Editoria

Publicidade
Publicidade
Marca

Como a vhsys tangibilizou seu Propósito em meio à pandemia

Empresa de soluções para pequenos empreendimentos desenvolveu uma série de ações para tornar real o conceito desenvolvido em seu projeto de Branding

Por Redação - 01/12/2020

Propósito é um termo muito presente no vocabulário do profissional de Marketing, mas que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais destaque, sobretudo no contexto da pandemia. Mais do que uma frase de efeito, Propósito é a tangibilização da sua proposta de valor no dia a dia do cliente, seja qual for o ponto de contato adotado no momento de conexão entre marca e consumidor. 

Decidida a mudar a forma se relacionar com seu público-alvo - pequenos e médios empreendedores - a vhsys embarcou em um projeto para aumentar o valor percebido de sua marca junto aos clientes e de fato entender qual era o seu papel na vida daqueles atendidos por suas soluções comerciais. Após um mergulho em sua própria estrutura - gerência, colaboradores, parceiros e clientes - a empresa chegou ao mote “nosso Propósito é dar tempo para o pequeno empreendedor ser feliz e ser quem ele quiser”, calcado em um mix de soluções para gestão comercial com o objetivo de facilitar a vida desses donos de pequenos negócios.

O projeto, iniciado no segundo semestre de 2019 ganhou vida na virada para 2020, com uma releitura da Comunicação Visual, treinamento para adequar não só a linguagem dos colaboradores mas também reforçar outras características do produto além do preço, que contou com uma revisão em sua estratégia competitiva, não sem antes ter seu impacto financeiro analisado. Finalizada, a nova campanha iria para a rua com o slogan “Conecte-se ao que importa”, valorizando as conexões emocionais. Foi então, quando em março de 2020, o mundo virou de cabeça para baixo com a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil.

A nuvem de palavras-chaves para o processo de construção do Branding da vhsys.

Robson Salgado, Coordenador de Branding da vhsys e responsável pelo projetoSer parceiro durante a pandemia

“Tínhamos desenvolvido uma campanha com várias imagens de pessoas criando conexões físicas, como abraços ou proximidade física, que não dialogava em nada com o novo cenário imposto a todos nós: o isolamento social. Mantivemos o slogan, mas desenvolvemos outro approaching, valorizando os negócios locais como forma de incentivar o apoio a esses empreendimentos afetados diretamente pelo fechamento do comércio para conter o avanço da pandemia no começo do ano”, explica Robson Salgado (foto), Coordenador de Branding da vhsys e responsável pelo projeto.

Contudo, ainda restava uma série de ações a serem realizadas para ativar essa base vulnerável aos efeitos da pandemia. Firmes ao que foi delineado como Propósito, a empresa começou a liberar para seus clientes funções da plataforma que antes eram pagas, mas em virtude do cenário e da Transformação Digital, se tornaram necessárias para manter os negócios vivos, ainda que no ambiente digital. 

Entre os benefícios que os clientes da vhsys receberam nos períodos mais severos da quarentena foram acesso gratuito a aplicativos de loja virtual, disparo de SMS e E-mail Marketing e integrações com marketplaces, como forma de viabilizar a manutenção dos pequenos negócios online. Ainda dentro do conceito de marketplaces, a própria vhsys desenvolveu o site Juntos e Conectados para que seus clientes pudessem ter uma plataforma online de vendas, utilizando a força da marca como alavanca para o pequeno empreendimento.

“Um dos aprendizados ao ouvir os nossos clientes foi de que o micro e pequeno empresário não tem muito conhecimento para lidar com as práticas de Marketing Digital voltadas para seu próprio negócio, por falta de tempo ou investimento. Eles estão mais familiarizados com ferramentas para uso pessoal do que para vendas. Partindo desse achado, desenvolvemos um projeto com nosso parceiro Redhoook School em que os alunos da instituição desenvolviam planejamentos e cases para negócios reais de nossa base de usuários, conectando a prática com o mercado” conta o coordenador de Branding da vhsys.

Processo contínuo de escuta

Ouvir o cliente foi fundamental para que o projeto da vhsys desse certo, sobretudo em um ano imprevisível como 2020. Com muitas idas e vindas do comércio, a empresa precisou ser ágil e assertiva, para tomar as decisões certas e ser fiel ao seu Propósito e Planejamento Estratégico. Mais do que uma mudança estética, o projeto de renovação de Branding da vhsys teve como foco mudar uma cultura empresarial e entregar sucesso no relacionamento com o cliente e no balanço da empresa, que espera encerrar este ano com um crescimento de 40%.

A escuta do cliente está envolta até nos próximos planos da vhsys, que planeja implantar nova funcionalidades e mudanças a partir do feedback de seus clientes. Dessa forma, a plataforma de gestão de comercial planeja se aproximar ainda mais desse pequeno e médio empreendedor, otimizar sua rotina e ainda crescer neste mercado, que tem cada vez players mais parecidos.  

“Resiliência foi a palavra-chave de 2020. Quando você tem certeza sobre seu Propósito e toda equipe abraça ele, você começa a colher os frutos com o tempo. Nem sempre o retorno será imediato, mas quando bem planejado, calculando inclusive o impacto financeiro das decisões envolvidas, você tem mais chances de diferenciar neste mercado”, finaliza o Coordenador de Branding da vhsys.