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Como ganhar R$ 10 milhões ao ano vendendo flores

Flores Online mostra como se transformou num case do comércio eletrônico brasileiro

Por | 05/02/2007

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Como ganhar R$ 10 milhões ao ano vendendo flores

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

O alcance da internet aparentemente não combina com um ato de proximidade tão grande como dar flores. Isso, no entanto, não impediu que a família Casarini investisse neste mercado e transformasse seu negócio num dos maiores cases do e-commerce no Brasil. O marketing é tido como essencial e características como diversificação e qualidade foram e são os diferenciais para o sucesso do Flores Online.

Tudo começou com a iniciativa de Fátima Casarini. A designer de flores montava e vendia arranjos em casa e atendia seus clientes pelo telefone. O desafio de montar uma floricultura exclusivamente on-line cresceu e se solidificou à medida que o varejo na internet também ganhou espaço. Só em 2006 a empresa atingiu a meta de R$10 milhões antes do fim do ano.

"A experiência de comprar flores pela internet é diferente", conta Thaís Guimarães (foto), Superintendente de Marketing do Flores Online, quando comenta as razões do sucesso do empreendimento. Investir na qualidade dos produtos, dos fornecedores e na diversificação do portfólio são os segredos.

Diferenciais
Fazer entregas para o todo o Brasil em no máximo dois dias é um desafio por si só. Entretanto, para manter a qualidade e os fornecedores exclusivos, como Anna Pegova e Havanna, foi necessário centralizar a produção em São Paulo. Todas as encomendas saem do mesmo galpão na capital paulista. A tarefa seria ainda mais difícil se não houvesse parcerias com empresas como Correios e Direct Log. "Deste modo, os consumidores podem mandar flores com qualidade e exclusividade", garante Thaís em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outros parceiros de peso na divulgação dos serviços de Flores Online são Americanas.com, Submarino e Pão de Açúcar Delivery. Como os serviços são oferecidos apenas na loja virtual, o mix de marketing se concentra na web, mas também há campanhas em mídia impressa e outdoors. "A comunicação on-line nos dá mais resultados", esclarece Thaís.

Nem só de flores vive o site. Outro ponto de destaque no case de Flores Online é a diversificação dos produtos. No Natal de 2006, o mix da loja incluía 500 opções de arranjos que poderiam ser ainda combinados com outros produtos. Dentre eles estão livros, perfumes, doces, bebidas, além de serviços pioneiros como o de envio de fotografias.

O perfil dos consumidores também é heterogêneo: homens e mulheres (50/50) das classes A e B ou mesmo empresas que presenteiam em aniversários e datas especiais. O resultado não poderia ser diferente: a empresa foi premiada pela consultoria E-Bit com a medalha de diamante e eleita a melhor do segmento durante três anos seguidos.

Acesse
www.floresonline.com.br

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