 13/5/8

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss