Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

Aos 62 anos, Dadinho amplia a família com a chegada de novos produtos

Marca sexagenária ganha versão creme de amendoim, biscoito wafer e bombom wafer com chocolate e foca no resgate da memória afetiva para conquistar o consumidor

Por | 08/04/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Anderson Siqueira, Diretor de Marketing da Doce SaborSeis décadas se passaram até que Dadinho ganhasse uma família para chamar de sua. A marca da bala quadradinha que fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990 e que até hoje se mantém viva na memória de muitas gerações, conta agora com novos integrantes: creme de amendoim, biscoito wafer em dois tamanhos e bombom wafer coberto com chocolate. Para celebrar a chegada dos novos membros, o patriarca da família teve sua identidade visual revitalizada.

Com a ampliação do mix, a Doce Sabor, detentora da marca, espera ganhar ainda mais espaço no mercado e dar mais fôlego para o produto criado em 1954 para homenagear o quarto centenário da cidade de São Paulo. Com a recente inciativa, a companhia reforça que apesar de sexagenária, mantém-se moderna e está ligada às novas tendências de consumo, uma vez que o creme de amendoim está ganhando a mesa dos brasileiros. A variação chega para brigar por um espaço que já conta com versões cremosas de outros produtos consagrados, como Hershey´s, Ovomaltine, Paçoquita e Nutella.

Os produtos levaram um ano para serem desenvolvidos e todos têm uma característica que se tornou o diferencial da bala ao longo de sua trajetória. "Todos trazem o conceito da maciez de Dadinho. O creme, por exemplo, tem uma textura que lembra a bala, sendo diferente de outros cremosos que estão no mercado. Investimos no equipamento de refino da massa para chegar no ponto ideal. Também encontramos essa mesma característica no biscoito, que incorpora a suavidade característica à crocância do wafer", explica Anderson Siqueira, Diretor de Marketing da Doce Sabor, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Dadinho CremosoMarca aposta na nostalgia
Para comunicar a novidade, a marca está apostando no resgate da tradição e, principalmente, na nostalgia como conceito. "Depois de muito namoro, você precisa conhecer a família". Para o lançamento, os itens ganharam cenário retrô, com todos os membros reunidos em uma sala de estar decorada ao estilo anos 1980. O chefe da casa, Dadinho, aparece orgulhosamente sentado em uma poltrona de couro como se estivesse apresentando seus descendentes.

Um slogan foi criado para cada membro da família. O principal deles é apresentado como "No mundo dos doces, Dadinho dá autógrafos". "Alegria a qualquer hora" ficou para o biscoito wafer de 26 gramas e a versão de 130 g recebe o título de "Crocantééérrimo e com muiiiito recheio". O bombom wafer coberto de chocolate no tamanho com nove gramas vem com a frase: "É um atrás do outro". Já o pote da versão cremosa ganhou a assinatura "Incomparável e já nasceu com história". A campanha foi desenvolvida pelo Grupo Faz, que há 15 anos cuida da comunicação da marca. 

Os novos produtos começaram a chegar nos pontos de venda no fim de março e a distribuição ainda é um desafio para a fabricante do interior paulista. Incialmente, as entregas serão feitas em todas as regiões de São Paulo, estado de origem do produto, mas a expectativa é que todo o país seja abastecido em breve, o que começa a ser facilitado pela oferta em e-commerces. A presença da versão cremosa nas prateleiras, no entanto, chamou a atenção dos internautas e antecipou a estratégia elaborada para o lançamento. "Fomos surpreendidos com o melhor Marketing possível, que é o boca a boca e a validação do consumidor antes mesmo da nossa comunicação oficial", comemora do Diretor de Marketing.

Dadinho FacebookEstratégia de Marketing
A campanha de lançamento desta nova fase de Dadinho está focada em ações nas redes sociais, principalmente, no Instagram e no Facebook, onde marca mantém um diálogo jovial com seus seguidores, que já ultrapassam 150 mil. "Também faremos ativações nos pontos de venda, oferecendo degustação para que o consumidor experimente todas a novidades. Apesar de todo frisson, sabemos que é na hora da compra que a decisão é tomada", comenta Siqueira.

Apesar de reforçar a ideia de tradição e nostalgia, a marca quer estar perto de todos os públicos e não apenas dos jovens adultos que foram impactados pela bala ainda na infância nos anos 1980 e 1990. "O nosso público-alvo é muito amplo, pois todos se identificam com Dadinho, de crianças a adultos. Porém, as pessoas entre 30 e 40 anos carregam uma forte memória afetiva, pois da década de 80, Dadinho teve um grande investimento em comunicação, que foi descontinuado. No entanto, o produto permaneceu na mente das pessoas", explica o executivo.

A Doce Sabor não abre o valor investido com todo esse movimento, mas deixa claro que a opção por um lançamento único foi estrategicamente pensado. A introdução das novidades em etapas poderia trazer exposição contínua, mas não estaria alinhada ao propósito da marca. "A apresentação de todos os produtos de uma só vez foi pensada para reforçar a ideia de família, que está totalmente ligada à marca Dadinho, que traz conceitos de união, nostalgia e infância. Como toda família, a nossa não vai parar de crescer, já estamos desenvolvendo um novo produto, que com certeza, também será muito bem aceito pelo público", finaliza Anderson Siqueira.

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss