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Em novo posicionamento, Elemidia quer ampliar diálogo

Com nova assinatura “Toda Conversa é possível”, marca planeja alinhar comunicação com o mercado e o consumidor, além de criar proximidade com as áreas criativas dos clientes

Por | 09/10/2019

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Iniciar conversas tem sido a razão de ser da Elemidia em cada uma das mais de 20 mil telas da empresa espalhadas pelo país. Após experimentar um crescimento em faturamento  e em capilaridade nos últimos três anos, a Elemidia decide se reposicionar para mostrar ao mercado que mais do que telas e mensagens, a empresa cria conexões com os consumidores. Como diz agora a nova assinatura da empresa, "Toda conversa é possível".

O projeto foi construído em parceria com a Agência Ana Couto com o desafio de construir uma rede de relacionamento com a área criativa das agências e clientes, além de manter o direcionamento do foco em resultados. As iniciativas têm o objetivo de mostrar ao mercado que com a Elemidia, o cliente tem inúmeras possibilidades a partir da  infraestrutura tecnológica da companhia somada à mentalidade "data-driven" que guia o pensamento estratégico da empresa.

A partir de metodologia própria da Ana Couto, foram elencadas três grandes frentes de atuação para a construção da plataforma de marca. Essas frentes dão resposta a três perguntas fundamentais para a construção da narrativa a ser escrita: o que a marca é, o que ela faz e o que ela fala.

Cada um desses questionamentos é direcionado a uma área estratégica dentro do negócio da Elemidia. Quanto ao que a Elemidia é, relaciona-se ao core business da companhia digital, enquanto o que ela faz pode ser entendido como as experiências  que ela proporciona. Já o que a marca "diz" corresponde ao tom e discurso que a empresa usa para se relacionar com seus stakeholders.

"O Branding não é identidade visual apenas. Ele é a soma de marca (personalidade) mais plataforma e o negócio (entrega). Neste projeto, trabalhamos para que a mensagem seja relevante (a experiência) e a comunicação assertiva", esclarece Fernanda Galluzi, Sócia-Diretora Executiva da Ana Couto.

Projeto colaborativo e interdisciplinar

Algo que chama atenção neste projeto é a forma como ele foi conduzido. Foram criados comitês interdisciplinares que contaram com a participação de diversos setores relevantes para o reposicionamento. A ideia de construir em conjunto é também levar um pouco da cultura Elemidia de colaboração para dentro do próprio plano de reposicionamento.

Entre as conversas desse comitê, surgiu o insight de que hoje as pessoas precisam de mais diálogos com mensagens úteis relevantes - um dos principais fatores de diferenciação da Elemidia no mercado. A partir desse pensamento, foram desenvolvidos os ecos da marca em seu universo semântico e visual.

"A história de uma marca na Elemidia nunca termina aqui. Ela começa na Elemidia e segue adiante ao longo das 25 milhões de conversas iniciadas semanalmente em nossa plataforma a partir dos nossos pontos de contatos espalhados pelo país. Isso é parte do nosso DNA e era algo que desejávamos trazer para esse projeto. A ideia é organizar esse diálogo. Nosso propósito aqui foi alinhar essa comunicação" explica Lúcio Schneider, Diretor de Marketing da Elemidia.

Alcance massivo, porém altamente segmentado

Após a construção desse alinhamento, a Elemidia pretende mostrar ao mercado seu potencial "massivo segmentado", o que significa um grande potencial de alcance para mensagens altamente customizadas e orientadas por dados. Um exemplo interessante dessa orientação é a divisão de produtos para atender edifícios residenciais, um dos grandes responsáveis pelo crescimento da empresa nos últimos anos.

A partir da alta capacidade de segmentação, as telas da Elemidia podem exibir mensagens de acordo com critérios geográficos e socioeconômicos adequados para a localidade ou meio. Há ainda a possibilidade de ações real-time que permitam que o consumidor seja impactado por conteúdo útil no momento adequado, tornando a mensagem veiculada por uma marca altamente relevante para o leitor. Uma ação que ilustra essa capacidade foi uma campanha da Heineken que além de exibir a publicidade da marca, trazia em tempo real o resultado dos jogos da UEFA Champions League, competição esportiva patrocinada pela cervejaria holandesa.

"Queremos chegar mais longe, integrar o conteúdo e empregar a proximidade que o canal digital proporciona. Toda nossa rede é digital e com isso a gente se torna um gerador de demanda. O cliente percebe uma nova informação e parte para a jornada mobile. Daqui para frente, vamos trazer outros formatos de mídia similares aos do Facebook e YouTube para estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor e trazer soluções que deem agilidade e resultados para clientes" aponta o Diretor de Marketing da Elemidia.

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